_
_
_
_
_

Sorteio define Bayern x PSG, última final europeia, nas quartas da Champions League

Manchester City x Borussia Dortmund, Porto x Chelsea e Real Madrid x Liverpool são os outros confrontos da fase decisiva, marcada para acontecer entre os dias 6 e 14 de abril

Os confrontos das quartas da Liga dos Campeões.
Os confrontos das quartas da Liga dos Campeões.Valentin Flauraud / UEFA HANDOUT (EFE)
Diogo Magri
Mais informações
Vinicius ante el Atalanta
Vinicius Junior: “O drible é mais fácil do que o gol”
Robert Lewandowski of Bayern Munich during the UEFA Champions League, round of 16, 2nd leg football match between Bayern Munich and SS Lazio on March 17, 2021 at Allianz Arena in Munich, Germany - Photo Lennart Preiss / Witters / firo sportphoto / DPPI
AFP7 
17/03/2021 ONLY FOR USE IN SPAIN
Lewandowski, o melhor jogador para a FIFA, com números recordes no ano da pandemia

O sorteio das quartas de final da UEFA Champions League, realizado na manhã desta sexta-feira (19), definiu os confrontos da fase decisiva do maior torneio entre clubes do mundo. Entre os destaques, a reedição da última final da Liga dos Campeões, entre Bayern e PSG, além do reencontro entre dois dos maiores campeões e finalistas em 2018, Real Madrid e Liverpool. Os jogos de ida estão marcados para 6 e 7 de abril, enquanto as jornadas de volta ficam para 13 e 14 de abril.

Confira os jogos, com o time da esquerda abrindo o confronto em seu estádio:

Manchester City x Borussia Dortmund

Bayern de Munique x PSG

Porto x Chelsea

Real Madrid x Liverpool

No mesmo evento, que contou com a presença do secretário-geral da UEFA, Giorgio Marchetti, e com o embaixador da final marcada para 19 de maio no estádio Olímpico de Istambul, o ex-jogador turco Hamit Altintop, também já definiu o chaveamento das semifinais. O vencedor de City x Dortmund enfrenta o ganhador de Bayern x Paris, enquanto o outro confronto é entre quem passar de Porto x Chelsea e Real x Liverpool. As semifinais acontecerão entre os dias 27 de abril e 5 de maio. Por questões burocráticas, também foi definido que o finalista que sair do lado da chave de Manchester, Borussia, PSG e Bayern será o mandante na final de jogo único e estáido neutro.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Gigantes se enfrentam, mas sem Cristiano e Messi

Pela primeira vez desde 2005, os maiores expoentes do futebol mundial no século não estarão presentes nas quartas de final da Champions League. Cristiano Ronaldo e Messi, que somados têm nove títulos europeus nesses últimos 16 anos, caíram no primeiro mata-mata da edição 2020-21. A Juventus de Cristiano foi eliminada na prorrogação, em Turim, para o Porto, a grande surpresa entre os oito melhores times do torneio. O Barcelona de Messi, por outro lado, foi goleado pelo PSG em casa (4 a 1) com show de Mbappé e não conseguiu reverter o resultado na França.

Com as duas estrelas caminhando para a parte final da carreira, a atual edição da Champions pode marcar a passagem de bastão na hegemonia do esporte. Além de Mbappé, que não precisou da ajuda de Neymar para golear o Barça e já tem uma Copa do Mundo no currículo, a edição consolida o crescimento de Erling Haaland, do Borussia Dortmund, um atacante norueguês de 20 anos que desponta como um dos maiores craques do continente. Haaland decidiu o confronto contra o Sevilla e agora enfrenta o Manchester City, do treinador Pep Guardiola, do brasileiro Gabriel Jesus e da estrela belga Kevin De Bruyne, que buscam um inédito título europeu para a equipe inglesa.

Por conta de uma lesão no músculo adutor da coxa, Neymar não esteve presente nas oitavas de final contra seu ex-clube. Tudo aponta, no entanto, que o brasileiro se recuperará a tempo de enfrentar o Bayern de Munique nas quartas. O jogo é a reedição da última final da Champions, quando alemães e franceses se enfrentaram em Lisboa. Neymar e Mbappé tinham a expectativa de dar o inédito título ao clube enriquecido pelo dinheiro catari, mas um gol de Comán fechou a sexta conquista ao Bayern —e Lewandowski, artilheiro polonês do time alemão, acabou com o prêmio de melhor jogador do mundo na temporada. O Paris ficou, também, no lado considerado mais difícil da chave. Se quiser repetir a campanha do ano passado, precisará passar não só pelo time de Lewandowski, mas também o vencedor do duelo entre Haaland e Gabriel Jesus.

Por fim, o último confronto também reedita uma final europeia, mas de 2018. Na oportunidade, o Real Madrid contou com gols de Benzema e Bale para vencer o Liverpool e levantar sua 13ª conquista do torneio. Os ingleses, no entanto, voltaram mais fortes no ano seguinte e se tornaram hexacampeões. Hoje, dá para dizer que ambos não vivem um momento tão bom quanto há três anos. Mal no campeonato inglês, o time de Klopp, que passou pelo Red Bull Leipzig nas oitavas, aposta nos brasileiros Alisson, Fabinho e Roberto Firmino, além da dupla de ataque Mohamed Salah e Sadio Mané. Já o de Zidane, que venceu a Atalanta mas também não encanta na temporada, tem a espinha dorsal do seu time formada por Sergio Ramos, Casemiro e Benzema, além das esperanças brasileiras Vinicius Junior e Rodrygo para o ataque.

As restrições impostas para viagens internacionais em alguns países europeus por conta da pandemia do novo coronavírus impediram o tradicional protocolo nas oitavas, quando acontece um jogo no estádio de cada time. Liverpool e Leipzig, por exemplo, jogaram ambas as partidas na Hungria, ao invés de Inglaterra e Alemanha. Por enquanto, nenhuma restrição do tipo está prevista para os confrontos das quartas.

Liga Europa

No mesmo dia, foram sorteados também os jogos das quartas de final da Europa League, a segunda maior competição entre os clubes do continente. Com destaque para os ingleses, que são favoritos, o torneio terá o espanhol Granada contra Manchester United; Arsenal x Slavia Praga; o holandês Ajax enfrentando os italianos da Roma; e o Dinamo Zagreb, da Croácia, jogando contra o Villarreal, da Espanha. A fase acontece nos dias 8 e 15 de abril.


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_