_
_
_
_
_

Brasil perde para os Estados Unidos e fica com a prata no vôlei feminino

A seleção brasileira não teve chances em sua terceira final olímpica contra o time norte-americano, que ganhou de 3 sets a 0

Equipe brasileira posa com a medalha de prata em Tóquio.
Equipe brasileira posa com a medalha de prata em Tóquio.YURI CORTEZ (AFP)
Diogo Magri
Mais informações
CUNHA Ana Marcela (BRA) Gold Medal during the Olympic Games Tokyo 2020, Marathon Swimming Women's 10km Final on August 4, 2021 at Odaiba Marine Park in Tokyo, Japan - Photo Takamitsu Mifune / Photo Kishimoto / DPPI
AFP7 
04/08/2021 ONLY FOR USE IN SPAIN
Ouro merecido para a baiana Ana Marcela Cunha na maratona aquática
La brasileña Rebeca Andrade
Os medalhistas do Brasil na Olimpíada de Tóquio 2020

Depois de duas medalhas de ouro, a terceira final olímpica da seleção brasileira no vôlei feminino termina com uma medalha de prata. Ao contrário do que aconteceu em Pequim 2008 e Londres 2012, o Brasil perdeu para os Estados Unidos na decisão e ficou com o vice nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Apesar de não ser considerado favorito à vitória, o time treinado por José Roberto Guimarães não teve chances contra as norte-americanas. A contundente derrota foi por 3 sets a 0, com parciais de 25-21, 25-20 e 25-14. Esta medalha de prata faz o Brasil encerrar a Olimpíada com 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes, além da 12ª posição na classificação geral —a melhor da história, que vem acompanhada do recorde de medalhas conquistadas numa edição, com 21.

A seleção de Guimarães não chegou a Tóquio sequer bem cotada para chegar na final, mas se deu bem numa competição marcada por surpresas. A maior delas foi a eliminação da China, maior candidata ao ouro, já na fase de grupos. A Coreia do Sul também chegou inesperadamente entre as quatro melhores. De qualquer forma, o Brasil cumpriu seu papel com uma campanha perfeita até a decisão. Na primeira fase, venceu Coreia (3 a 0), República Dominicana (3 a 2), Japão (3 a 0), Sérvia (3 a 1) e Quênia (3 a 0). Num jogaço contra as russas, fez 3 a 1 de virada e passou para as semifinais, onde voltou a enfrentar as sul-coreanas e fez outro 3 a 0. A seleção chegou à decisão com sete vitórias em sete jogos e apenas quatro sets perdidos.

Mas os Estados Unidos seriam o adversário mais difícil do Brasil. E, num jogo onde a seleção precisaria ser perfeita para ter alguma chance, o que se viu foi um time com desempenho abaixo do já visto nesta edição dos Jogos. A má apresentação somada a um jogo excelente das rivais resultaram na vitória norte-americana em 1h20, um tempo considerado rápido para uma partida de vôlei. As brasileiras tentaram resistir nos dois primeiros sets, quando perderam por 25 a 21 e 25 a 20, mas se entregaram assim que os EUA voltaram a abrir uma vantagem considerável no terceiro, que terminou em 25 a 14. Foi o primeiro ouro da história do vôlei feminino dos Estados Unidos. Completando o pódio, o Comitê Olímpico Russo ficou com o bronze.

Apesar da frustração na final, a campanha de prata do Brasil colocou em destaque várias jogadoras. A começar pela líbero Camila Brait, responsável pelas melhores defesas e recepções da equipe. A levantadora Macris se machucou na primeira fase, viu Roberta assumir o papel e corresponder, mas voltou a tempo de brilhar nas quartas e semifinal. Foram as duas que ergueram bolas para cortes de Fernanda Garay, Carol Gattaz, Gabi e Rosamaria durante os jogos que valeram vaga na final. As duas primeiras foram as maiores referências em quadra: Garay, aos 35 anos, e Gattaz, aos 40 anos —que se torna a atleta brasileira mais velha a ganhar uma medalha olímpica. Brait, Garay e Gattaz já confirmaram que não voltarão a defender a seleção brasileira de vôlei após esta prata. “Encerro essa jornada com a seleção muito orgulhosa do que a gente fez”, resumiu Fernanda Garay.

Carolana, Bia, Natália e Ana Cristina completam o elenco vice-campeão olímpico. Quem não vai receber a medalha, apesar de ter jogado, é a oposta Tandara. Horas antes da semifinal, ela recebeu uma suspensão provisória por um exame que viola as regras de antidopagem no esporte. O resultado veio de um teste feito no início de julho, quando a seleção ainda se preparava no Rio de Janeiro. Tandara deixou a Vila Olímpica imediatamente e disse que não se pronunciaria até a conclusão do caso.

A medalha de prata não deixa de premiar novamente o trabalho do treinador José Roberto Guimarães. Aos 67 anos, ele conquista sua quarta medalha. Já tinha um ouro com a seleção masculina (1992) e dois ouros com a feminina (2008 e 2012). Voltando ao pódio, ele supera o trauma de cinco anos atrás, quando o Brasil foi eliminado nas quartas do vôlei feminino jogando em casa. “Acho que a medalha de prata, para mim, vem coroar um esforço e uma superação muito grande de um ciclo que foi muito difícil. O mais difícil que eu tive”, disse ele. Neste ciclo, ele se destacou principalmente por saber a hora de apostar em renovações, como Gabi e Rosamaria, e de insistir em nomes experientes, como Garay e Gattaz. Foi posto a prova em Tóquio e deu certo, o que indica os caminhos para melhorar até 2024.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_