_
_
_
_
_

Navio carregado de contêineres bloqueia o canal de Suez depois de encalhar devido ao mau tempo

Embarcação ‘Ever Given’ interrompeu o tráfego em uma das rotas comerciais mais movimentadas do planeta. Egito foi atingido por uma tempestade de areia e o vento chegou a 40 nós na região

Imagem da embarcação que bloqueia o Canal de Suez, carregada de contêineres.
Imagem da embarcação que bloqueia o Canal de Suez, carregada de contêineres.DPA vía Europa Press (Europa Press)
Marc Español
Mais informações
Buque 'Ever Given'
Encalhe do navio no canal de Suez provoca prejuízos milionários e queixas no Egito
This handout satellite images courtesy of Cnes 2020 released on March 25, 2021 by Airbus DS shows the Taiwan-owned MV 'Ever Given' (Evergreen) container ship, a 400-metre- (1,300-foot-)long and 59-metre wide vessel, lodged sideways and impeding all traffic across the waterway of Egypt's Suez Canal. - The owners of a giant container vessel blocking the Suez Canal said they faced "extreme difficulty" refloating it as Egypt temporarily closed one of the world's busiest shipping lanes. (Photo by - / CNES / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / CNES 2020" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS ---
Bloqueio do canal de Suez por navio encalhado ameaça prejudicar o comércio mundial por semanas
Vistas sobre el puerto de Beirut este mes de enero.
A vida em Beirute à espera de respostas cinco meses após megaexplosão

Um dos maiores navios porta-contêineres do mundo sofreu um acidente e ficou encalhado no estratégico canal de Suez, a via navegável que liga o mar Vermelho ao Mediterrâneo, bloqueando a circulação em ambas as direções e causando um grande congestionamento em uma das principais artérias de transporte marítimo mundial.

O incidente ocorreu na manhã de terça-feira, principalmente devido à falta de visibilidade e às fortes rajadas de vento provocadas pelas más condições meteorológicas no Egito, segundo informou na quarta-feira a Autoridade do Canal de Suez em um comunicado. Nesta semana o país foi atingido por uma tempestade de areia e o vento chegou a 40 nós na região do canal, fazendo com que o capitão do Ever Given, de bandeira panamenha e procedente da China, perdesse o controle da embarcação enquanto navegava no extremo sul do canal rumo a Rotterdam.

Vários navios de carga e petroleiros permanecem detidos na parte sul do canal, esperando que a circulação seja restabelecida, segundo mostra o mapa ao vivo do rastreador de navios MarineTraffic. O Ever Given teria bloqueado a passagem para “muitos petroleiros” que “transportam petróleo saudita, russo, omanense e norte-americano”, segundo informação divulgada no Twitter pelo rastreador de exportações de petróleo Tanker Trackers.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

O tenente-general Osama Rabie, chefe da Autoridade do Canal de Suez, explicou que a operação de resgate começou imediatamente após o acidente, e detalhou que a Autoridade possui oito rebocadores, entre eles um de 160 toneladas de força, empurrando a embarcação encalhada de ambos os lados para tentar para fazê-la voltar a flutuar e poder retomar a navegação pelo canal, conforme o comunicado anterior. Não está claro quanto tempo a operação pode durar, embora um funcionário do canal tenha indicado ao veículo de comunicação local Cairo24, próximo da Inteligência egípcia, que poderia estender-se ao menos por dois dias.

Navio de carga 'Ever Given' encalhado com a proa presa na borda do canal, nesta quarta.
Navio de carga 'Ever Given' encalhado com a proa presa na borda do canal, nesta quarta. AP

De qualquer forma, não se espera que o incidente tenha mais do que um impacto simbólico. “Os carregamentos poderiam desembarcar com um ligeiro atraso, mas o impacto será insignificante no contexto dos atrasos de rotina relacionados com o clima no tráfego de navios que acontecem em todo o mundo”, antecipa François Conradie, analista da consultoria NKC African Economics. “O impacto na economia egípcia também será insignificante: no pior caso, a receita do canal diminuirá na proporção do tempo do congestionamento do Ever Given em relação a um ano completo de receita. Nenhum capitão vai dar meia-volta e navegar ao redor do Cabo da Boa Esperança”, acrescenta.

O canal de Suez, com cerca de 160 quilômetros de extensão e inaugurado em 1869, escoa pouco mais de 10% do comércio mundial, segundo estima a autoridade, e é uma das vias mais importantes do mundo no transporte de gás, petróleo e mercadorias. A via também representa uma das principais fontes das cobiçadas divisas estrangeiras para o Egito. Em 2015, o Egito concluiu uma polêmica ampliação do canal, um dos megaprojetos do presidente Abdel Fattah al-Sisi. Mas, neste caso, a ampliação não ajudará a resolver o congestionamento porque o canal de Suez foi duplicado no trecho que une os chamados Lagos Amargos com o mar Mediterrâneo, e o navio encalhou entre o mar Vermelho e os Lagos Amargos, de via única.

As imagens divulgadas do Ever Given mostram como a proa do gigantesco navio está presa na parede leste do canal e a popa na parede oeste, obstruindo completamente a passagem. Uma das primeiras fotos que apareceram nas redes sociais foi tirada do navio Maersk Denver, que está logo atrás do Ever Given. Sua autora, Julianne Cona, escreveu no Instagram que o navio “parece super encalhado” e que “muitos rebocadores [tentaram] puxar e empurrar” sem êxito. Os navios geralmente cruzam o canal em grupo, mas, neste caso, o Ever Given foi o único afetado de seu comboio.

O Ever Given, de 400 metros de comprimento, 59 de largura e uma tonelagem de 224.000 toneladas, segundo o comunicado da Autoridade do Canal de Suez, está entre os maiores navios porta-contêineres do mundo. A embarcação faz parte da frota da transportadora Evergreen Marine Corp., com sede em Taiwan, e foi construída em 2018, de acordo com a descrição da empresa, que previa sua chegada a Rotterdam no dia 1º de abril.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_