_
_
_
_
_

EUA ameaçam Espanha e UE de não compartilhar dados de segurança se a Huawei não for excluída do 5G

O ‘número dois’ do Departamento de Estado desvincula decisões de segurança das tarifas comerciais. No Brasil leilão deve ocorrer no final do ano

Alicia González
O subsecretario de Estado adjunto dos EUA para política de informação e comunicações cibernéticas Robert Strayer.
O subsecretario de Estado adjunto dos EUA para política de informação e comunicações cibernéticas Robert Strayer.J. J. GUILLÉN (EFE)

A campanha dos Estados Unidos contra a Huawei se intensifica. Depois de ameaçar seus parceiros europeus no último fim de semana na conferência de Segurança de Munique para deixar de compartilhar informações se a gigante de tecnologia chinesa não for excluída de suas redes 5G, o número dois do Departamento de Estado, Robert Strayer, faz uma viagem a algumas capitais europeias para enfatizar a mensagem e alertar sobre suas consequências.

Strayer insistiu que se os países decidirem usar “tecnologia não confiável” em suas redes 5G, isso “colocará em perigo” a capacidade de Washington de compartilhar informações “no mais alto nível”, inclusive as relacionadas com a defesa e a OTAN.

“Sabemos que existem provedores seguros e de confiança com tecnologia à altura da Huawei, que são Ericsson, Nokia e Samsung. Nos Estados Unidos estamos usando essas empresas para implantar o 5G em dezenas de cidades”, disse Strayer na quinta-feira na Embaixada Estados Unidos em Madri.

Mais informações
Logo de Huawei en la feria de tecnología IFA de Berlín.
EUA acusam a Huawei de crime organizado
Como apagar dados pessoais que não deveriam estar na rede
Un miembro de la delegación rusa habla por el móvil durante una asamblea de la ONU, en Nueva York.
Por que grandes organizações recomendam não usar o WhatsApp

O subsecretário de Estado adjunto para Políticas de Comunicação e Informações Cibernéticas e Internacionais dos EUA fez reuniões com o setor privado, com entidades reguladoras e autoridades, entre as quais o Ministério de Assuntos Econômicos e Transformação Digital e o de Relações Exteriores. Em sua opinião, “as operadoras de telecomunicações não deveriam ser responsáveis por tomar essas decisões importantes de segurança nacional, deveriam ser os Governos”, afirmou Strayer. O número dois do Departamento de Estado comemorou que a Telefónica anunciou que reduzirá seu contato com a empresa chinesa.

A UE avisou que cada país tomará suas próprias decisões em relação à Huawei e que não há a priori um veto à gigante de tecnologia, o que Washington não gostou.

Além disso, a visita de Strayer acontece dias depois de o Governo espanhol aprovar a criação de um imposto sobre a atividade das grandes empresas de tecnologia –conhecido como taxa Google– e de a ameaça de novas tarifas para tributar produtos como azeite, vinho ou queijo por parte da Administração Donald Trump ter atingido o setor agroalimentar espanhol. O alto funcionário norte-americano quis desvincular o âmbito comercial do de segurança.

O representante norte-americano pede aos 27 membros da UE que se ajustem ao marco regulatório aprovado por Bruxelas em janeiro, o qual impõe restrições de acesso a determinados setores para provedores considerados “de alto risco”. “Na China não existe império da lei, não existe um sistema judiciário independente e o Partido Comunista Chinês pode mandar um provedor como a Huawei ou a ZTE realizar ações que não sejam de interesse dos cidadãos espanhóis ou de todo o mundo”, indicou Strayer.

“É uma consequência infeliz pelo fato de que não podemos colocar nossas informações importantes em risco de ser acessíveis ao Partido Comunista Chinês”, acrescentou Strayer.

No Brasil a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) já deu os primeiros passos para o leilão das faixas de frequência 5g no país, e a expectativa é de que ele ocorra entre o final de 2020 e o início de 2021. Além da Huawei, Ericsson e Nokia também estão no páreo para fornecer equipamento para as teles. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou que o Governo brasileiro “não irá aceitar pressões” dos EUA no leilão.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_