_
_
_
_
_

Quem tem direito ao auxílio emergencial de 600 reais e como se cadastrar para receber a ajuda do Governo

Caixa lança app e site para transferência de renda durante a crise do coronavírus. A previsão do Governo é que os pagamentos sejam realizados a partir desta quinta-feira, 9 de abril, até o fim de maio

Billetes de 50 reales brasileños
Além dos trabalhadores informais, terão direito ao auxílio emergencial feito pela Caixa aqueles que tenham contrato intermitente inativo, autônomos e microempreendedores individuais (MEI).Europa Press

A Caixa Econômica Federal disponibilizou nesta terça-feira, 7 de abril, o site e aplicativo Caixa Auxílio Emergencial para que trabalhadores informais, autônomos e desempregados que não estão no cadastro único (o banco de dados do Governo com os nomes das pessoas de baixa renda habilitadas a receberem benefícios sociais) possam solicitar o auxílio emergencial mensal de 600 reais. O presidente Jair Bolsonaro sancionou no dia 2 de abril o auxílio para trabalhadores informais de baixa renda, que será concedido durante a crise gerada pela pandemia de coronavírus. A medida vai durar, a princípio, três meses, porém poderá ser prorrogada. Os pagamentos devem começar a ser efetuados a partir de 14 de abril, e a última parcela deve ser quitada até o fim de maio.

A Caixa também disponibilizou o telefone 111 para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o auxílio emergencial. No entanto, não será possível se inscrever pelo telefone. Economistas de vários matizes cobraram nos último dias a celeridade no processo, uma vez que a crise já afeta o rendimento de milhões de brasileiros vulneráveis.

Mais informações
Incheon (Korea, Republic Of), 27/03/2020.- Medical workers wearing protective gear take samples from a foreign visitor at an 'Open Walking-Thru' centre for coronavirus COVID-19 tests at the airport in Incheon, South Korea, 27 March 2020. South Korea has reported over 9,000 ca?ses of coronavirus, the infection that causes the COVID-19 disease. (Abierto, Corea del Sur) EFE/EPA/KIM CHUL-SOO
Informais terão de se cadastrar em aplicativo para receber o auxílio de 600 reais do Governo
Vista nocturna del barrio Dumbo, ubicado en Brooklyn, con vistas al puente de Manhattan.
O desafio de congelar a economia
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante teleconferência com prefeitos.
Congresso aprova renda básica por crise do coronavírus enquanto Planalto luta por protagonismo


Quando e como será feito o pagamento do auxílio emergencial?

A previsão, de acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, é que os pagamentos começarão a ser realizados na quinta-feira (9) para correntistas da Caixa e Banco do Brasil. Os que não têm irão receber a partir do dia 14 de abril, em conta digital. A segunda parcela está prevista para 27, 28, 29 e 30 de abril, de acordo com a data de aniversário do beneficiário. A terceira e última parcela será quitada até o fim de maio, com pagamentos a partir do dia 26. Os repasses a beneficiários do programa Bolsa Família seguirão o calendário usual do programa.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o programa de auxílio emergencial para trabalhadores de baixa renda vai incluir 30 milhões de brasileiros em contas digitais gratuitas, com possibilidade de fazer pagamentos e transferências sem custo. Aqueles que têm direito ao benefício, poderão solicitar transferência para a conta de sua preferência (e qualquer banco) sem custo. Para os que tiverem de sacar, poderão se dirigir a lotéricas, agências da Caixa, do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.

Quem terá direito ao auxílio?

Além dos trabalhadores informais, terão direito também ao pagamento aqueles que tenham contrato intermitente inativo, autônomos e microempreendedores individuais (MEI). Para ter direito ao auxílio é necessário ser maior de idade, ter renda familiar mensal inferior a meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos no total. Para receber o auxílio, o trabalhador não pode ter aposentadoria, seguro-desemprego ou ser beneficiário de outra ajuda do Governo. Também não pode fazer parte de programa de transferência de renda, com exceção do Bolsa Família. Está excluído ainda o trabalhador que tenha recebido rendimentos tributáveis acima de 28.559,70 reais em 2018.

A ajuda inclui também idosos e pessoas com deficiência na fila do INSS para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Quantas pessoas da mesma família podem pedir a ajuda?

Para cada família beneficiada, a concessão do auxílio ficará limitada a dois membros, ou seja, cada grupo familiar poderá receber até 1.200 reais. Mães solteiras receberão, automaticamente, duas cotas do benefício.

O que deve fazer quem ainda não está inscrito no cadastro único?

Aplicativo da Caixa para receber o auxílio emergencial na crise do coronavírus
Aplicativo da Caixa para receber o auxílio emergencial na crise do coronavírus

A verificação de renda para receber o auxílio será feita pelo Cadastro Único, do Ministério da Cidadania, mas os trabalhadores informais que não estavam inscritos no cadastro antes do dia 20 de março poderão participar por autodeclaração. Esse é o maior gargalo na operacionalização do pagamento do auxílio. Como o Governo não sabe exatamente quem são essas pessoas, a partir desta terça-feira, elas poderão baixar um aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou acessar o site https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio para realizar seus cadastros. A recomendação é que as pessoas não corram para agências bancárias, lotéricas ou Centro de Referência Social (CRAS) neste momento.

A Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado estima que o auxílio emergencial vai beneficiar diretamente 30,5 milhões de cidadãos — cerca de 14% da população do país, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a estimativa de seu custo é de 59,9 bilhões reais em 2020 — o equivalente a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado.

A matéria foi atualizada no dia 7 de abril de 2020.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_