_
_
_
_
_

Família da juíza do caso das contas de Jeffrey Epstein no Deutsche Bank é atacada a tiros

Filho da magistrada Esther Salas morre baleado e seu esposo é ferido na porta de sua casa em Nova Jersey

Policiais investigam a casa da juíza Esther Salas, em Nova Jersey, depois do tiroteio.
Policiais investigam a casa da juíza Esther Salas, em Nova Jersey, depois do tiroteio.EDUARDO MUNOZ (REUTERS)
Sonia Corona

A juíza federal encarregada de analisar o caso das contas bancárias de Jeffrey Epstein no Deutsche Bank foi atacada a tiros na noite de domingo em sua casa em Nova Jersey. O filho de Esther Salas, de 20 anos, faleceu e seu esposo, o advogado Mark Anderl, ficou ferido. A magistrada saiu ilesa do ataque, como informaram a polícia e o FBI, que procuram um homem como responsável pelo tiroteio. O marido da juíza está hospitalizado e em estado grave. Salas recebeu há somente quatro dias o processo sobre as ações coletivas de acionistas contra o banco responsável pelas contas do polêmico financista norte-americano – acusado de tráfico sexual de menores e que se suicidou no ano passado na prisão –.

Mais informações
New York (United States), 02/07/2020.- Acting United States Attorney for the Southern District of New York Audrey Strauss speaks during a news conference to announce charges against Ghislaine Maxwell for her alleged role in the sexual exploitation and abuse of multiple minor girls by Jeffrey Epstein in New York, USA, 02 July 2020. (Estados Unidos, Nueva York) EFE/EPA/JASON SZENES ALTERNATIVE CROP
Como Ghislaine Maxwell recrutava as vítimas de Epstein
Jeffrey Epstein y Ghislaine Maxwell en 2005.
FBI prende filha de magnata britânico por suspeita de colaborar com Epstein em tráfico sexual de menores
(FILES) In this file photo taken on January 19, 2020, Britain's Prince Andrew, Duke of York, arrives to attend a church service at St Mary the Virgin Church in Hillington, Norfolk, eastern England. - The US prosecutor investigating Jeffrey Epstein's sex crimes said she would welcome the testimony of Prince Andrew following the arrest of socialite Ghislaine Maxwell in the case on July 2, 2020. "We would like to have the benefit of his statement," said Acting US Attorney for the Southern District of New York Audrey Strauss, referring to Queen Elizabeth II's second son. (Photo by Lindsey Parnaby / AFP)
Príncipe Andrew se retira da vida pública após escândalo do ‘caso Epstein’

Os vizinhos relataram à imprensa norte-americana que um homem vestido como mensageiro da empresa FedEx chamou à porta da casa da magistrada na comunidade de North Brunswick por volta das 17h (hora local) e atirou, primeiro, contra o filho da juíza e depois contra seu esposo. Salas estava no porão da propriedade, de modo que o agressor não a encontrou antes de fugir. Os vizinhos relataram à agência Associated Press que Salas havia manifestado anteriormente sua preocupação por lidar com casos judiciais de muita visibilidade e que os holofotes sobre sua pessoa poderiam transformá-la em alvo.

As autoridades investigam como principal suspeito o advogado Roy Den Hollander, cujo corpo foi encontrado na manhã de segunda-feira em Nova York com uma ferida de arma de fogo, no que se supõe ter sido um suicídio. O advogado apresentou em 2015 uma ação à juíza Salas contra o Serviço Militar em que pedia que o recrutamento das Forças Armadas fosse dirigido somente aos homens. Den Hollander se descrevia, de acordo com o The New York Times, como um antifeminista e havia feito nos últimos anos outras denúncias contra bares por dar descontos somente para mulheres e contra a Universidade Columbia por oferecer aulas sobre estudos de gênero.

Em 2014, Salas condenou à prisão um famoso casal do reality de televisão Real Housewives of New Jersey – Teresa e Giuseppe Giudice – ao considerá-los culpados de fraude. Também condenou, em 2018, a 45 anos de prisão Farad Roland, líder do cartel de South Side em Newark. A magistrada, entretanto, adquiriu maior relevância na semana passada ao receber o caso do Deutsche Bank e Epstein. A denúncia contra o banco afirma que a instituição financeira não supervisionou adequadamente a atividade das contas de Epstein, o que lhe permitiu realizar transações milionárias de alto risco relacionadas à trama de exploração sexual de menores em que participou.

Há duas semanas, o Deutsche Bank foi punido com uma multa de 150 milhões de dólares (807 milhões de reais) pelo Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York e reconheceu “falhas significativas” no processo de supervisão das contas de Epstein, apesar de saber sobre seu histórico criminoso. O bilionário foi sentenciado no ano passado a 45 anos de prisão por explorar e abusar sexualmente de adolescentes, através de uma trama piramidal. Em 12 de agosto de 2019, o bilionário apareceu morto em sua cela em Manhattan (Nova York). O ocorrido provocou muitas especulações, já que o preso havia estado em vigilância por risco de suicídio após um incidente, e o levaram novamente a uma unidade sem equipe especial de prevenção.

A juíza Salas, de 51 anos, de origem cubana e mexicana, é a primeira latina em Nova Jersey a presidir uma corte federal. Foi nomeada em 2010 pelo presidente Barack Obama. “Conheço muito bem a juíza Salas e seu esposo e estou orgulhoso por tê-la recomendado ao presidente Obama à corte em Nova Jersey. Minhas orações estão com a juíza e sua família, e para que os responsáveis por esse horrível acontecimento sejam presos e levados à Justiça”, escreveu no Twitter o senador por Nova Jersey Bob Menendez. 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_