_
_
_
_
_

As vozes indignadas dos protestos antirracistas nos Estados Unidos

Quem são os que saem todos os dias para se manifestar contra a violência policial que atinge pessoas negras, simbolizada pela morte de George Floyd

Manifestantes protestam contra violência policial contra os afro-americanos em Birmingham na quinta-feira.
Manifestantes protestam contra violência policial contra os afro-americanos em Birmingham na quinta-feira.OLI SCARFF (AFP)

“Sem justiça”, proclamam, “não haverá paz”. Querem ser “tratados como seres humanos”. Consideram que “ninguém está fazendo nada” enquanto as pessoas continuam morrendo pela brutalidade policial. Se dizem tristes, fartos, indignados. E saem todos os dias às ruas de suas cidades para protestar pelo último episódio de violência policial contra pessoas negras que resultou em morte, a de George Floyd, asfixiado pelo joelho de um policial enquanto pedia ajuda durante uma prisão em Minneapolis.

Mais informações
O menino Miguel em foto tirada durante a celebração de seu aniversário.
“Enquanto as redes falavam ‘blacklivesmatter’, perdemos outra criança negra para o racismo”
AME1012. SAO GONÇALO (BRASIL), 19/05/2020.- Dos jóvenes lloran durante el entierro de Joao Pedro Matos Pinto, que según parientes y amigos denuncian, fue asesinado ayer por la policía federal en la favela del Complejo de Salgueiro, en la ciudad de Sao Gonçalo, vecina de Río de Janeiro (Brasil). Organizaciones de la sociedad civil en Brasil, lideradas por Amnistía Internacional (AI), exigieron este martes explicaciones por irregularidades registradas durante operativos policiales realizados en favelas de Río de Janeiro, que han dejado 14 muertos en tan solo cuatros días. EFE/Antonio Lacerda
Tirem os joelhos brancos dos pescoços negros, por ELIANE BRUM
LIVERPOOL, UNITED KINGDOM - JUNE 02: A protester is overcome with emotion as he gathers with thousands of others for a 'Black Lives Matter' solidarity demonstration outside St George's Hall on June 02, 2020 in Liverpool, United Kingdom. The death of an African-American man, George Floyd, while in the custody of Minneapolis police has sparked protests across the United States, as well as demonstrations of solidarity in many countries around the world. (Photo by Christopher Furlong/Getty Images) *** BESTPIX ***
A pandemia e a polícia: qual é o novo normal?, por D. DINIZ e G. CARINO

O racismo continua sendo o grande assunto da sociedade norte-americana, e muitas pessoas disseram basta. De Los Angeles a Nova York, de Minneapolis às portas da Casa Branca, em Washington, os protestos mantêm sua intensidade 10 dias depois da morte de Floyd.

Donald Trump aponta seu dedo acusador à “extrema esquerda” e à Antifa, difuso movimento antifascista que não tem estrutura nacional. O presidente chegou a ameaçar designá-lo como grupo terrorista, mas o FBI não encontrou qualquer informação que apoie a decisão de Trump.

O que se vê nas ruas são pessoas, principalmente jovens, que protestam majoritariamente de maneira pacífica. Com o avanço da tarde e a aproximação do toque de recolher, que muitas cidades há dias decretam, os protestos esquentam. As provocações e os gritos contra a polícia surgem. E em algumas cidades, grupos de agitadores protagonizaram violentos episódios de vandalismo e saques de comércios.

As prisões e avanços policiais continuam ocorrendo, mas a violência dos primeiros dias deu certos sinais de remissão. O grosso dos manifestantes deseja que os protestos pacíficos não fiquem manchados pelos episódios violentos. São conscientes de que o mundo olha para eles. Essas são algumas de suas histórias e motivos para sair às ruas.

Natasha Jennings segura um cartaz com a legenda: “Matam homens negros e depois zombam de nós por não ter pais”.
Natasha Jennings segura um cartaz com a legenda: “Matam homens negros e depois zombam de nós por não ter pais”.

Natasha Jennings, 27 anos, Los Angeles

Natasha Jennings foi pela primeira vez a um protesto pela morte de George Floyd na terça-feira. Esperou que diminuísse um pouco a tensão sobre os saqueadores das manifestações “porque essa não é a mensagem”. A mensagem, para ela, é: “Só queremos que nos tratem como seres humanos. É isso que pedimos há 400 anos, que não nos tratem de maneira diferente. Somos enterrados da mesma forma que vocês. Temos coração como vocês”. Acha que o vídeo de George Floyd fez essa reivindicação explodir porque “as pessoas estão cansadas”. “Muitas pessoas viram esse vídeo e foram atingidas no coração. Ouvir um homem adulto chamar por sua mãe? Se não te emociona, é porque não deveria estar aqui”. O cartaz feito a mão que Jennings levava dizia: “Matam nossos homens e depois zombam de nós porque não temos pai”.

Os irmãos Sean e Jaden See protestam em Los Angeles.
Os irmãos Sean e Jaden See protestam em Los Angeles.

Sean See, cineasta, e Jaden See, estudante, Los Angeles

“Viemos por George Floyd e por todos os outros afro-americanos assassinados pela brutalidade policial”, disse na terça-feira em Hollywood Jaden See, estudante que acaba de terminar o colégio. “Já basta. Isso acontece há décadas. Está claro que as pessoas estão morrendo pela brutalidade policial e ninguém está fazendo nada”. Foi com seu irmão, Sean See, cineasta. “Fico feliz por ver que o ato está se movendo de costa a costa, e até em outros lugares, como Japão e Londres. Dá a impressão de que algo irá mudar afinal”, disse Jaden. O que fez com que o protesto tenha explodido, opina, “é que a morte de George Floyd é só a ponta do iceberg. Iria acontecer em algum momento. Mas vê-lo, ver esse policial, destroçou o coração das pessoas”.

Sabiyha Prince e seu marido, Steven, se ajoelham para protestar em uma rua de Washington.
Sabiyha Prince e seu marido, Steven, se ajoelham para protestar em uma rua de Washington.

Steven, físico de 59 anos, e Sabiyha Prince, antropóloga de 61, Washington

“A razão pela qual estamos aqui não é boa. Estou triste, irritada e com nojo”, diz Sabiyha, enquanto seu marido, Steven, afirma estar vivendo o dia mais feliz “nos últimos três anos e meio”. Para eles a primeira coisa a fazer é erradicar a supremacia branca dos departamentos de polícia de todo o país. “Essa é arma que usam contra nós há muito tempo”, diz Steven. Vivem a luta diariamente há 400 anos, comentam, e pensam que seus filhos, a décima-segunda geração de sua família, foram os primeiros a nascer sem nenhuma limitação para votar. “Mas votar é só uma parte para produzir uma mudança. Precisamos estar nas ruas e fazer saber que não voltaremos às coisas como eram antes”, acrescenta Sabiyha.

Jasmine Washington, 22 anos, estudante de Economia, Washington

A estudante Jasmine Washington se manifesta em Washington D.C.
A estudante Jasmine Washington se manifesta em Washington D.C.

Jasmine Washington anda com uma amiga oferecendo gel desinfetante aos manifestantes. Vai aos protestos desde o começo, aos que descreve como pacíficos, mas lamenta que a Administração de Trump “não está escutando e faz com que a situação seja cada vez mais difícil”. Como única aluna negra de sua classe, confessa que se sentiu discriminada várias vezes. “Não importa quão inteligente você seja, as pessoas só enxergam raça e cor”, lamenta. Só quer se sentir segura caminhando pelas ruas e que exista justiça quando um policial assassina um afro-americano. Para ela, a prioridade é que o presidente dos Estados Unidos reconheça que há um problema e tome a frente pelas pessoas as que lidera.

Rachel Prucha, 25 anos, Nova York

Rachel Prucha protesta em Nova York.
Rachel Prucha protesta em Nova York.

Garçonete em um bar da cidade, Rachel Prucha vai aos protestos de Nova York com um cartaz que diz: “Latinxs por BLM [Vidas Negras Importam]”. “Nenhum de nós seremos iguais até que sejamos todos”, diz, usando uma máscara com estampa de cogumelos. “Como latina, não posso pedir a abolição do ICE [Serviço de Imigração e Controle de Fronteiras, encarregado da deportação de imigrantes ilegais] se morrem negros assassinados pela polícia todos os dias”, diz.


Kalel, 21 anos, Nova York

Kalel protesta em Nova York.
Kalel protesta em Nova York.

Kalel trabalha em uma loja de aluguel de bicicletas e é pai de uma criança de oito meses, que não quer ver crescer em “um país em que pode ser morto por ser negro”. Entende os saques como produto da raiva e porque é uma tentativa de destruir o sistema. “Mas devemos aprender com Martin Luther King, que defendia a não violência. O contrário nos prejudicará. A América não está sozinha. Todo mundo está nos vendo e é importante que possam identificar-se conosco”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_