_
_
_
_
_

Copa América será disputada no Brasil em meio à pressão da terceira onda da pandemia

Conmebol mantém as datas de início e término do torneio de seleções sul-americano e promete novo calendário de jogos para as próximas horas. Confederação agradeceu a “Bolsonaro e sua equipe”

O ex-jogador Juninho Paulista carrega o troféu da Copa América durante a presentação da edição de 2020, adiada pela pandemia.
O ex-jogador Juninho Paulista carrega o troféu da Copa América durante a presentação da edição de 2020, adiada pela pandemia.JUAN BARRETO (AFP)
Buenos Aires / São Paulo -
Mais informações
Protestas en Colombia
Presidente da Colômbia militariza Cali e oito departamentos depois de mais um dia de violência
Empleados de la salud marchan con antorchas en Buenos Aires exigiendo mejores condiciones de trabajo
Argentina decreta confinamento de nove dias para evitar colapso nos hospitais
Copa América
Órfã de suas duas sedes, Copa América cai no limbo

A Copa América será disputada no Brasil, o país onde a situação da pandemia de coronavírus é mais crítica. Após a renúncia de Colômbia e Argentina, que dividiriam o torneio como sedes, a Conmebol anunciou nesta segunda-feira, a menos de duas semanas do início do torneio, que o Brasil se encarregará de sediar a partir de 13 de junho “o torneio de seleções mais antigo do mundo“. É uma decisão emergencial bastante surpreendente, dada a grave situação da crise sanitária brasileira, que está a beira de passar por uma terceira onda, ainda mais grave, segundo especialistas.

Primeiro foi a Colômbia que decidiu se retirar, devido às convulsões sociais por que o país passa. A Argentina, apesar de passar pelo momento mais difícil da pandemia e estar em total confinamento, disse na semana passada que estava em condições de sediar o torneio sozinha. O presidente Alberto Fernández conversou com as lideranças da Conmebol e deu garantias. Mas, no domingo, o ministro do Interior, Eduardo “Wado” de Pedro, disse durante uma entrevista para a televisão que achava “muito difícil” sediar o torneio. A Conmebol anunciou onze minutos depois que o torneio não seria disputado na Argentina.

A retirada da Argentina, que não se concretizou porque foi a Conmebol quem tomou a decisão ante os sinais de Buenos Aires, foi precedida de fortes tensões políticas. O ex-presidente Mauricio Macri, atual presidente da Fundação FIFA, descreveu como “incoerente” o fato de a Argentina, em situação crítica, sediar a Copa América. Na Conmebol, Macri foi rotulado de “ignorante” e “malicioso”.

Mas o setor Kirchner da coalizão governista também não queria a Copa América. Desde o Governo da província de Buenos Aires, reduto do kirchnerismo, os riscos do torneio foram destacados repetidamente. Alguns jogadores de futebol, como os uruguaios Luis Suárez e Edinson Cavani, exigiram diretamente o cancelamento. Foi o presidente Alberto Fernández quem insistiu que a Argentina fosse o único palco, até que o peso dos números (com 30.000 infecções por dia em média e 348 mortes no domingo) e da realidade (as competições argentinas foram suspensas por duas semanas) o obrigou a desistir.

“A Conmebol informa que pelas atuais circunstâncias decidiu suspender a organização da Copa América na Argentina”, disse em comunicado. A noite de domingo para segunda-feira foi farta de telefonemas. Chile e Paraguai (onde fica a sede da Conmebol) pareciam as alternativas mais prováveis, caso não fosse decidido cancelar a competição. Por fim, porém, a confederação sul-americana de futebol optou pelo Brasil, país que já sofreu mais de 460.000 mortes por covid-19 e que nas primeiras semanas de maio registrou em torno de 4.000 mortes diárias.

Ainda que a média de óbitos pela doença tenha caído nas últimas semanas para quase 2.000, o país confirmou a chegada da cepa indiana a seu território, diante de um precário controle de fronteiras. E especialistas temem que, diante da baixa incidência de imunização —apenas 10% da população recebeu as duas doses da vacina— o país se torne um celeiro para novas variantes, ainda mais agressivas. A previsão de epidemiologistas é que os meses de junho e julho serão de piora na realidade sanitária do país, justo no período em que se disputará a Copa América, que trará atletas que circulam em diversas partes do mundo. Enquanto em muitos Estados não há vacinas sequer para grupos prioritários, como gestantes, a Conmebol disponibilizou 5.000 doses de imunizantes para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vacinar atletas e delegações de clubes e seleção brasileira.


Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui


Para deixar o componente político da decisão bem claro, a Conmebol fez questão de prestar deferência ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. “A CONMEBOL agradece ao presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, assim como à Confederação Brasileira de Futebol”, publicou o perfil da confederação no Twitter, destacando que “o melhor futebol do mundo levará alegria e paixão a milhões de sul-americanos”. Bolsonaro é criticado pelos opositores no Brasil por não demonstrar muita compaixão pelas vítimas do novo coronavírus. Neste fim de semana, foi alvo da maior manifestação realizada no país durante a pandemia, muito por conta da forma como seu Governo tem administrado a crise de saúde.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_