_
_
_
_
_

Argentina anuncia acordo com credores para reestruturar dívida externa e sair da moratória

Pacto é a primeira grande vitória política de Alberto Fernández e representa uma economia de cerca de 30 bilhões de dólares

Manifestante protesta em Buenos Aires contra o pagamento da dívida, em 6 de maio.
Manifestante protesta em Buenos Aires contra o pagamento da dívida, em 6 de maio.Juan Ignacio Roncoroni (EFE)
Enric González
Mais informações
El ministro de Economía de Argentina, Martín Guzmán, en su despacho de Buenos Aires el 11 de marzo pasado.
Martín Guzmán, ministro argentino: “Queremos transformar a Argentina em um bom devedor”
Argentina's President Alberto Fernandez announces, accompanied by members of his cabinet, judiciary reforms, at the Casa Rosada presidential palace, amid the coronavirus disease (COVID-19) outbreak, in Buenos Aires, Argentina July 29, 2020. Esteban Collazo/Argentina Presidency/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. NO RESALES. NO ARCHIVES
Fernández apresenta uma ambiciosa reforma para superar suposta politização da Justiça argentina
El presidente Alberto Fernández posa junto a trabajadores de una automotriz en las afueras de Buenos Aires, el 1 de mayo pasado.
Apesar de popularidade na pandemia, Fernández mantém incógnitas sobre rumos da Argentina

A Argentina finalmente chegou a um acordo com seus credores privados. Na madrugada desta terça-feira, após mais de 30 horas de negociações ininterruptas, o Ministério da Economia anunciou a reestruturação de uma dívida de cerca de 65 bilhões de dólares (347,75 bilhões de reais). A Argentina pagará 54,8 dólares (293,18 reais) para cada 100 dólares em dívidas. Para os cofres argentinos, o acordo representa uma economia de cerca de 30 bilhões de dólares (160,5 bilhões de reais), permite que o país saia de sua nona moratória e constitui o primeiro grande êxito político do presidente Alberto Fernández.

Apenas dois dias atrás, nas primeiras horas de domingo, o processo parecia destinado ao fracasso. Ou, pelo menos, a um longo adiamento. A negociação formal havia começado em fevereiro, com a intenção de ser concluída em março. Mas não o foi em março, nem em abril nem em maio, e a enésima data estabelecida como limite, o dia 4 de agosto, estava chegando sem que nenhum dos lados parecesse disposto a ceder. Fernández havia instruído seu ministro da Economia, Martín Guzmán, a não sair de sua última posição: a Argentina poderia pagar 53,4 dólares para cada cem que eram devidos, nem um centavo a mais. Os detentores de títulos não aceitavam menos de 56 dólares. A diferença era mínima, menos de 3 bilhões de dólares no cômputo global. Mas não havia avanço.

Convencido de que sua oferta era até generosa demais, levando em conta o efeito devastador da pandemia de coronavírus na economia argentina (a previsão é de uma recessão de 12% para este ano), o presidente Fernández decidiu interromper as conversas com os detentores de títulos e iniciar uma negociação com o Fundo Monetário Internacional, ao qual o país deve 44 bilhões de dólares (235,4 bilhões de reais) tomados emprestados pelo Governo anterior, liderado por Mauricio Macri, e volatilizados após a crise cambial que teve seu ponto culminante em agosto de 2019. Desde 2015, o peso se desvalorizou 87%.

Fernández comunicou sua decisão a sua poderosa vice-presidenta, a ex-presidenta Cristina Kirchner, e o terceiro eixo da coalizão governista, o presidente da Câmara dos Deputados, Sergio Massa. Tanto Kirchner como Massa destacaram os riscos envolvidos em manter o país em suspensão de pagamentos: juros proibitivos, mais desvalorizações em relação ao dólar e perda de prestígio internacional. O presidente reconsiderou sua decisão e autorizou o ministro Guzmán a melhorar ligeiramente a oferta: de 53,4 dólares para cada 100 nominais se passou a um valor estimado em 54,8 dólares. Guzmán telefonou para Jennifer O´Neill, executiva do poderoso fundo de investimentos BlackRock, e o acordo foi imediato. O BlackRock, o maior fundo do mundo, liderava desde o início o setor mais duro dos detentores de títulos. Sua aceitação mudava tudo.

Faltavam detalhes, mas nesta segunda-feira havia euforia nos mercados: as ações argentinas subiram 12% ante a impressão de que o acordo sobre a dívida era iminente. As negociações continuaram durante a noite de segunda-feira, até que, pouco antes do amanhecer desta terça-feira, Guzmán anunciou oficialmente que os seis meses de diálogo, discussão, rupturas e retomadas, dificultados pela pandemia (quase todos os contatos foram por videoconferência), tinham sido concluídos com sucesso.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_