_
_
_
_
_

Brasil se confirma como ‘fábrica de skatistas’ e Pedro Barros fatura a prata no skate ‘park’ em Tóquio

Catarinense de 26 anos é o terceiro skatista brasileiro a subir ao pódio no Centro de Esportes Urbanos de Ariake, após duas pratas no skate ‘street’

Pedro Barros, 26 anos, conquista a medalha de prata para o Brasil no skate 'park' nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nesta quinta-feira.
Pedro Barros, 26 anos, conquista a medalha de prata para o Brasil no skate 'park' nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nesta quinta-feira.DPA vía Europa Press (Europa Press)
Mais informações
Silver medal winner Rayssa Leal of Brazil holds her medal after winning the women's street skateboarding finals at the 2020 Summer Olympics, Monday, July 26, 2021, in Tokyo, Japan. (AP Photo/Ben Curtis)
A mágica de Rayssa Leal garante ao Brasil mais uma medalha de prata na Olimpíada de Tóquio 2020
Tokyo 2020 Olympics - Open Water Swimming - Women's 10km - Final - Odaiba Marine Park - Tokyo, Japan - August 4, 2021. Ana Marcela Cunha of Brazil celebrates winning gold after the race. REUTERS/Leonhard Foeger
Ouro merecido para a baiana Ana Marcela Cunha na maratona aquática da Olimpíada de Tóquio
Britain's Sky Brown competes in the women's park final during the Tokyo 2020 Olympic Games at Ariake Sports Park Skateboarding in Tokyo on August 04, 2021. (Photo by Lionel BONAVENTURE / AFP)
Sky Brown, a garota que fraturou o crânio e agora voa no skate em Tóquio

Pedro Barros levou o skate brasileiro de volta ao pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta quinta-feira, 5 de agosto. O skatista catarinense conquistou a medalha de prata na modalidade skate park, disputada no Centro de Esportes Urbanos de Ariake, e consolidou o Brasil como uma potência sobre rodinhas. A vitória de Barros ocorre dias após Kelvin Hoefler e Rayssa Leal levarem a prata na modalidade skate street. Esta foi a 16ª medalha do Brasil nesta Olimpíada, mas o país avançou às finais do futebol masculino e em duas modalidades do boxe e, assim, tem mais três medalhas garantidas.

Aos 26 anos, Pedro Barros celebrou a medalha de prata com um discurso de amor e respeito e palavras de motivação às gerações de skatistas que devem surgir a partir do feito histórico dos atletas brasileiros em Tóquio. “A gente vem lutando por isso a vida inteira, sempre rodeado de pessoas maravilhosas que lutaram muito pra fazer minha vida melhor. Essa história do park, nas Olimpíadas, minha história, é só um exemplo para o povo brasileiro, que está na nossa mão. Podemos fazer do nosso país um lugar melhor através do amor e do respeito. A gente pode cair várias vezes no chão, mas a missão é ver um amanhã melhor”, disse em entrevista à SporTV, emocionado.

Os também brasileiros Luiz Francisco (3º no ranking mundial), 20 anos, e Pedro Quintas (10º no ranking mundial da modalidade), 19 anos, terminaram a disputa em quarto e oitavo lugar, respectivamente. O australiano Keegan Palmer terminou em primeiro lugar e garantiu o ouro no skate park, e o norte-americano Cory Juneau completou o pódio com o bronze.

A paixão pelo skate veio ainda na infância. Com apenas três anos e por influência do pai, André, que também é skatista, Pedro Barros começou a fazer suas primeiras manobras. Skate o surf, muito populares em sua Florianópolis (SC) natal, tornaram-se suas grandes paixões.

Pedro Barros disputa a final do skate park.
Pedro Barros disputa a final do skate park. LOIC VENANCE (AFP)

O skatista começou a despontar no cenário mundial com apenas 14 anos, quando ficou em terceiro lugar no X Games de Los Angeles, em 2009. Em 2013, comemorou o tetracampeonato mundial na modalidade bowl e, um ano depois, festejou outro tetra no Red Bull Skate Generation. Desde 2016, quando o skate foi aprovado para integrar as Olimpíadas, ele já acumulou 12 títulos, entre eles o Campeonato Mundial de skate park em Nanjing, na China, em 2018, mesmo ano em que ganhou o prêmio do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) de melhor skatista do ano. Pedro Barros é considerado por muitos o sucessor de Bob Burnquist e Sandro Dias, o Mineirinho, e ocupa o quarto lugar no ranking mundial.

Diferentemente do skate street ―modalidade na qual Rayssa Leal e Kelvin Hoefler também faturaram as medalhas de prata― que conta com elementos de rua como corrimãos e escadas, o park é um espécie de bacia de concreto. A modalidade é um derivado do formato skate radical, movimento que nasceu nos anos sessenta nos Estados Unidos, quando as piscinas das residências tinham bordas arredondas. Nessa modalidade, não há tantas flexões e há mais chances de quedas.

Três atletas brasileiras também representaram o Brasil no skate park feminino na Olimpíada de Tóquio: Dora Varella e Yndiara Asp, que avançaram a final e terminaram na 7ª e 8ª colocação, e Isadora Pacheco, que terminou em 10º e ficou fora da final.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_