_
_
_
_
_

6 bilhões a menos para Zuckerberg pelo apagão no Facebook, Instagram e WhatsApp

Enquanto bilhões de pessoas ficaram sem ter como se comunicar, redes como Telegram e Signal ganharam milhões de usuários nesta segunda

Cristina Galindo
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.

A fortuna pessoal de Mark Zuckerberg caiu mais de 6 bilhões de dólares na segunda-feira em poucas horas, e passou do quarto para o quinto lugar na lista dos mais ricos do mundo, segundo dados da Bloomberg. Isso ocorreu depois que a rede Facebook e seu serviços de Messenger, Instagram e WhatsApp sofreram uma queda de quase seis horas que deixou seus 3,5 bilhões de usuários impossibilitados de enviar mensagens e publicar nessas redes sociais.

A venda massiva de ações do Facebook, que se traduziu em uma perda de 4,9% na bolsa de valores, se espalhou entre as grandes empresas de tecnologia. Google, Apple e Amazon caíram entre 2% e quase 3% durante a sessão da Nasdaq. O índice que reúne as maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos fechou o dia com queda de 2%.

As últimas três semanas foram difíceis para o Facebook. Não só pelo apagão, um dos maiores segundo especialistas, mas também pelos documentos internos da empresa que o The Wall Street Journal publica nestes dias, nos quais é revelado como a prioridade do lucro está à frente do interesse público. A engenheira que vazou esses arquivos para o jornal, Frances Haugen, mostrou sua cara numa entrevista à CBS na noite de domingo. Haugen falou de “constantes conflitos de interesse entre o que é bom para o público e o que é bom para o Facebook”, em que a tecnologia “sempre optou por otimizar seu próprio benefício”. Desde meados de setembro, a empresa perdeu 13% de seu valor na bolsa.

Os 6 bilhões de dólares que evaporaram da fortuna de Zuckerberg na segunda-feira deixaram um patrimônio de 121,6 bilhões dólares, atrás de Elon Musk, Jeff Bezos, Bernard Arnault e Bill Gates. E as perdas podem aumentar nesta terça-feira, quando Haugen deve testemunhar perante o Senado dos EUA.

O apagão foi um golpe para o Facebook e expôs o quanto o mundo depende de uma empresa tão questionada para garantir sua comunicação em tempo real, mas também teve efeitos positivos na concorrência. O Twitter teve um dos mais altos níveis de atividade de sua história. Mesmo os responsáveis pelo Facebook tiveram que usar essa rede social para anunciar que estavam começando a recuperar a atividade. “Para a grande comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito”, eles tuitaram.

Milhões de usuários se inscreveram no sistema de mensagens Signal, que Edward Snowden apoia, informou a empresa no Twitter. E o aplicativo de mensagens instantâneas Telegram estava entre os aplicativos mais baixados nos Estados Unidos, de acordo com a Bloomberg.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_