_
_
_
_
_

Mike Hughes morre após decolar com foguete caseiro na tentativa de demonstrar que a Terra é plana

Aventureiro faleceu enquanto gravava programa de TV. Seu representante afirmou que alinhamento com os terraplanistas era estratégia para arrecadar fundos

Mike Hughes momentos antes da decolagem em Bartow, California.
Mike Hughes momentos antes da decolagem em Bartow, California.AP

O aventureiro norte-americano Mike Hughes faleceu no sábado ao decolar em um foguete fabricado por ele mesmo com o qual queria demonstrar que a Terra é plana. O artefato falhou. Hughes, de 64 anos e que se promovia como “Mad Mike o maior intrépido do mundo”, há anos preparava o projeto e, após alguns problemas com as localizações anteriores, havia programado a decolagem para esse final de semana nas proximidades de Bartow, na Califórnia. O lançamento seria gravado para uma série de televisão.

O foguete de Mad Mike perdeu o paraquedas assim que decolou, o que já tornava inevitável o desenlace fatal. Depois, o aparelho, que caiu a 150 metros de distância, se perde entre as nuvens e, na sequência, se observa como Hughes cai em direção ao solo. “Foi um choque para todo mundo. Não sabiam o que fazer”, relatou o jornalista Justin Chapman a algumas testemunhas do acidente.

Mais informações
Imagem da Terra feita da Estação Espacial Internacional.
Você não pode convencer um terraplanista e isso deveria te preocupar
Imagem promocional do cruzeiro da Flat Earth.
Terraplanistas fretam cruzeiro para ir até a beirada da Terra
Logotipos de Twitter, YouTube y Facebook
A era dos reptilianos

O objetivo do aventureiro que trabalhava como motorista de limusines era chegar a uma altura de 5.000 pés (1.524 metros) e que fosse transmitido no programa Homemade Astronauts (Astronautas Caseiros) do Science Channel, informou o canal Discovery. A série mostra histórias de pessoas que “exploram a fronteira final com orçamentos limitados”.

Quando lançou seu projeto em 2016, Hughes afirmou que sua motivação era demonstrar que a Terra era plana e, também, ver o espaço com seus próprios olhos já que, como dizia nos vídeos que publicava nas redes sociais, acreditava que o ser humano ainda não havia viajado para fora do planeta.

Mas seu representante, Darren Shuster, insinuou após o fatal desenlace do lançamento que Mad Mike realmente não acreditava no terraplanismo, e que era um caminho para conseguir financiamento aos seus projetos. De fato, havia conseguido arrecadar 17.000 dólares (74.000 reais) da associação negacionista The Flat Earth Society (Sociedade da Terra Plana) para colocar em marcha a iniciativa. Hughes tinha 40 anos de experiência com foguetes. Sua última façanha foi em 2014, quando criou seu primeiro foguete caseiro tripulado.

O gabinete de medicina legal do condado de San Bernardino em que a decolagem ocorreu anunciou uma “longa” investigação do incidente. “Não temos nenhum fato até o momento”, afirmou uma porta-voz do órgão.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_