_
_
_
_
_

Homens armados entram no Capitólio de Michigan para protestar contra o confinamento

Governadora do Estado norte-americano havia baixado um decreto para manter o estado de emergência, apesar da recusa do Legislativo

Um grupo de homens armados junto ao gabinete da governadora, nesta quinta-feira, em Lansing.
Um grupo de homens armados junto ao gabinete da governadora, nesta quinta-feira, em Lansing.SETH HERALD (Reuters)

Um grupo de manifestantes, vários deles com armas longas, invadiu nesta quinta-feira o Capitólio estadual de Michigan (EUA), sede dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado, enquanto se debatia a prorrogação do estado de emergência em decorrência da pandemia de coronavírus a pedido da governadora, a democrata Gretchen Whitmer. Ao grito de “Deixem-nos entrar”, os manifestantes, alguns com adereços alusivos ao presidente Donald Trump, irromperam no interior do edifício, o que obrigou a um grupo de policiais a proteger a entrada do recinto, na localidade de Lansing, capital do Estado.

Mais informações
-FOTOGALERÍA- AME9263. CIUDAD DE MÉXICO (MÉXICO), 02/04/2020.- Un trabajador limpia una avenida vacía, el 31 de marzo de 2020, en Ciudad de México (México). El coronavirus ha significado retos especiales para los empleados, especialmente en América Latina donde expertos estiman que la fuerza laboral informal promedia el 50 por ciento. En medio de toda esta transformación del mercado laboral, algunas profesiones u oficios han reinvidicado su importancia. Muchos de ellos hacen parte de la primera línea de combate al virus. EFE/Jorge Núñez
Renda na América Latina pode sofrer perda acumulada de até 22% por causa da pandemia
El UNFPA calcula que 47 millones de mujeres dejarán de tener acceso a métodos anticonceptivos debido al impacto de la pandemia.
O indesejado ‘baby boom’ provocado pela pandemia
FILE - In this March 12, 2020, file photo Democratic presidential candidate former Vice President Joe Biden speaks about the coronavirus in Wilmington, Del. (AP Photo/Matt Rourke, File)
Acusação de abuso sexual contra Biden turva a campanha do democrata contra Trump

“Diretamente sobre mim, homens com rifles nos gritam”, escreveu em sua conta do Twitter a senadora estadual Dayna Polehanki, acrescentando que alguns de seus colegas estavam usando coletes à prova de balas. A mensagem era acompanhada de uma fotografia onde se observam quatro indivíduos com objetos camuflados ou pretos, sendo pelo menos um deles com um rifle às costas.

Um porta-voz da polícia disse à NBC News que o porte de armas, desde que visíveis, é legal. O Legislativo de Michigan decidiu não prorrogar por 28 dias o estado de emergência —medida proposta pela governadora—, e as atuais medidas venceriam à meia-noite desta quinta-feira.

O canal local ABC 12 News disse que os parlamentares, liderados pelos republicanos, avalizaram uma série de projetos para substituir as ordens de Whitmer, que desponta como uma das possíveis aspirantes à vice-presidência pelo Partido Democrata. O presidente da Câmara, o republicano Lee Chatfield, considerou “desenfreado e antidemocrático” o enfoque da governadora e defendeu que “as pessoas merecem uma melhor solução”.

Entretanto, logo depois da votação a mandatária assinou uma ordem executiva (decreto) que lhe permitiu prorrogar as declarações de emergência e desastre com base em “fontes independentes de autoridade legal”, uma alusão à lei de poderes de emergência do governador, datada de 1945, segundo a imprensa local.

A manifestação desta quinta-feira, convocada pelo grupo American Patriot Rally, ocorreu depois que centenas de moradores do Estado participaram de uma carreata em 15 de abril, nos arredores do Capitólio, exigindo o direito à “liberdade”, como parte do que chamaram de “operação congestionamento”. Cifras do Governo de Michigan indicam que esse Estado é um dos mais afetados pela pandemia, com 41.379 casos confirmados e 3.789 mortes. Os Estados Unidos já superaram um milhão de contagiados pela enfermidade, com 63.000 falecidos.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_