_
_
_
_
_

Queda de investimentos no México e tensão social no Chile afetam crescimento da América Latina

Segundo o FMI, a região crescerá dois décimos a menos este ano (1,6%) e um décimo a menos no próximo (2,3%)

Ignacio Fariza
Barricada erguida durante os protestos de outubro no Chile
Barricada erguida durante os protestos de outubro no ChileJ. L. SAAVEDRA (REUTERS)
Mais informações
Migrantes centroamericanos en el puesto fronterizo de El Ceibo, Guatemala.
México fecha fronteira com a Guatemala ante a chegada da nova caravana migrante
Niños migrantes huyen del enfrentamiento con la Guardia Nacional.
Aumenta a rejeição aos políticos no Chile após três meses de crise social

O México é o exemplo mais claro de uma máxima da economia cumprida à risca: sem investimentos, públicos ou privados, as chances de crescimento são mínimas. E o Chile é a prova de que a instabilidade política e social provocada por um crescimento desigual afeta, e muito, o bom funcionamento econômico. Ambos os fatores nos extremos norte e sul da América Latina pressionarão para uma queda do PIB regional neste ano e no próximo, com crescimentos de 1,6% e 2,3%, respectivamente. Isso significa dois décimos a menos do que foi previsto em outubro passado, segundo as cifras divulgadas nesta segunda-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) durante o Fórum Econômico Mundial de Davos. O contrapeso será o Brasil, a grande potência econômica regional, onde o maior dinamismo injetará neste exercício um pouco de oxigênio à atividade da área. Assim, a expansão da economia latino-americana e caribenha será notavelmente maior em 2020 e 2021 do que no ano que termina, quando a duras penas superou 0% (0,1%).

As previsões inferiores para o bloco latino-americano, segundo os técnicos do FMI, “devem-se a uma queda nas previsões de crescimento do México [1% este ano e 1,6% no próximo, três décimos a menos que o esperado até agora em ambos os casos] por causa da contínua debilidade do investimento e a uma importante revisão para baixo do crescimento do Chile, que foi afetado pela tensão social”. Para se conhecer o tamanho do estrago na economia do país sul-americano, será preciso esperar algumas semanas, até o escritório de estatísticas chileno difundir a cifra de expansão relativa a 2019. Mas o FMI antecipa, à sua maneira, que será um impacto importante.

A redução das projeções de crescimento não se limita à América Latina e ao Caribe. Em sua atualização desta segunda-feira, o FMI revisa para baixo numa proporção similar (um décimo este ano, dois no próximo) o prognóstico para a economia global. E também para o conjunto dos países emergentes, cujas expectativas se reduziram em dois décimos cada ano, chegando a 4,4% e 4,5%. A tesourada chega sobretudo como consequência de uma piora no horizonte econômico da Ásia em desenvolvimento, uma região cujo crescimento esperado caiu dois décimos para este exercício e três para o próximo. Essa redução, no entanto, contribui para estreitar ligeiramente a lacuna de crescimento entre a América Latina e os demais países emergentes ―uma constante nos últimos anos―. Após fecharem 2019 com um crescimento de 3,6%, seu desempenho cairá para 2,8% em 2020 e 2,3% em 2021, níveis que ainda assim são muito elevados.

Esquecido o chamado Consenso de Washington, e após a guinada para um tom mais social, o FMI considera agora “crucial” que os países emergentes (entre eles, claro, os latino-americanos e caribenhos) garantam a existência de “redes de segurança adequadas para proteger os vulneráveis”. “Em todo o grupo, um amplo objetivo comum é tornar o crescimento mais inclusivo por meio de gastos em saúde e educação para aumentar o capital humano e, ao mesmo tempo, incentivar a entrada de empresas que criem empregos de alto valor agregado e empreguem segmentos mais amplos da população.” É a receita do Fundo para evitar uma nova explosão social como a ocorrida nos últimos meses na Colômbia, Equador e, sobretudo, no Chile, após anos de crescimento desequilibrado. Suas consequências já começaram a ter reflexos no PIB.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_