_
_
_
_
_

Temor nos EUA de que a expansão do coronavírus seja maior do que a indicada pelos dados oficiais

Presidente assina lei de emergência que destina 8,3 bilhões de dólares para combater a crise

Donald Trump assina a lei de emergência nesta sexta-feira, na Casa Branca.
Donald Trump assina a lei de emergência nesta sexta-feira, na Casa Branca.JIM LO SCALZO (EFE)
Pablo Guimón

No mesmo ritmo em que o coronavírus se espalha nos Estados Unidos, cresce o temor de que seu impacto seja maior do que sugerem os números oficiais. O próprio vice-presidente Mike Pence, encarregado por Donald Trump de liderar a resposta federal à crise, alertou que, à medida que “os testes de diagnóstico forem se expandindo pelo país, mais casos aparecerão”. “Não temos testes suficientes para atender à demanda no futuro”, disse Pence na quinta-feira, em uma visita a uma fábrica de material médico em Minnesota. Até esta sexta-feira foram confirmadas 14 mortes e 250 contaminações pelo SARS-CoV-2 em 17 Estados do país, a grande maioria em Washington e na Califórnia, na costa oeste.

Mais informações
A woman wearing a protective mask queues with other worshippers outside the Jesus of Medinaceli church in Madrid on March 6, 2020, days after the church warned against kissing or touching its famous statue of Jesus in light of the COVID-19 coronavirus outbreak. - The measure has never been seen in almost a century of tradition: every first Friday in March, people come from all over Spain to kiss the feet of the statue and express three wishes to the 17th century icon, who has the reputation for granting at least one. (Photo by PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)
Magnitude da epidemia por coronavírus continua oculta
Unas 70 personas permanecían atrapadas este sábado bajo los escombros tras el desplome de un hotel en la ciudad china de Quanzhou, en el sureste del país. En la imagen, los servicios de rescate buscan a los supervivientes tras el derrumbe.
Desaba na China um hotel usado para quarentena de pacientes com coronavírus
CORONA
Funeral no País Basco deixou mais de 60 infectados

O presidente Trump assinou nesta sexta-feira uma lei, aprovada com urgência no dia anterior pelo Senado, que destina 8,3 bilhões de dólares (cerca de 38,4 bilhões de reais) para combater a propagação da doença. Mais de 3 desses bilhões serão destinados ao desenvolvimento de vacinas, tratamentos e testes de diagnóstico para detectar as contaminações. O presidente cancelou, após uma série de mensagens confusas, uma visita que deveria fazer na sexta-feira à sede dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em inglês), em Atlanta, alegando que não queria interferir no trabalho da agência para deter a propagação do vírus. Mas finalmente, na tarde de sexta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Stephanie Grisham, anunciou aos jornalistas que a visita continuava de pé, pois o teste de coronavírus de uma funcionaria da sede que se temia que estivesse infectada deu negativo.

A confusão continua reinando nos protocolos de diagnóstico de possíveis pessoas contagiadas, depois dias de declarações contraditórias da Administração sobre a disponibilidade dos testes, o que causou frustração na comunidade médica. A Administração Federal primeiramente limitou o acesso aos testes de diagnóstico a pessoas hospitalizadas com febre e sintomas respiratórios, ou àquelas que mantiveram contato próximo com pacientes confirmados. Mas na quarta-feira foram publicadas novas diretrizes dos CDC que estendiam os exames a qualquer norte-americano com pedido médico. O vice-presidente, em uma visita na noite de quinta-feira a Washington, o Estado mais afetado, com mais de 70 casos e 11 mortes, disse que 1,2 milhão de testes de diagnóstico serão distribuídos pelo país “nos próximos dias” e outros quatro milhões até o final da próxima semana.

“Sem dúvida, houve passos em falsos no início da distribuição dos testes, alguns problemas técnicos que retardaram o processo”, disse o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, em uma entrevista na televisão. “Embora tenha havido um atraso, nas próximas semanas deveremos aumentar a distribuição.”

A origem da demora na distribuição dos testes de diagnóstico é que os CDC erraram em sua primeira tentativa de produzi-los. Em fevereiro, os kits de teste foram distribuídos para laboratórios estaduais e locais, mas alguns deles falharam e não deram resultados conclusivos. Houve demora para produzir e distribuir a substituição destes, de modo que os testes de diagnóstico só podiam ser realizados na sede da agência em Atlanta.

Dada a má distribuição, segundo os críticos, os CDC restringiram o acesso aos testes, estabelecendo critérios muito rigorosos. As queixas dos médicos à resposta federal levaram a Administração a prometer uma expansão das capacidades de diagnóstico, contando com empresas privadas e centros universitários. Os especialistas temem que o recente aumento no número de pessoas infectadas não se deva apenas à disseminação do vírus, mas à melhoria na distribuição dos testes de diagnóstico, o que faz com que mais casos sejam detectados.

A tudo isso se acrescenta a realidade de um país sem cobertura universal de saúde pública no qual, por medo dos custos, muitos pacientes não procuram o médico, embora apresentem sintomas semelhantes aos produzidos pelo coronavírus. Existem cerca de 28 milhões de cidadãos norte-americanos sem seguro de saúde e muitos outros têm seguros com prêmios que os obrigam a pagar uma parte das despesas médicas. Embora os testes de diagnóstico sejam gratuitos, o atendimento nos prontos-socorros dos hospitais pode ter custos associados para os pacientes. Circulam na imprensa histórias de pacientes que foram fazer o teste e dias depois encontram, na caixa de correio de suas casas, contas de empresas de ambulância ou de outros serviços derivados de sua visita ao hospital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_