_
_
_
_
_

EUA pagam 1,6 bilhão de dólares à Novavax para acelerar a produção de uma vacina contra a covid-19

A empresa de biotecnologia norte-americana nunca lançou um produto no mercado

Antonia Laborde
Frasco usado em pesquisas para encontrar uma vacina contra a covid-19 nos laboratórios da Novavax, em Rockville, Maryland (EUA), em março.
Frasco usado em pesquisas para encontrar uma vacina contra a covid-19 nos laboratórios da Novavax, em Rockville, Maryland (EUA), em março.ANDREW CABALLERO-REYNOLDS (AFP)

O Governo dos Estados Unidos destinou 1,6 bilhão de dólares (cerca de 8,61 bilhões de reais) à empresa de biotecnologia Novavax para acelerar a produção da vacina contra o coronavírus em que está trabalhando. O investimento faz parte do programa Operação Warp Speed, criado em meados de maio para apoiar financeiramente as empresas que estão desenvolvendo os tratamentos mais promissores para controlar a pandemia. A Novavax, que nunca lançou um produto no mercado, informou na terça-feira que usará o dinheiro para concluir estudos das últimas etapas de testes, fabricar em larga escala e entregar 100 milhões de doses no final de 2020 e no início de 2021, se os resultados dos testes apontarem que a vacina (NVX-CoV2373) é segura e eficaz.

O acordo milionário com a empresa de biotecnologia sediada em Maryland é o maior dos já fechados pela Administração de Donald Trump como parte da Operação Warp Speed. No final de maio a Novavax entrou na fase experimental do tratamento com 130 pessoas na Austrália, cujos resultados devem ser conhecidos este mês. A vacina alcançou altos níveis de anticorpos em testes anteriores, segundo a empresa, e por isso foi descrita como uma “candidata altamente imunogênica em humanos, razão pela qual protegerá da covid-19 e ajudará a controlar a propagação desta doença”. O acordo com o Governo permitirá que a empresa comece a fabricar as vacinas antes do final da última etapa dos testes clínicos, programada para este final de ano.

Mais informações
Ricardo Sobhie Diaz, infectologista da Unifesp que coordena estudo inédito sobre o HIV.
Experimento inédito brasileiro deixa paciente livre de HIV e eleva esperança para a cura da AIDS
U.S. President Donald Trump talks to reporters as he departs for the Camp David, Maryland presidential retreat from the South Lawn of the White House in Washington, U.S., May 15, 2020. REUTERS/Kevin Lamarque
Trump anuncia plano para ter uma vacina contra o coronavírus “no final do ano”
FILE PHOTO: Small bottles labeled with a "Vaccine COVID-19" sticker and a medical syringe are seen in this illustration taken taken April 10, 2020. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
Farmacêutica Astrazeneca diz que terá 230 milhões de vacinas contra o coronavírus prontas no fim do ano

“Adicionar a candidata da Novavax ao portfólio diversificado de vacinas da Operação Warp Speed aumenta as probabilidades de termos uma vacina segura e eficaz assim que este ano terminar”, disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, em um comunicado de imprensa. Nunca uma vacina esteve disponível de maneira generalizada ao público em um período de tempo tão curto como o proposto. É por isso que a Administração também está investindo em várias empresas simultaneamente, pois pressupõe que nem todas serão bem-sucedidas em sua tarefa. Anthony Fauci, membro fundamental da equipe de resposta a coronavírus da Casa Branca, está menos otimista. O epidemiologista disse que o calendário mais provável é que as primeiras vacinas estejam disponíveis entre o início de 2021 e o meio do ano.

Uma porta-voz da Novavax disse no domingo à tarde que o dinheiro que a empresa receberá virá de uma “colaboração” entre o Departamento de Saúde e Serviços Humanos e o Departamento de Defesa. Em maio o Governo anunciou que concederia 1,2 bilhão de dólares à fabricante britânica AstraZeneca, que disse que sua vacina poderia estar disponível em outubro. Quatro outras empresas, Moderna Therapeutics, Johnson & Johnson, Merck e Sanofi, também receberam assistência federal para suas vacinas experimentais contra o coronavírus. As ações da empresa dispararam à medida que seu nome soa com cada vez mais força a respeito uma possível vacina. Em janeiro, os papéis estavam cotados abaixo de 5 dólares e nesta terça-feira subiram 28%, atingindo 107 dólares.

Informações sobre o coronavírus:

Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_