_
_
_
_
_

Tufão Nepartak ameaça os Jogos de Tóquio

A organização altera os horários do remo e do arco e flecha e antecipa as finais do surfe por causa das trombas d’água e ventos de até 125 quilômetros por hora que assombram a capital japonesa nesta terça

Juegos Olimpicos 2021
Uma das provas de vela durante o tempo nublado em Tóquio.CJ GUNTHER (EFE)
Alejandro Ciriza
Mais informações
Silver medal winner Rayssa Leal of Brazil holds her medal after winning the women's street skateboarding finals at the 2020 Summer Olympics, Monday, July 26, 2021, in Tokyo, Japan. (AP Photo/Ben Curtis)
A mágica de Rayssa Leal garante ao Brasil mais uma medalha de prata na Olimpíada de Tóquio 2020
USA's Simone Biles prepares to compete in the artistic gymnastics vault event of the women's qualification during the Tokyo 2020 Olympic Games at the Ariake Gymnastics Centre in Tokyo on July 25, 2021. (Photo by Lionel BONAVENTURE / AFP)
Sexualização ou empoderamento? A patrulha de como as atletas se vestem volta aos Jogos Olímpicos
Brazil's Italo Ferreira, left, and Gabriel Medina leave after a training session at the 2020 Summer Olympics, Friday, July 23, 2021, at Tsurigasaki beach in Ichinomiya, Japan. (AP Photo/Francisco Seco)
Surfe estreia na Olimpíada e Brasil entra como potência mundial, com Gabriel Medina e Ítalo Ferreira

Depois de vencer Qiang Wang por 6x3 e 6x0, abrindo assim um dia frutífero em que 5 dos 6 representantes espanhóis conseguiram a passagem para as oitavas na competição de tênis, Garbiñe Muguruza tinha dúvidas: “Mas o que é exatamente um tufão? Algum tipo de tornado, chuvas muito fortes ou um pouco de tudo?”. O espanhol se referia ao assunto do dia, pois nesta segunda-feira o céu celestial de Tóquio foi adquirindo um tom acinzentado e a cidade escureceu. Era o preâmbulo, nem mais nem menos, do que a previsão do tempo prevê e ainda está por vir: o Nepartak visitará os Jogos.

Depois de uma semana de calor intenso e um alto nível de umidade que tem incomodado alguns atletas que competem ao ar livre, como os tenistas, a capital japonesa receberá nesta terça-feira um tufão —o oitavo da temporada no Pacífico— que ameaça algumas modalidades e inquieta os organizadores, apesar de nesta segunda-feira o porta-voz do evento olímpico, Masa Takaya, ter enviado uma mensagem tranquilizadora aos atletas, garantindo que haverá tempestades e ventos, mas, na realidade, não será algo extremo: “Eu não me preocuparia muito, mas devemos tomar precauções”.

Takaya destacou que o fenômeno meteorológico é classificado no país asiático como um tufão, mas que, pelos padrões dos EUA, seria uma tempestade tropical de categoria 3, em uma escala de 5. De todo modo, espera-se muita água —mais de 150 milímetros na região central de Tohoku e Kanto, onde fica Tóquio— e rajadas de mais de 125 quilômetros por hora. Por isso, há alguns dias a organização está avaliando até que ponto o Nepartak pode afetar o desenrolar do programa esportivo.

“A previsão é que toque terra no leste do Japão. O Comitê Organizador da Tóquio 2020 está trabalhando com o Comitê Olímpico Internacional (COI), as federações internacionais e os órgãos competentes para garantir que os processos e planos estabelecidos sejam acionados para responder a qualquer intempérie, caso seja necessário”, informaram os responsáveis pelo evento, que decidiram modificar os horários das competições de remo e de arco e flecha, e anteciparam as finais do surfe do dia 28 para o 27 por causa da arrebentação.

Da mesma forma, comunicaram que não estão previstas mais alterações nas provas marcadas para esta terça-feira e que pretendem sobretudo “garantir a segurança de todos os participantes”. Contudo, dependendo da agressividade do tufão, poderão ocorrer alterações em algumas modalidades, principalmente as aquáticas (triatlo feminino) ou o tênis, embora a quadra principal do Ariake Tennis Park tenha uma cobertura retrátil que permita, independentemente do que aconteça, que a atividade não pare completamente.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_