_
_
_
_
_

Pete Buttigieg retira candidatura das primárias democratas nos EUA após estreia histórica

Batalha para definir candidato que concorrerá com Donald Trump se reduz a seis nomes, com Bernie Sanders e Joe Biden à frente

O então pré-candidato Pete Buttigieg participa de ato de campanha em Raleigh, Carolina do Norte, no sábado.
O então pré-candidato Pete Buttigieg participa de ato de campanha em Raleigh, Carolina do Norte, no sábado.ERIC THAYER (Reuters)
Amanda Mars

Pete Buttigieg, o mais jovem aspirante à Casa Branca, decidiu encerrar sua campanha pela candidatura presidencial democrata após o colapso sofrido nas primárias da Carolina do Sul neste sábado. Buttigieg, 38 anos, deixou sua marca nesta corrida não apenas por ser o primeiro pré-candidato assumidamente homossexual da história do país, mas por ter se colocado nas primeiras posições de uma luta superpovoada, que chegou a ter mais de 20 concorrentes —e com uma experiência que não passava do cargo de prefeito de South Bend, cidade de 100.000 habitantes em Indiana.

Mais informações
Joe Biden.
Joe Biden ganha as primárias da Carolina do Sul
El alcalde Bernie Sanders, el 1 de marzo de 1985, en su despacho del Ayuntamiento de Burlington.
Aqui nasceu a revolução de Bernie Sanders
Elizabeth Warren, el pasado jueves en Raleigh (Carolina del Norte).
Elizabeth Warren quer uma revolução econômica. Os norte-americanos também?

Após a outra renúncia deste fim de semana, a do empresário Tom Steyer, as primárias democratas ficam reduzidas a seis nomes, com os veteranos Bernie Sanders, um social-democrata de 78 anos, e Joe Biden, um moderado de 77, como os líderes mais à frente. O ex-prefeito de South Bend deu a largada ao vencer na primeira etapa desta longa corrida, o caucus de Iowa, e alcançou um segundo lugar na segunda, as primárias de New Hampshire, ambos de grande importância simbólica, mas baixo peso eleitoral. Em Nevada, sua luz começou a se apagar —foi o terceiro colocado, com apenas 14%— e na Carolina do Sul seu desempenho nulo entre o eleitorado afro-americano o condenou (obteve 8% de apoio no Estado).

Neste domingo, ele cancelou seus atos de campanha planejados para Dallas e Austin sem indicar o motivo, embora fontes de sua campanha tivessem antecipado a retirada para vários órgãos da mídia norte-americana. “Vamos viajar para South Bend, em vez de Texas, e faremos ali um anúncio sobre o futuro”, declarou. A pressão sobre os candidatos sem volume suficiente de votos aumenta à medida que a campanha avança e é crucial a 48 horas da chamada Superterça, quando 16 Estados realizam primárias ao mesmo tempo, incluindo os dois mais populosos, Califórnia e Nova York.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_