_
_
_
_
_

Espanha agradece a Moro e à Justiça do Brasil pela entrega do coautor da matança de Atocha

Embaixador espanhol recebe o ministro e o presidente do Supremo na embaixada de Brasília horas após Carlos García Juliá chegar à prisão em Madri

O embaixador espanhol, Fernando García Casas, fala diante de Sergio Moro nesta sexta-feira, na Embaixada da Espanha em Brasília.
O embaixador espanhol, Fernando García Casas, fala diante de Sergio Moro nesta sexta-feira, na Embaixada da Espanha em Brasília.Andressa Anholete (EFE)
Mais informações
Carlos García Juliá na década de 1970.
Autor de massacre na Espanha vivia em São Paulo como motorista de Uber
Corredor que leva à casa do espanhol Carlos García Juliá, em Sao Paulo (Brasil).
Uma vida falsa em São Paulo
Marcha tras la matanza de los abogados de Atocha. García Juliá, en miniatura.
Autor de massacre na Espanha preso no Brasil rejeita ser extraditado

A extradição do Brasil à Espanha de um dos ultradireitistas que realizaram a matança de Atocha em 1977 demonstra que “A Justiça pode tardar, mas não falha”, declarou o antigo juiz e agora ministro da Justiça, Sergio Moro, em um ato organizado pela Espanha para agradecer às autoridades brasileiras por sua indispensável colaboração nesse caso, que chocou a Transição democrática e se transformou em símbolo. Horas depois de Carlos García Juliá entrar em uma prisão madrilenha, o embaixador espanhol, Fernando García Casas, recebeu em Brasília o ministro Moro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, e o diretor geral da Polícia Federal, Mauricio Valeixo. A entrega significa “o fim de um episódio sombrio na história da Espanha”, nas palavras do diplomata.

Os presentes na reunião, que chamaram García Juliá de terrorista, destacaram a estreita colaboração entre os dois países ao longo de todo o processo para que García Juliá cumpra o resto de sua sentença. A entrega ocorre, além disso, com um presidente de ultradireita no Brasil e um Governo de esquerda na Espanha à frente de uma coalizão.

A prolongada fuga começou a chegar ao seu fim em 2018 quando as digitais de um venezuelano residente legal no Brasil coincidiram com as que a polícia espanhola tinha arquivadas quando García Juliá assassinou cinco pessoas em um escritório de advocacia de Madri. Fugiu em 1994, pouco depois de ir trabalhar no Paraguai com permissão judicial.

O pistoleiro ultradireitista há anos utilizava a identidade do venezuelano Genaro Antonio Materán. Comparadas as digitais, começou a investigação para confirmar se aquele suposto venezuelano que ganhava a vida como motorista de Uber era o espanhol fugitivo. Após essa confirmação se iniciou o procedimento para obter as autorizações necessárias no Brasil para prendê-lo. Tarefas que levaram meses. García Juliá foi preso em dezembro de 2018, às vésperas do 40° aniversário da Constituição espanhola, como lembrou o embaixador García Casas.

Para o presidente do Supremo brasileiro, a ocasião desta sexta-feira na embaixada espanhola serviu para “comemorar a democracia e a justiça em um mundo globalizado”. Toffoli frisou que “o terrorismo não constrói, e sim destrói. O que constrói é o pluralismo, a diferença”.

A defesa do pistoleiro de Atocha tentou atrasar o maior tempo possível sua extradição, cuja tramitação durou 13 meses. Durante esse tempo, García Juliá ficou preso em São Paulo, em uma ala para réus à espera de extradição. O Supremo aprovou a entrega em agosto, mas o detento recorreu e somente em janeiro todas as apelações se esgotaram. Só restava a assinatura do presidente. Jair Bolsonaro decidiu delegar a seu ministro da Justiça, contou o embaixador espanhol. Moro assinou a extradição em 14 de janeiro. Faltava somente acertar os detalhes logísticos.

Pouco antes das três horas da tarde de quinta-feira, García Juliá saiu da delegacia do aeroporto internacional de São Paulo escoltado por policiais espanhóis da Interpol para embarcar em um voo comercial que o levou de volta à Espanha para prestar contas à Justiça. Ainda precisa cumprir o resto de sua sentença.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_