_
_
_
_
_

Tensão social reduz à metade o crescimento do Chile em 2019

Banco Central revê de 2,5% para 1,2% o aumento do PIB, o pior resultado econômico em dez anos

Rocío Montes
Manifestantes erguem uma barricada em Santiago, durante um protesto de rua em 31 de outubro, uma sexta-feira.
Manifestantes erguem uma barricada em Santiago, durante um protesto de rua em 31 de outubro, uma sexta-feira.AFP
Mais informações
El presidente Sebastián Piñera en una conferencia en el Palacio de La Moneda de Santiago, el 23 de diciembre.
Piñera acusa governos e instituições do exterior de influenciarem protestos no Chile
Protestas el viernes en Santiago de Chile
Aumenta a rejeição aos políticos no Chile após três meses de crise social
Monumento en la Plaza Italia, donación de la comunidad italiana en Chile, con motivo del primer centenario de la independencia de ese país.
Protestos do Chile questionam história oficial das estátuas

As revoltas sociais prejudicaram o crescimento da economia chilena em 2019. O Banco Central só vai apresentar os dados oficiais em março, mas se estima que a expansão do PIB em 2019 será de 1,2%, a metade do projetado antes da explosão social, quando se esperava um crescimento anual de cerca de 2,5%. O desempenho de 2019 será o pior da economia chilena desde 2009, ano em que a Grande Recessão deixou o país em situação difícil.

Nesta segunda-feira, o Banco Central informou que o Índice Mensal de Atividade Econômica (Imacec) subiu 1,1% em dezembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, surpreendendo positivamente o mercado. Isso se explica, sobretudo, pela expansão do setor de mineração. Mas o dinamismo observado no último mês do ano não foi suficiente para neutralizar o impacto negativo. Em outubro, o Imacec caiu 3,4% em relação ao mesmo mês de 2018 e em novembro, 3,3%.

O diretor da área econômica da Fundação Chile 21, Eugenio Rivera, destaca que "a melhoria substancial de dezembro em relação aos meses anteriores se explica por uma situação social menos complicada e uma clara diminuição dos protestos e manifestações". Para Rivera, "o Chile começa a sair do buraco em que esteve entre outubro e novembro, embora o problema atual sejam as expectativas". O economista explica que entre os agentes econômicos e, principalmente, entre os empresários há um alto nível de pessimismo e o que acontecer em março será fundamental: "Em geral, a economia depende em grande parte da política, mas nunca tanto como atualmente.”

Rivera se refere à incerteza em torno de março. Nesse mês começa o ano letivo, as famílias precisam fazer pagamentos anuais importantes ―como o da taxa de licença de veículo―, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que em 2020 será especialmente ativo, e o Governo de Sebastián Piñera celebra metade de seu mandato (2018-2022).

As autoridades preveem que em março poderão ressurgir não só os protestos, mas a violência, um mês antes do plebiscito de 26 de abril, quando os cidadãos decidirão se querem mudar a Constituição vigente desde a ditadura e o mecanismo para sua eventual substituição. "Há uma questão política central que afeta a economia: pode-se dizer que o presidente Piñera está bastante apagado, mas na oposição não há liderança que possa enfrentar os grupos violentos que consideram que as mudanças nunca serão suficientes porque o que procuram é desafiar a institucionalidade”, avalia o economista.

O efeito da explosão foi significativo no âmbito da economia real, onde todos os indicadores apontam queda, principalmente do investimento. Entre os setores que mais sofreram estão o comércio, o turismo e os serviços. Para o economista Sergio Urzúa, professor da Universidade de Maryland e pesquisador da Clapes-UC, ficou bastante claro que o choque econômico esteve concentrado nos dois primeiros meses da crise social e que em dezembro “a economia funcionou, embora com a máquina pela metade”. O dado sombrio e negativo é que o Chile cresceu 1,2% em 2019 ―muito ruim em relação ao que o país estava acostumado― e provavelmente o que observamos nos últimos 100 dias se traduzirá em um desempenho medíocre no longo prazo. É o grande risco que o Chile tem: como dinamizar sua economia no futuro, livrando-se da recessão técnica?”, se pergunta Urzúa.

A grande questão para os economistas é o que acontecerá em 2020 e nos próximos anos com o país que nas últimas três décadas foi o aluno mais adiantado da América Latina. O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu para 0,9% a previsão de expansão do PIB do Chile em 2020, o que é explicado tanto pela violência que o país enfrentou a partir de outubro como pela incerteza política, segundo Urzúa. “O processo da Constituinte que o Chile iniciou representa um importante grau de incerteza para os agentes econômicos, por isso é essencial que seja conduzido de maneira inteligente e sensata. E há uma questão fundamental: a violência parece não ter fim e é complexo conduzir um processo constituinte nestas condições”, afirma o pesquisador acadêmico.

No entanto, as consequências das revoltas para os ativos financeiros do Chile foram moderadas. O país sofreu uma depreciação da taxa de câmbio em torno de 7% nas primeiras semanas dos protestos, mas não houve um descontrole. As taxas de juros, por outro lado, permaneceram em níveis semelhantes aos de antes da crise e o risco-país cresceu relativamente pouco.

O Chile é um dos países com melhor acesso aos mercados internacionais na América Latina e, apesar dos altos níveis de violência dos últimos 100 dias, a visão que se tem do exterior permanece relativamente positiva. Mas o cenário está aberto: um relatório recente da Bloomberg indica que o Chile poderia deixar de ser o primeiro país entre as economias seguras da América Latina, uma reputação conquistada com esforço.

Apesar dos prognósticos, o desemprego não mostrou aumentos significativos após a explosão social e permanece na faixa de 7%, embora o trabalho informal tenha disparado no país. Com menos crescimento e maiores demandas sociais ―das quais muitas foram atendidas―, o Chile terá um déficit fiscal maior este ano. Depois de 17 meses de discussão, acaba de ser aprovada uma reforma tributária para financiar parte da agenda acordada entre o Governo e a oposição.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_