_
_
_
_
_

Processo de impeachment sela a submissão do Partido Republicano a Trump

Senado, que possui maioria republicana, votará nesta quarta-feira a previsível absolvição de Trump, acusado de abuso de poder em escândalo envolvendo a Ucrânia

Amanda Mars
O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, sai da sessão do julgamento de Trump na última sexta-feira.
O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, sai da sessão do julgamento de Trump na última sexta-feira.BRENDAN SMIALOWSKI (AFP)

Há quatro anos, no início da era Donald Trump, pareciam duas galáxias diferentes: de um lado, o establishment republicano do Grand Old Party; do outro, o magnata nova-iorquino, um showman desbocado que tinha vencido as primárias em chamas, de confronto em confronto, até a vitória final. Já sendo seu candidato à presidência dos Estados Unidos, os caciques do Partido Republicano se recusaram a acompanhá-lo na campanha. Alguns, como o líder dos republicanos na Câmara, Paul Ryan, anunciaram isso claramente e como uma questão de princípios; outros, simplesmente sumiram dos comícios. Na convenção daquele ano, em que Trump foi coroado candidato à presidência, os Bush nem apareceram. O senador texano Ted Cruz, que havia sido um dos candidatos nas primárias, subiu ao palco e, em vez de pedir votos para o escolhido, como é praxe, fez um chamado aos norte-americanos para que agissem “com a consciência”.

Mais informações
John Bolton, durante la firma de un memorandum presidencial, el 9 de febrero en la Casa Blanca.
Bolton admite que Trump usou ajuda militar para pressionar Ucrânia
Un bus fuera del Capitolio durante el 'impeachment' a Trump.
Impeachment de Trump chega a clímax com desfecho previsível e impacto eleitoral incerto
El presidente de los Estados Unidos, Donald Trump, le hace un guiño al primer ministro israelí, Benjamin Netanyahu, mientras discuten una propuesta del que denominan 'Plan de paz para Oriente Medio' durante una conferencia de prensa conjunta en la Sala Este de la Casa Blanca en Washington (EE UU), el 28 de enero.
Trump lança ofensiva no Twitter para evitar depoimentos de testemunhas no impeachment

O Partido Republicano é hoje o Partido de Donald Trump. O processo de impeachment do presidente em decorrência do escândalo da Ucrânia culminou com a submissão do Senado ao seu líder. Na noite de sexta-feira apenas dois senadores republicanos ―Mitt Romney e Susan Collins— apoiaram a minoria democrata em seu pedido de que figuras-chave do caso em julgamento fossem depor. A grande maioria republicana (ocupam 53 dos 100 assentos do Senado), se recusou a dar prosseguimento ao processo, com mais testemunhas e documentos, e optou por deixar o caso pronto para a sentença. Na segunda-feira serão apresentados os argumentos finais e, na quarta, votadas as duas acusações que pesam sobre Trump, abuso de poder e obstrução, com pouco mistério: a absolvição está garantida.

Nesta semana, Ted Cruz, aquele que desafiou Trump na própria noite de sua coroação, em 2016, se pronunciou assim na rede de TV Fox: “O circo do impeachment acabou”. E Marco Rubio, que certa vez chamou Trump de “artista da fraude”, chegou a esta conclusão na sexta-feira: “Só porque as ações [que estão sendo julgadas] alcançam o limiar de um impeachment isso não significa que destituir o presidente do cargo seja o que mais interessa a um país”.

Outros com menos amnésia não estão mais no Senado: como o falecido John McCain, que foi o flagelo de Trump até o final, e em meados de 2017 chegou a ir votar, já muito doente de câncer, contra a lei destinada a liquidar o Obamacare, e fez um discurso pedindo diálogo e consenso que silenciou a Casa. Morreu um ano depois. Tinha deixado avisado que não queria o presidente em seu funeral. O crítico Jeff Flake se aposentou. Flake tinha antecipado que não voltaria a se candidatar, enojado com o presidente. “Tenho filho e netos. Não serei cúmplice de Trump ”, afirmou.

Seus substitutos não romperam as fileiras do partido na sexta-feira. Trump é acusado de abuso de poder por sua suposta coerção à Ucrânia para que a Justiça desse país anunciasse investigações sobre os democratas ―que o beneficiariam na campanha eleitoral―, usando até mesmo o congelamento da ajuda militar como mecanismo de pressão. Ele também responde a um delito de obstrução ao Congresso, por ter torpedeado a investigação. De ambos ficará livre.

Enfrentar Trump a sete meses das eleições presidenciais é muito perigoso e pode resultar em punição nas urnas para os parlamentares que buscam reeleição. O líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, que também já teve rixas com o presidente, foi o principal arquiteto do muro de contenção. Em dezembro, ele admitiu sem complexos que estava “coordenando” o procedimento do julgamento com a Casa Branca. “Não sou um jurado imparcial. Este é um processo político”, explicou.

AS ÚNICAS FRENTES

Os republicanos do Congresso se opuseram a Trump em algumas batalhas, como o financiamento público do controverso muro que ele quer construir na fronteira com o México ou algumas medidas de política externa, mas, no momento mais sério desta presidência, não pediram sequer para ouvir o que teria a dizer o ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton, que incriminou diretamente Trump, ou o diretor do Orçamento, Mick Mulvaney com um papel crítico nas ações sob suspeita.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_