_
_
_
_
_

Colapso da economia latino-americana será o segundo maior do mundo em 2020, após zona do euro

O FMI melhorou a previsão de queda do PIB para o bloco, que, ainda assim, deve retroceder 8,1% neste ano por causa da crise do coronavírus. Peru, Argentina e Equador serão os mais atingidos

Ignacio Fariza
Mulher anota em seu telefone uma oportunidade de emprego a partir de listas postadas em um poste de luz no centro de São Paulo no final de setembro.
Mulher anota em seu telefone uma oportunidade de emprego a partir de listas postadas em um poste de luz no centro de São Paulo no final de setembro.AMANDA PEROBELLI (Reuters)
Mais informações
Robot presentado en la Feria Internacional de la Industria de China, en Shanghái, el pasado 15 de septiembre.
Em meio à pandemia, a economia chinesa é a vencedora no jogo do tabuleiro econômico mundial
NEW DELHI, INDIA - OCTOBER 26: World Bank President David Malpass speaks to media during a press conference, at World Bank Office, 70 Lodi Estate, on October 26, 2019 in New Delhi, India. During his visit, Malpass will focus on understanding the emerging priorities of the Indian government in its new term as it strives to boost growth and meet the aspirations of its people and on developing the World Bank Groups partnership with India. (Photo by Sanjeev Verma/Hindustan Times via Getty Images)
Presidente do Banco Mundial: “A crise deve ser vista como depressão econômica. A dúvida é quanto vai durar”
BRA51. SAO PAULO (BRASIL), 10/10/2020.- Transeúntes caminan por una vía comercial hoy, en el centro de Sao Paulo (Brasil). Brasil puede superar este sábado la barrera de los 150.000 muertos por coronavirus en medio de la indiferencia del Gobierno y la sociedad, que en buena parte se volcará al turismo en un fin de semana alargado por el festivo del lunes próximo. EFE/ Sebastiao Moreira
FMI melhora previsão econômica para o Brasil em 2020, mas estima recuperação mais lenta

É a maior recessão em mais de um século, mas também há alguns elementos de esperança. O colapso da economia latino-americana neste ano será enorme, o segundo maior do mundo, atrás apenas do enfrentado pela zona do euro (queda de 8,3% no PIB), embora também um pouco menor do que o prognóstico inicial. O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou nesta terça-feira sua previsão de queda do PIB para 2020 ―a derrocada de 9,4% prevista em junho se mantém igualmente alarmante, mas substancialmente menor, de 8,1%. A projeção para a recuperação em 2021 permanece praticamente estável, apenas um décimo abaixo do esperado, com uma retomada de 3,6%. O colapso causado pelo coronavírus será generalizado em toda a região, mas ―sempre com exceção da Venezuela― Peru, Argentina e Equador sofrerão as piores quedas, respectivamente de 13,9%, 11,8% e 11%. A posição dos dois últimos, imersos em planos resgates do próprio FMI, está especialmente comprometida.

A melhora das perspectivas, no entanto, é generalizada. Na maior economia da América Latina, o Brasil, a queda de 9,1% que o FMI projetou para este exercício ficará em 5,8%. Em 2021, a recuperação será de 2,8%, o que significa que, com um pouco de sorte, o gigante sul-americano recuperará o patamar do PIB de antes da crise ao longo de 2022 ou, no máximo, em 2023. Na segunda maior economia da região, o México, a melhora é menor, mas também significativa: o colapso projetado de 10,5% em junho agora é de 9%, e a recuperação em 2021 ficará em 3,5%, dois décimos a mais do que se esperava até agora. Com esses números em mãos, porém, o México será um dos grandes países do mundo que mais demorará para reaver todo o terreno perdido durante a pandemia.

A revisão para cima das perspectivas do FMI para a região neste 2020 ocorre em paralelo a uma melhora generalizada em escala mundial: a menos de três meses do final do ano, a previsão de colapso do PIB mundial continua em 4,4%, cinco décimos a menos do que o prognosticado em junho. A recuperação da economia mundial em 2021, embora ligeiramente inferior (dois décimos), mantém-se claramente acima dos 5%. Se essas projeções forem cumpridas, o mundo retornará ao nível pré-covid-19 antes do final do próximo ano. Algo que, até agora, não estava tão claro. Ainda assim, até o início de 2022 a renda per capita ―um indicador que já leva em conta o crescimento populacional― não retornará aos níveis anteriores à crise.

Piores são os indicadores da América Latina e do Caribe. Para recuperar o nível do PIB anterior à recessão, o bloco terá de esperar um pouco mais: no mínimo, até 2023, de acordo com as últimas projeções do Banco Mundial endossadas pelo novo quadro macroeconômico do FMI. Também continuará a ser a região mais atingida do mundo emergente, no extremo oposto da China: enquanto o colosso asiático fechará 2020 em verde (+ 1,9%) e crescerá 8,2% em 2021, na média os países de renda média sofrerão queda de 3,3% neste ano, menos da metade que a do bloco latino-americano. Entre os grandes países emergentes ―com população de 100 milhões de pessoas ou mais― México e Brasil serão o segundo e o terceiro que mais cairão, só superados pela Índia (-10,3%).

A economista-chefa do FMI, Gita Gopinath, esclareceu nesta terça-feira uma tendência que já era percebida desde o início da crise sanitária: os países mais dependentes de serviços que exigem interação entre pessoas e os exportadores de matéria-prima (e, mais particularmente, o petróleo) serão os mais afetados, enquanto os mais industrializados sairão antes da recessão. Com esse padrão, a América Latina tem potencial de perder em várias frentes: o Caribe é uma das regiões mais turísticas do mundo, vários países da área —especialmente na América do Sul— dependem das receitas procedentes da exportação de produtos básicos e praticamente nenhum deles —exceto Brasil e México— tem na indústria um pilar de sua economia. Contudo, as piores projeções esboçadas em junho, quando os confinamentos rígidos ainda eram a norma e nenhum indicador estava em verde, vão ficando pouco a pouco para trás.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_