_
_
_
_
_

União Europeia se livra da incerteza e conta as horas para o adeus britânico

Vitória de Johnson fechas as portas para a possibilidade de prolongar a permanência do Reino Unido no bloco além de 31 de janeiro

Álvaro Sánchez
O primeiro-ministro británico, Boris Johnson, a caminho do palácio de Buckingham após vencer as eleições.
O primeiro-ministro británico, Boris Johnson, a caminho do palácio de Buckingham após vencer as eleições.Matt Dunham (AP)

Nem segundo referendo nem renegociação do acordo. A incontestável vitória do conservador Boris Johnson nas eleições britânicas da quinta-feira acaba com as incertezas sobre a irreversibilidade do Brexit e deixa uma convicção em Bruxelas: o Reino Unido não será membro da União Europeia depois de 31 de janeiro. A última oportunidade dos britânicos para dar marcha à ré na saída de seu país da UE se desvaneceu nas urnas. Mas embora o resultado, assim como a votação de junho de 2016, sirva para colocar Londres fora da órbita europeia, a recepção por parte de seus parceiros depois mais de três anos de extenuantes negociações não poderia ser mais diferente: a UE quer virar a página do Brexit o mais rápido possível, portanto desta vez o inimigo não era tanto o sucesso eurocético, mas a falta de definição. Com a nova maioria, o Parlamento britânico deixará de ser um obstáculo, salvo surpresa.

Mais informações
El primer ministro Johnson comparece en Londres en la madrugada del viernes, tras conocer los resultados electorales.
Boris Johnson consegue maioria arrebatadora e tem caminho livre para aprovar Brexit
Johnson visita el West Cornwall Community en Cornualles, en finales de noviembre.
Êxodo pelo Brexit agrava a crise da saúde pública britânica

Do outro lado do Canal da Mancha, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e seu colega do Conselho, Charles Michel, deixaram claro que a Europa “está pronta para as próximas etapas”. O claro apoio a Johnson enterrou o sonho, ainda recorrente em algumas capitais, e alimentado pelo ex-presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de que o filho pródigo desfizesse as malas e recolocasse as roupas ao armário para se sentar à mesa como se nada tivesse acontecido. Outras, lideradas por Paris, só queriam por fim a um bloqueio que atrasou o Brexit quase um ano a partir da data prevista depois de três prorrogações, e consumiu o esforço e a paciência de centenas de funcionários. “Não me cabe ficar aliviada ou preocupada, mas há muito tempo defendemos que é preciso clareza. Estas eleições devem permitir que o povo britânico, o Governo e o parlamento se alinhem depois de muito tempo descoordenados”, disse a secretária de Estado francesa de Assuntos Europeus, Amélie de Montchalin, quando foram divulgados os resultados das primeiras pesquisas.

Com o veredito da democracia britânica embaixo do braço, o acordo de saída pactuado em outubro entre o Reino Unido e os 27 está pronto para entrar em vigor após a aprovação do novo Parlamento britânico. Mas enquanto uma frente se fecha, outra se abre: o período de transição em que ambas as partes devem chegar a um acordo comercial que afaste os temores de fronteiras colapsadas e empresas à beira do pânico acaba em 31 de dezembro de 2020. A incapacidade britânica para levar adiante em Westminster seus compromissos com Bruxelas devorou boa parte do tempo que deveria ter se dedicado a essas tarefas. E os prazos preocupam. Embora Johnson tenha dito que não pretende fazê-lo, Londres pode ser obrigada a solicitar uma prorrogação antes de 30 de junho se quiser que as negociações comerciais cheguem a bom porto. Caso contrário, fontes diplomáticas alertam que “é possível que se repita o precipício e volte o risco de um Brexit brutal depois do Brexit”.

Entre os especialistas predomina a ideia de que a demora será inevitável. “Pode-se dizer que a clareza da vitória conservadora é melhor para a UE do que uma pequena maioria, porque Johnson terá mais liberdade de negociação e não será refém de um pequeno grupo de extremistas brexiters. Isso facilitará, em especial, que ative a extensão do período de transição até o fim de 2022, o que agora considero muito provável”, diz Nicolas Veron, economista do Peterson Institute.

A vitória de Johnson será um dos grandes assuntos de conversa dos líderes dos 27 nos corredores durante o segundo dia da cúpula europeia nesta sexta-feira, mas também no diálogo formal, onde se espera que reafirmem seu apoio a uma retirada ordenada e a uma estreita relação futura com o Reino Unido. “Lançaremos uma mensagem forte”, antecipou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. As discussões devem definir agendas cruciais, como a cooperação judiciária, a política de defesa e a política externa, que devem ser complexas diante de um primeiro-ministro britânico fortalecido pelas urnas e com um histórico no qual a desmedida e os e excessos verbais não são estranhos.

A saída britânica trará consequências mais imediatas para as instituições comunitárias. Os 73 eurodeputados do Reino Unido deixarão suas cadeiras em fevereiro, quando o Brexit for consumado. 46 dessas cadeiras serão eliminadas, deixando o hemiciclo com 705 eurodeputados e o resto será distribuído entre vários Estados-membros, entre eles a Espanha, que passará de 54 para 59 cadeiras.

Essa será a parte pequena de efeitos colaterais muito maiores, que vão desde o buraco deixado pelo Reino Unido no orçamento comunitário como segundo maior contribuinte líquido, até o golpe para a autoestima de um clube que ninguém havia abandonado antes, cuja ferida demorará a cicatrizar. Dois sentimentos, simples, mas indiscutíveis para a maioria, pairam sobre a capital comunitária depois da esmagadora vitória de um forte defensor do Brexit como Johnson. “Para a UE o resultado é positivo porque põe fim à incerteza, mas também é negativo porque a saída do Reino Unido é uma perda”, resume André Sapir, analista do think tank Bruegel.


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_