_
_
_
_
_

Ver pornô no notebook da empresa e outros riscos inesperados do trabalho na era do Zoom

Você passa a vida adiando o inevitável, mas não há mais desculpas: para sobreviver à era do teletrabalho é preciso adotar novos hábitos de higiene digital

zoom
Coneyl Jay / Getty

Ligar a máquina de lavar roupa, enviar e-mails, pendurar a roupa. Fazer uma reunião com seu chefe no Zoom, atender o carteiro, telefonar para alguns clientes e receber sua parceira. Despi-la, atender um telefonema de alguns clientes, almoçar, ler o jornal e olhar a classificação do campeonato de futebol. Fazer exercícios. O teletrabalho tornou o deslocamento de casa para o escritório um trajeto de apenas alguns passos. Às vezes, nem isso. O pessoal e o profissional acabam tendo limites difusos, mas você deveria se esforçar para marcá-los e se comportar em casa como se estivesse no escritório. Existem motivos de peso para isso.

Comecemos pelos relacionados à tecnologia, pelos perigos de entrar em um site que não deveríamos, ter senhas roubadas, colocar o tapete vermelho para um vírus que ataque a empresa (que está longe, mas existe) ou mostrar ao mundo nosso espaço mais íntimo. Para Isaac Agudo, especialista em cibersegurança e pesquisador do NICS Lab da Universidade de Málaga (UMA), a importância da higiene digital é igual, às vezes maior, do que a pessoal. “É preciso passar para o digital ações básicas como lavar as mãos ou colocar uma máscara”, resume. Para Agudo, a medida mais simples seria usar um computador para trabalhar e outro para assuntos pessoais. Simples, sim, mas nada fácil: as grandes empresas ―e algumas de envergadura mais discreta― oferecem a seus funcionários um notebook para suas tarefas, mas outras não o fazem. Por isso existe uma série de passos que, dados um após o outro, ajudam a evitar problemas.

Mais informações
boreout
Síndrome de ‘boreout’: quando o tédio no trabalho vira um problema
pausas
Maneiras de perder tempo que são tão produtivas quanto o trabalho de escritório (ou mais)
Luxury appartments are seen from the streets of the city's biggest slum Paraisopolis after slum residents have hired a round-the-clock private medical service to fight the coronavirus disease (COVID-19), in Sao Paulo, Brazil March 30, 2020. Picture taken March 30, 2020. REUTERS/Amanda Perobelli
No pós-covid, ‘home office’ e comércio perto de casa. Nas franjas de São Paulo, essa realidade está bem distante

Alguns são de senso comum, como não colocar seu nome ou uma palavra simples como senha de rede Wi-Fi (é melhor uma complexa), e não repetir a mesma senha para todos os serviços. “Se um cibercriminoso acessar um deles, terá a porta aberta para todos os outros”, apontavam os especialistas do Hacker Day em 2015. Também é aconselhável fazer buscas na internet com o navegador no modo anônimo. Sua empresa ou sua operadora podem continuar vendo suas visitas, mas em teoria são deletados os dados que ficam armazenados em cache, a memória intermediária que guarda dados para que não sejam solicitados novamente no futuro, como quais cookies você aceita ou não.

Sem sair do capítulo do navegador, Agudo indica que é útil usar um para o trabalho e outro para todo o resto: “Os favoritos, os cookies... tudo fica separado e é muito melhor”. E é preciso manter este programa e o sistema operacional atualizados. A maioria é atualizada sozinha (ou avisa que o fará), mas vale a pena verificar. Não atualizá-lo é problemático porque os erros nos programas de computador estão sendo corrigidos e os erros de segurança, uma vez corrigidos, são tornados públicos, expostos e se conta o que faz o patch utilizado para resolvê-los com o intuito de evitar futuros problemas.

“É como uma reunião presencial”

A possibilidade de termos nossa webcam hackeada é mínima, diz Agudo, principalmente porque é pouco lucrativa e é fácil perceber que foi ativada sem nossa permissão; os ícones que nossos telefones mostram ou o fato de os LEDs colocados ao lado da lente acenderem revelam a intromissão. Para maior segurança, existem tampas específicas para essas câmeras e um método que nunca falha: colocar um Post-it por cima delas. A graça é que esse papel pode ser retirado quando a situação assim o exigir, e uma reunião é uma delas. “Assim é como se participássemos de uma reunião presencial”, diz Gema Lobillo, professora da Faculdade de Ciências da Comunicação da UMA.

A professora, que em suas aulas ensina a falar em público, ressalta que manter a câmera ligada também ajuda seus colegas de trabalho, que assim não terão dúvidas de que você está ali, ouvindo. Essa recomendação está incluída em um decálogo no qual também entram a grande importância da comunicação não verbal e a ideia de se vestir em casa da mesma maneira que se faria para ir ao escritório. “Dá segurança”, enfatiza Lobillo, que aconselha o uso de perfume, gravata, maquiagem, salto ou outros acessórios. Sim, pode ser tentador trabalhar de pijama, mas não vale a pena porque cria insegurança, ou que você se levante sem perceber e todos vejam que está de paletó e de cueca...

Também se deve cuidar do fundo da imagem; convém que seja uma parede ―sem janelas e luzes de fundo que atrapalham― e que ninguém passe por ali. Organizar a sala de trabalho para favorecer chamadas de vídeo também ajuda a evitar que ninguém, nem colegas ou chefes, possa descobrir mais sobre você do que você gostaria em função dos livros ou das fotos da estante. “Prevenir é muito importante”, destaca Lobillo, que também aposta no uso de fones de ouvido e microfones para eliminar ruídos e em cuidar da iluminação.

Em situações embaraçosas, naturalidade e diplomacia

Para a grande maioria das pessoas, mostrar os órgãos genitais ou a maneira como beija o parceiro (ou onde) não é importante no trabalho. Mas se acontecer acidentalmente durante uma reunião “você deve resolver a situação com naturalidade e diplomacia”, insiste a especialista em comunicação. Em uma situação mais comum, seus filhos podem entrar na sala gritando enquanto você está em uma reunião. Nesse caso, interrompa a reunião virtual para dizer que deve resolver um problema familiar, desconecte a câmera, resolva a situação em casa e se reconecte depois de tudo solucionado.

E se eu tiver que ficar com a câmera desligada o tempo, como ter certeza de que nada embaraçoso acontecerá? Não é recomendado, mas tampouco é impossível. “Uma empresa pode obrigá-lo a participar de reuniões e estar ativo, mas é complicado que possa obrigá-lo a ligar a câmera permanentemente”, diz Francisco José Díaz, professor da Faculdade de Relações do Trabalho e Recursos Humanos da Universidade de Granada. “Essa obrigação tem algo de violação da privacidade, porque, afinal, você está na sua casa, não no escritório”, enfatiza. E não é a mesma coisa...

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_