_
_
_
_
_

A França em busca de uma esquerda “mais realista”

Jornalista Laurent Joffrin lança um novo movimento respaldado por uma centena de personalidades para criar uma alternativa a Macron e Le Pen em 2022

O jornalista Laurent Joffrin no lançamento do movimento Les Engagé.e.s, nesta segunda-feira, em Paris.
O jornalista Laurent Joffrin no lançamento do movimento Les Engagé.e.s, nesta segunda-feira, em Paris.BERTRAND GUAY (AFP)
Silvia Ayuso
Mais informações
Head of the League party Matteo Salvini gestures as he delivers a speech on stage during a united rally with Brothers of Italy (FdI) and Forza Italia (FI) parties against the government on July 4, 2020 on Piazza del Popolo in Rome, as the country eases its lockdown aimed at curbing the spread of the COVID-19 infection, caused by the novel coronavirus. (Photo by Tiziana FABI / AFP)
O vírus deteve sua ascensão. Agora a ultradireita europeia procura sua vacina política
Paris (France).- (FILE) - Jean Castex leaves the Elysee Palace in Paris, in France, 19 May 2020 (reissued 03 July 2020). Castex has been appointed as the new French Prime Minister after the government of Edouard Philippe had resigned earlier in the day. (Francia) EFE/EPA/GONZALO FUENTES / POOL MAXPPP OUT *** Local Caption *** 56096855
Macron troca primeiro-ministro e nomeia Jean Castex, outro conservador moderado, para o Governo francês
Daniel Cohn-Bendit, en París el 8 de mayo de 2017.
Daniel Cohn-Bendit: “A ecologia é a matriz para unir a esquerda hoje”

Se nada mudar, a eleição presidencial francesa de 2022 ameaçam virar uma repetição da de 2017, quando o atual presidente, Emmanuel Macron, venceu sua rival ultradireitista Marine Le Pen num segundo turno do qual ficaram excluídos os partidos tradicionais tanto da direita, Os Republicanos, como da esquerda, especialmente o Partido Socialista (PS), que colheu os piores resultados de sua história quando vinha de governar no último quinquênio.

Três anos depois, e quando já começa a contagem regressiva para um novo ciclo eleitoral, o panorama, sobretudo na esquerda, não melhorou. O PS continua sem levantar a cabeça em nível nacional —embora as recentes eleições municipais tenham lhe dado uma pausa, ao conseguir ratificar suas principais praças, começando por Paris—, e tampouco as outras siglas de esquerda, especialmente a mais radical do França Insubmissa, de Jean-Luc Mélenchon, conseguem fisgar esse eleitorado progressista desencantado com o rumo de um Macron que, embora se apresente como “nem de direita nem de esquerda”, fez nos últimos tempos mais acenos à direita que à esquerda, que também o levou ao poder.

Essa esquerda que se sente órfã apela agora o jornalista Laurent Joffrin. Depois de deixar a direção do jornal esquerdista Libération, e junto com mais de uma centena de personalidades francesas —além de sociólogos, cientistas políticos, ativistas e cidadãos anônimos—, lançou uma iniciativa que busca “contribuir para a refundação de uma esquerda realista, reformista, mas uma esquerda também de transformação social, uma esquerda que confronta os desafios de hoje e que devolve a esperança de um mundo melhor”.

“A esquerda nunca ganhou dividida. Atualmente há uma esquerda radical e outra ecologista. Nenhuma pode ganhar sozinha”, analisa Joffrin em entrevista a vários jornais europeus após apresentar sua proposta, sobre a qual diz refletir desde o começo do ano.

O jornalista que virou político descarta por enquanto disputar um cargo eletivo e, aliás, considera “prematuro” especular sobre um nome para liderar uma futura formação política, embora o objetivo seja claramente ter uma alternativa a Macron dentro de dois anos. Para isso, defende a ideia de uma esquerda capaz de “tomar o poder”, frente ao que considera uma esquerda “que dá lições, mas não governa”. “Quem aumentou o poder dos trabalhadores? Quem conseguiu o salário mínimo? Quem legalizou o casamento homossexual? Quem criou o imposto sobre as fortunas? Quem? Não a esquerda radical. Nem tampouco a ecologista. É a outra esquerda. Com os ecologistas e talvez inclusive com um Partido Comunista, mas num marco reformista”, argumenta.

O movimento por enquanto se chama Les Engagé.e.s (as/os engajadas/os), embora seu nome definitivo, como a definição de seus estatutos e estrutura, estão ainda esteja por concretizar. Embora Joffrin defenda a ideia de que seja um movimento “cidadão”, em seu manifesto inaugural brilham algumas assinaturas, como as da escritora Mazarine Pigeon, filha de François Mitterrand, dos sociólogos Alain Touraine, Michel Wieviorka e François Dubet, do demógrafo e historiador Hervé Le Bras e do cantor Benjamin Biolay. Joffrin ri. “É preciso chamar um pouco a atenção”, diz, conhecedor como poucos do mundo da comunicação.

O sorriso se apaga quando perguntado sobre François Hollande. O jornalista não conseguiu dissipar os rumores de que o ex-presidente socialista, seu amigo, estaria por trás da iniciativa. “Há meses Hollande procura uma janela para voltar à vida política. Mas não percebe que ninguém o quer, porque se há algo por que somos recriminados é por seu quinquênio”, disse ao Le Monde uma fonte próxima a Olivier Faure, o atual líder socialista, que, conforme reconhece Joffrin, mostrou-se “reservado” quanto à sua iniciativa. “Aos 68 anos, não vou começar uma carreira de marionete”, replica o jornalista, que espera com seu movimento “incluir e superar as formações da esquerda histórica, especialmente o PS”. “Os partidos tradicionais custam a se reinventar”, acrescenta quando perguntado se não bastaria tentando renovar o partido em que militou quando mais jovem.

A proposta de Joffrin não é a primeira tentativa de reunificar uma esquerda que —como muitos nesse campo admitem— tem poucas chances de se recuperar sozinha se continuar dividida como agora. Há um ano e meio, a iniciativa partiu do ensaísta Raphaël Glucksmann, com a plataforma Praça Pública, com a qual tentou apresentar uma lista unificada de esquerda para as eleições europeias. Joffrin se desvincula. “Não vou unir organicamente quem não quer se unir”, afirma. Terá mais sucesso? Ainda é cedo para dizer. Em todo caso, considera, há espaço para uma esquerda alternativa e será preciso tentar. “Esta é uma nova oportunidade, não a última.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_