_
_
_
_
_

Governo aceita prorrogar por dois meses auxílio emergencial de 600 reais, mas pagamento será fracionado

Pagamento do benefício à população mais vulnerável poderá ser dividido em quatro etapas, segundo ministro Paulo Guedes. Cronograma não está definido

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fala no Palácio do Planalto.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, fala no Palácio do Planalto.

Após semanas de especulações e discussões sobre o futuro do auxílio emergencial, o Governo anunciou na tarde desta terça-feira a prorrogação por mais dois meses ― julho e agosto ― do benefício de 600 reais destinado a trabalhadores informais, desempregados, microempreendedores individuais e beneficiários do Bolsa Família. O presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer, há alguns dias, que vetaria o valor de 600 reais para novos pagamentos mensais do principal programa assistencial durante a pandemia do coronavírus, mas recuou para evitar mais desgastes com o Congresso, que vinha pressionando pela continuidade do benefício.

Mais informações
Sao Paulo - BR - 10jun20 - A R. Teodoro Sampaio, tradicional via de comercio do bairro de Pinheiros, tem seu primeiro dia de raberura do comercio com pouco movimento. A 2 dias do dia dos namorados, o dia foi tomado por atividades como organizacao e limpeza das lojas na expectativa de algum aumento do fluxo de clientes.
Pandemia é entrave para 28,6 milhões de brasileiros conseguirem emprego
BRA50. SAO PAULO (BRASIL), 10/06/2020.- Clientes hacen fila para ingresar este miércoles a una tienda de la calle 25 de marzo, una de las regiones de comercio popular más importantes de Sao Paulo (Brasil). Sao Paulo, la ciudad más poblada de Latinoamérica, prosiguió este miércoles con la desescalada iniciada a comienzos de mes y reabrió el comercio de calle, pese a que el estado registró la víspera un nuevo récord de muertes por COVID-19. EFE/Sebastião Moreira
Estender o auxílio emergencial atenuaria a derrocada do PIB brasileiro
Agência da Caixa Econômica Federal, na zona oeste de São Paulo, registra fila nesta quinta-feira, 23 de abril de 2020.
Com falhas no sistema e filas em agências, brasileiros se arriscam na pandemia por auxílio de 600 reais

Apesar da extensão ser oficialmente por mais dois meses, o pagamento será escalonado e ainda não há uma definição oficial sobre como será o cronograma do repasse do recurso. Segundo o ministro, 500 reais poderiam ser pagos, por exemplo, no início do mês e outros 100 reais no fim do mês. Já na parcela de agosto, metade do pagamento do benefício, 300 reais, poderia ser paga no início do mês e a outra no fim. Na prática, as cotas continuam a somar os mesmos 1.200 reais em dois meses.

O objetivo do pagamento em etapas, segundo o ministro, é cobrir um período maior de tempo com o pagamento desse auxílio. “Isso é o que a lei permite. Mas se nós tivermos, inclusive, percepção quanto à possível duração um pouco mais extensa ou não dessa crise, podemos perfeitamente pegar os dois pagamentos de 600, mas fasear [dividir em fases] de uma forma que você cubra três meses, é mais inteligente”, disse ele, em cerimônia no Palácio do Planalto.

O auxílio emergencial foi criado em abril, por meio de uma lei aprovada pelo Congresso e sancionada por Bolsonaro. A previsão inicial era de que o pagamento assistencial fosse pago por três meses, mas havia possibilidade de prorrogação da ajuda.

Em seu discurso, Guedes disse ainda que o Governo está “fazendo o possível” para lidar com a crise gerada pela pandemia, mas afirmou que o país saiu do trilho evidentemente. “O ano de 2020 foi de despesa extraordinária, mas não há problema, os mercados compreendem”, justificou. O ministro de Economia ressaltou que o Governo não pode ser acusado de omissão com os mais pobres durante a pandemia. Segundo ele, o presidente está disposto a “não deixar para trás nenhum dos brasileiros invisíveis”.

O contingente de trabalhadores informais não cobertos por programas sociais, e que passou a ser atendido pelo auxílio emergencial, chega a 40 milhões de pessoas, sem contar com os cerca de 19 milhões de beneficiários do Bolsa Família incorporados ao programam segundo o ministro.

Na cerimônia, Bolsonaro assinou o decreto sobre a prorrogação do pagamento e aproveitou para manifestar o desejo que a economia já esteja mostrando sinais de reação ao final do período de prorrogação do benefício. “São mais duas prestações e nós esperamos que, ao final dela, a economia já esteja reagindo, para que nós voltemos à normalidade o mais rapidamente possível”, disse o presidente.

A solenidade de prorrogação do programa foi acompanhada pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre. Diversos ministros, além do vice-presidente, Hamilton Mourão, também participaram da cerimônia. Após o evento, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que o cronograma de pagamento das novas parcelas ainda será divulgado. Segundo ele, o calendário está pronto, mas falta autorização de Guedes para anunciar.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_