_
_
_
_
_

Em um ano, mais de 8 milhões de brasileiros perderam seus empregos

Fila de desemprego já tem 14,3 milhões de brasileiros e taxa é recorde para período. Número de desalentados, as pessoas que desistiram de econtrar trabalho, é o maior desde 2012

Ambulantes na 25 de Março, escapando da fiscalização das medidas restritivas.
Ambulantes na 25 de Março, escapando da fiscalização das medidas restritivas.Toni Pires

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,2% no trimestre encerrado em janeiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na manhã desta quarta-feira. É a maior já registrada para o trimestre desde 2012, quando foi iniciada a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua). Ao todo, 14,3 milhões de brasileiros estavam sem um posto de trabalho no início deste ano. Janeiro foi o primeiro mês após o fim do auxílio emergencial dado pelo Governo à população mais vulnerável. Embora a taxa de desocupação tenha ficado estável frente ao trimestre anterior, no contraste com o mesmo período do ano passado, ela subiu. Em janeiro de 2020, antes da pandemia de covid-19, quando o mercado de trabalho ainda não havia sido fortemente impactado pela crise sanitária, estava em 11,2%. Em um ano, 8,1 milhões de pessoas perderam o emprego, uma queda de 8,6% na população ocupada do país.

Mais informações
david
“Toda semana os produtos ficam mais caros e corto a lista”: viver com o pior salário mínimo em 15 anos
Camila Costa (E) está trabalhando como temporária desde de dezembro na equipe de Recursos Humanos, coordenada por Ariana Lima (D).
Contratação de temporários cresce e vira alternativa em tempos de incertezas com a pandemia
Una mujer acomoda frutas en su puesto del mercado en Corabastos en Bogotá, Colombia.
Pandemia faz condições trabalhistas das mulheres recuarem uma década na América Latina

Mesmo com desemprego elevado, a população ocupada avançou no trimestre, chegando a 86 milhões de pessoas. São 1,7 milhão de brasileiros a mais que os que tinham emprego até outubro. Essa alta de 2% foi puxado principalmente pela informalidade, segundo o levantamento. “Esse crescimento ainda tem influência do fim de ano, já que novembro e dezembro foram meses de crescimentos importantes”, explica a analista da pesquisa, Adriana Beringuy. Com o aumento, o nível de ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, ficou em 48,7%. O IBGE considera como desempregado apenas os trabalhadores que efetivamente procuraram emprego nos últimos 30 dias anteriores à realização da pesquisa.

O número de empregados sem carteira assinada no setor privado subiu 3,6% (339.000 pessoas), os trabalhadores por conta própria sem CNPJ aumentaram em 4,8% (826.000) e os trabalhadores domésticos sem carteira, cresceram 5,2%. “O trabalhador por conta própria e o empregado no setor privado sem carteira permanecem sendo aqueles que estão contribuindo mais para o crescimento da ocupação no país”, diz Beringuy. Com isso, a taxa de informalidade no trimestre encerrado em janeiro foi de 39,7%.

Número de desalentados bate recorde

O número de desalentados―que são as pessoas que gostariam de trabalhar, mas desistiram de procurar vaga―bateu novo recorde, e chegou a 5,902 milhões de pessoas. O número ficou 25,6% acima do mesmo período de 2020. Na terça-feira, o ministério da Economia divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged), que mostraram a criação de mais de 400.000 vagas. Esses dados, no entanto, se referem apenas ao emprego de carteira assinada.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

A massa de rendimento ficou estável na comparação com o trimestre anterior, sendo estimada em 211,4 bilhões de reais. Já na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, a queda de 6,9% representa uma redução de 15,7 bilhões demais. O rendimento médio habitualmente recebido caiu 2,9% frente ao trimestre encerrado em outubro de 2020 e foi estimado em 2.521 reais. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve estabilidade. “Chama atenção numa leitura preliminar dos dados o comportamento da massa salarial que voltou a cair e que reforça nossa percepção de demanda fraca no início do ano. Houve um recuo de 0,5% em relação ao mês anterior”, afirma o economista-chefe da Necton, André Perfeito. Para ele, os dados do início de 2021 “apontam indubitavelmente” para um primeiro trimestre em queda. “Até a reversão da parte mais aguda pandemia e o início [da nova rodada] do auxílio emergencial não poderemos fazer prognóstico melhor”, diz. A média das projeções do mercado para o crescimento do PIB em 2021 tem sido revisada para baixo está atualmente, em 3,8%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central.

As novas parcelas do benefício emergencial de até 350 reais começam a ser pagas no dia 16 de abril, primeiro para beneficiários do programa Bolsa Família. Serão quatro parcelas mensais, com valores entre 150 a 375 reais, pagas a 45,6 milhões de pessoas no Brasil, 22,6 milhões a menos que as contempladas em 2020.

Para analistas, o desemprego pode subir no próximo trimestre diante das novas medidas mais restritivas para enfrentar o avanço da pandemia por todo o Brasil, que nesta terça-feira bateu novo recorde com 3.780 morte pelo novo coronavírus em 24h. Atualmente, muitos Estados têm limitado o funcionamento do comércio e dos serviços não essenciais.“Os dados continuam pintando um quadro bastante desafiador para o mercado laboral brasileiro. A taxa de desemprego pena para cair de forma rápida e consistente e, mais preocupante ainda, a taxa de participação, a despeito da leve melhora em janeiro, segue distante dos níveis verificados antes da crise”, afirma o relatório da Guide Investimentos. Ainda segundo a corretora, o alto desalento, assim como a manutenção de um elevado patamar de indivíduos fora da força de trabalho também dificultam, em muito, o processo de recuperação.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_