_
_
_
_
_

Richarlison conduz vitória do Brasil sobre a Alemanha em estreia olímpica

Em reedição da final na Rio 2016, os brasileiros venceram por 4 a 2 com três gols do camisa 10. O jogo marca o início da caminhada de uma seleção que, com Daniel Alves e nova geração, chega favorita ao bicampeonato em Tóquio

Richarlison celebra com Antony e Daniel Alves o gol do Brasil.
Richarlison celebra com Antony e Daniel Alves o gol do Brasil.DANIEL LEAL-OLIVAS (AFP)
Diogo Magri
Mais informações
The National Stadium, the main venue of the Tokyo 2020 Olympic Games, is photographed from Shibuya Sky observation deck in Tokyo, Japan, July 19, 2021.   REUTERS/Kai Pfaffenbach
Qual é o efeito econômico de ser sede olímpica?
Vinicius Junior em ação pela seleção em 2020.
Vinicius Junior, a renovação da seleção brasileira que não teve chances na Copa América
Mano Menezes
“Hoje já não existe o típico talento brasileiro”

O choro de Neymar após acertar o pênalti que valeu o ouro no futebol masculino para o Brasil, na Olimpíada de 2016, representou o fim do jejum de 116 anos sem que o time de futebol mais famoso do mundo conseguisse chegar ao lugar mais alto do pódio. O peso da medalha é explicado pela própria presença do camisa 10, que já era uma das estrelas do Barcelona, em um torneio feito para jogadores com menos de 23 anos. O ouro olímpico no Maracanã tira o peso por uma medalha nos Jogos de Tóquio, mas não o favoritismo —com uma seleção recheada de atletas que são destaques em clubes brasileiros e europeus, o Brasil chega ao Japão como candidato ao bicampeonato no futebol masculino. Prova disso foi o primeiro tempo da seleção contra a Alemanha, nesta quinta (22), quando Richarlison marcou três vezes em 30 minutos na estreia em Yokohama. Depois, Matheus Cunha desperdiçou um pênalti que transformaria a vitória em goleada antes dos alemães reagirem com dois gols no segundo tempo. Com um jogador a mais após a expulsão de Arnold, o Brasil fechou o placar em 4 a 2 no fim da partida com um golaço de Paulinho e largou na frente em seu grupo.

O Brasil de Jardine entrou em campo com Santos; Daniel Alves, Nino, Diego Carlos e Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães, Claudinho e Antony; Richarlison e Matheus Cunha. Malcom, Reinier e Paulinho entraram ao longo do segundo tempo. Depois de bater os alemães na reedição da final olímpica de 2016, os brasileiros ainda encaram a Costa do Marfim e a Arábia Saudita na primeira fase. No jogo entre os dois, os marfinenses venceram por 2 a 1 —e encaram o Brasil no próximo domingo, 25 de julho, às 5h (horário de Brasília).

O futebol masculino conserva uma regra nas Olimpíadas que o difere dos outros esportes: só é permitida a inscrição de três atletas com mais de 23 anos entre os convocados. Por conta do adiamento de um ano dos Jogos de Tóquio, a regra foi alterada de 23 para 24 anos, mas somente para esta edição. Nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016, a obsessão pela conquista fez com que a CBF convocasse Neymar e Renato Augusto, titulares da seleção principal, além do goleiro Weverton, como “maiores de idade”. Desta vez, entraram para a lista três nomes menos badalados: Daniel Alves na lateral, o zagueiro Diego Carlos, do Sevilla, e o goleiro Santos, do Athletico-PR. Alves traz a experiência como titular da equipe de Tite.

Se dependesse do treinador, André Jardine, a lista teria nomes do calibre de Marquinhos e Neymar do PSG. No entanto, entra aí outra peculiaridade do futebol masculino olímpico: por não ter a chancela da FIFA, as Olimpíadas não entram no calendário oficial da entidade e, por isso, os clubes de futebol não são obrigados a liberarem os jogadores convocados. Somando isso à data dos Jogos, que coincide com o início da temporada do futebol europeu, explicam-se as recusas não só do PSG, como do Real Madrid, com Vinicius Junior e Rodrygo.

Mesmo no Brasil, o Flamengo peitou a CBF e barrou a convocação do atacante Pedro, que queria defender o time brasileiro no Japão. Richarlison, por sua vez, conseguiu negociar pessoalmente com o dono do seu time, o Everton FC da Inglaterra, sua liberação para viajar a Tóquio. O jogador foi um dos que disputou a Copa América com a seleção brasileira.

Esses remendos resultam em uma seleção brasileira menos conhecida. O atacante Everton e Douglas são os únicos que estiveram na Copa América, mas os olhos devem estar voltados para a dupla de meias formada por Guimarães e Claudinho: o primeiro é um dos destaques do futebol francês, enquanto o segundo foi eleito o melhor jogador do campeonato brasileiro de 2020.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

André Jardine, gaúcho de 41 anos, que trilhou uma carreira de sucesso no futebol de base em times, como Grêmio e São Paulo, lidera o projeto olímpico do futebol masculino. Em dois anos, foram 11 vitórias em 14 jogos para o treinador, mas com uma mancha recente: a seleção foi derrotada por Cabo Verde (2 a 1) num amistoso em 5 de junho, que ligou a luz amarela na preparação olímpica.

No papel, a adversária mais forte parece ser a Espanha, que conta com alguns jogadores com presença frequente na seleção principal: casos do goleiro Unai Simón, dos zagueiros Eric García e Pau Torres, do meia Pedri e dos atacantes Dani Olmo e Asensio —todos disputaram a Eurocopa, onde os espanhóis perderam nas semifinais para a campeã Itália. No entanto, a Espanha estreou com um decepcionante empate por 0 a 0 contra o Egito. Por ora, o jovem elenco brasileiro traz a esperança de que alguém possa despontar como alternativa para rejuvenescer também o Brasil de Tite, que terminou recentemente com o vice-campeonato sul-americano.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_