O pensador Ivan Krastev, em sua casa, em Viena.

Ivan Krastev: “Os russos acham que o mundo os engana, por isso se sentem com o direito de enganar”

Pensador búlgaro é uma referência do pensamento europeu e liberal adaptado ao século XXI. Ele acredita que essa opção aberta entrou em crise por causa de um certo doutrinamento, mas que sua pluralidade de visões prevalecerá. Moderou seu pessimismo sobre a UE pela sua atitude na emergência sanitária. Mas considera que a pandemia mudará as relações no mundo.

O jornalista e biógrafo Walter Isaacson, em sua casa de Nova Orleans, onde nasceu e mora.

Walter Isaacson: “As redes sociais dinamitaram a democracia”

Chefiou a CNN e é presidente do Instituto Aspen. Mas Walter Isaacson é, sobretudo, um jornalista da velha escola que se transformou em biógrafo de sucesso com seus livros sobre Albert Einstein, Steve Jobs e Leonardo da Vinci. A prêmio Nobel de Química Jennifer Doudna é o personagem central de ‘The Code Breaker’ e, segundo ele, a artífice de descobertas que influenciarão decisivamente em nossas vidas.

Atmosfera no clube Barby, uma sala de espetáculos no bairro de Florentin, em Tel Aviv, durante o show do cantor e compositor de hip-hop Atar Meiner.
Pandemia de coronavírus

Minha vida em um país vacinado

Viver em Israel é neste momento a coisa mais parecida com saborear um futuro que se assemelha à antiga normalidade, anterior à pandemia. O correspondente do EL PAÍS visita os cenários deste novo encontro social, acessíveis apenas com o salvo-conduto da vacina. Um dilema ético no Estado mais avançado do planeta em imunização, onde a covid-19 está encurralada. Por enquanto

newsletters

Receba o boletim diário do EL PAÍS Brasil