_
_
_
_
_

Mais de 36 milhões de pessoas pedem seguro-desemprego nos EUA em oito semanas de crise

Foram 2,9 milhões de solicitações na semana passada, mas houve redução em comparação com a semana anterior

Mulher passa diante de vitrine de uma loja fechada, na quarta-feira, em Niles (Illinois).
Mulher passa diante de vitrine de uma loja fechada, na quarta-feira, em Niles (Illinois).Nam Y. Huh (AP)
Amanda Mars

Um total de 36,5 milhões de pessoas requereu o seguro-desemprego nos Estados Unidos durante as oito semanas de hibernação econômica causadas pela pandemia de coronavírus. A terrível destruição de empregos provocada por esta crise mundial teve seu ritmo reduzido, mas mantém o saldo total em um nível que acabou com a paradoxal alegria de Wall Street. Na semana passada, houve 2,9 milhões de pedidos do benefício, de acordo com os dados publicados nesta quinta-feira, um número menor que o da semana anterior, e bem distante dos quase sete milhões da última semana de março.

Mais informações
Residents wait in line to get tested for COVID-19 antibodies at Abyssinian Baptist Church in the Harlem neighborhood of New York City on May 14, 2020. - Churches in low income communities across New York are offering COVID-19 testing to residents in conjunction with Northwell Health and New York State. (Photo by Angela Weiss / AFP)
AO VIVO | Últimas notícias sobre o coronavírus e a crise política no Brasil
Brooklyn (United States), 30/04/2020.- People wait in a block-long line to pick up food at the Masbia of Flatbush food pantry in Brooklyn, New York, USA, 30 April 2020. The number unemployed people in the United States is rising, with the estimated total as of today over 30 million, as the national economy is impacted by the coronavirus COVID-19 pandemic. (Estados Unidos, Nueva York) EFE/EPA/JUSTIN LANE
Desemprego nos EUA chega a 14,7%, o mais alto em 70 anos
Ciclistas en el Strip de Las Vegas, vacío por las órdenes de cuarentena.
A “devastação total” da economia de Las Vegas

É necessário voltar à Grande Depressão para encontrar um panorama comparável. O grande temor das autoridades é que se repita um trauma desse calibre, quando a taxa de desemprego alcançou 23%, um nível insuportável em um país com frágil proteção social em comparação com a Europa. Além disso, desta vez se soma o drama humano: mais de 84.000 pessoas morreram nos Estados Unidos em decorrência do vírus e mais de 1,3 milhão foi infectada.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira em uma conferência virtual em Washington que a pandemia causou “um nível de dor difícil de expressar em palavras”. Praticamente todos os ganhos do mercado de trabalho na última década se evaporaram em apenas dois meses, um golpe no momento em que a economia dos EUA vivia o ciclo de crescimento mais longo de sua história. Em fevereiro, a taxa de desemprego ficou em 3,5%, a menor em 50 anos, e em abril pulou para 14,7%.

Diante de uma saída da crise que ninguém acredita ser tão rápida como a queda, os quase 3 trilhões de dólares (cerca de 18 trilhões de reais) da ajuda aprovada pelo Congresso dos EUA para famílias e empresas estão ficando pequenos. O presidente do Fed, que também implementou uma série de estímulos sem precedentes, alertou que será necessário mais apoio fiscal. Os democratas estão fazendo avançar na Câmara dos Representantes (deputados), onde têm maioria, um novo projeto de lei de valor semelhante, que provavelmente será votado nesta sexta-feira, mas ainda não têm o apoio dos republicanos, que controlam o Senado

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_