_
_
_
_
_

Deputadas turcas cantam ‘Um estuprador em seu caminho’ pelas que não podem protestar na rua

Congressistas se manifestam diante do ministro do Interior após a policia reprimir uma marcha feminista

Deputadas turcas cantam "Um violador em teu caminho" no Parlamento.Vídeo: EPV
Andrés Mourenza

Quando o coletivo chileno Lastesis criou a letra e a coreografia da canção Um estuprador em seu caminho, provavelmente não imaginou que a mensagem daria a volta ao mundo até se converter em um hino contra o patriarcado, e muito menos que seria cantada na cara do ministro do Interior, o direitista Suleyman Soylu, no Parlamento da Turquia. Aconteceu na noite de sábado passado, quando várias deputadas da oposição entoaram a canção enquanto batiam nas mesas, em protesto contra a repressão violenta feita pelo Governo a várias mulheres que interpretavam a coreografia uma semana antes em Istambul. Várias das manifestantes foram detidas.

Mais informações
Activistas participan en una protesta en Nueva Delhi (India), el 7 de diciembre.
‘Um estuprador em seu caminho’, o grito feminista chileno chega à Índia
Dezenas de mulheres participam de manifestação para denunciar os abusos e violências sofridos pelas mulheres.
“O estuprador é você”, a catarse das meninas chilenas

“Há uma coreografia que começou no Chile e se estendeu por todo o mundo para chamar a atenção sobre a violência contra as mulheres. Graças a você, a Turquia é o único país do mundo onde este protesto foi atacado, de modo que temos algumas coisas para te dizer, senhor ministro”, disse a deputada Sera Kadigil durante a sessão no plenário. Enquanto os deputados do Partido Republicano do Povo (CHP) exibiam retratos de algumas das 305 mulheres assassinadas neste ano no país, as deputadas entoaram a canção de Lastesis.

A pressão das organizações feministas fez com que o Governo instituísse uma comissão para pesquisar várias mortes suspeitas de mulheres. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeu que fará todo o possível para pôr fim a estes crimes. A oposição, no entanto, não parece otimista. Eles denunciam que, desde a chegada ao poder do partido islamista de Erdogan, em 2002, os crimes machistas se multiplicaram.

Mulheres turcas interpretam a coreografia de 'Um estuprador em seu caminho', este domingo em Istambul.
Mulheres turcas interpretam a coreografia de 'Um estuprador em seu caminho', este domingo em Istambul.YASIN AKGUL (AFP)

Aysu Bankoglu, deputada do CHP, afirma que a canção chilena pegou com tanta força na Turquia porque reflete a “mentalidade patriarcal” que impregna as instituições do Estado: “O Governo trata a mulher não como um indivíduo, mas como uma parte insolúvel da família, e isso contribui à discriminação e à violência”. Como exemplo, cita ainda os variados motivos pelos quais juízes aplicam reduções nas penas de condenados por violência doméstica. “O acusado põe gravata durante o processo e o juiz estima que teve um bom comportamento durante o julgamento e lhe reduz a sentença de prisão”, conta a deputada.

O problema não são tanto as leis, alerta Bankoglu — a Convenção de Istambul de combate à violência contra as mulheres foi assinada em 2011sob o auspício do atual Governo turco—, senão sua aplicação ou falta dela. “Há poucas medidas de proteção para as vítimas, falta conscientização nos tribunais e entre os governantes. “Por isso fizemos este protesto no Parlamento, porque os responsáveis pelo Estado são os que estão em posição de acabar com esta violência.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_