_
_
_
_
_

Por que mesmo com uma economia de lado a Bolsa bate um recorde atrás de outro?

Sucessivas quedas de juros fazem Bolsa ganhar de vez embalo entre os brasileiros que procuram mais rentabilidade para aplicar seu dinheiro, e número de investidores já chega a 1,5 milhão, o triplo de quatro anos atrás

Bolsa de Valores de São Paulo.
Bolsa de Valores de São Paulo.Bloomberg

A bolsa de valores brasileira vem batendo sucessivos recordes positivos. O último deles foi nesta segunda-feira (16), quando o Ibovespa, o principal índice, fechou acima dos 113.000 pontos, superando o recorde da semana passada. O clima de bom humor do mercado foi intensificado, nos últimos dias, com a sinalização de negociações comerciais entre Estados Unidos e China e também com a melhora da perspectiva do rating do Brasil - o selo de bom pagador, que o país perdeu em 2015 - pela agência S&P. Nesta segunda, a notícia do menor risco país em nove anos também aumentou o entusiasmo de investidores. Até o início do mês, o Ibovespa, que representa mais de 80% das operações da Bolsa, já tinha registrado uma alta anual de 26%.

O tamanho do otimismo e da euforia do mercado financeiro ainda não se reflete, no entanto, na economia real. Apesar de ter apresentado resultados positivos neste ano, a atividade econômica brasileira cresce a passos lentos – deve avançar apenas 1% em 2019- e ainda está longe de atingir o patamar anterior à recessão econômica. A fila do desemprego no país também não dá trégua: 12,4 milhões de pessoas continuam desocupadas. Mas, por que mesmo com uma economia andando de lado, a Bolsa segue registrando tantas altas?

Para os especialistas consultados pelo EL PAÍS, ainda que o Brasil esteja se recuperando da pior recessão da história recente, há uma mudança nas expectativas desde o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff com os agentes de mercado apostando numa melhora da economia no médio e longo prazo diante de agendas de reformas. O fato explica também porque essa trajetória de alta da Bolsa foi iniciada justo em 2016, quando Dilma deixou o poder. Outro fator, no entanto, crucial para esse movimento é a forte queda na taxa básica de juros ( a Selic), que saiu de 14,25% em 2016 para 4,5% - menor nível histórico- no fim deste ano. O que fez com que vários investidores deixassem as aplicações em renda fixa – atraente em cenários de juros altos- e migrassem para o mercado de ações para ver seu dinheiro render um pouco mais.

Na avaliação de Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a temporada de juros baixos as pessoas estão percebendo que precisam partir para opções com maior retorno, ainda que isso represente maior risco. “Como a Selic continua sinalizando uma trajetória de baixa, o mercado de ações começa a ser muito mais atraente”, explica. Parte dessa atração fez com que o número de investidores na Bolsa triplicasse nos últimos quatro anos, passando de 564.000 para mais de 1,5 milhão.

Mais informações
La web de la compañía estadounidense de tarjetas de crédito ha quedado bloqueada por un ataque lanzado por piratas informáticos en represalia por el cierre de los pagos a Wikileaks.
Se a Selic está caindo, por que os juros do cartão de crédito continuam tão altos?
En España se llegó en 2009 a un pico de déficit público del 11,1% del PIB.
Economia brasileira mostra tendência de recuperação e PIB acumula alta de 1% no ano
Josefa de Souza trabalha como ambulante há 25 anos.
Viver com 413 reais ao mês, a realidade de metade do Brasil

Teixeira destaca que é uma mudança radical em relação à forma preferida, pela média dos brasileiros, de aplicar recursos financeiros. E, de acordo com ele, vai requerer muita educação financeira e uma legislação que evite as tentativas de fraude. Para ele, o investidor brasileiro (principalmente aquele jovem que tem foco na formação de uma poupança para suportar o período de aposentadoria) vai precisar aprender a conviver com um risco maior e uma visão de mais longo prazo.

“Até pouco tempo, era confortável para o investimento colocar o dinheiro em títulos do Governo, em renda fixa, ficar vendo TV, e ganhando dinheiro com risco zero. Quando a gente coloca os juros baixo deixa de ser interessante. Quem quer rendimento maior, terá que tomar riscos e e alternativa é a Bolsa”, concorda o professor da Faculdade Fipecafi, Diogo Carneiro.

Na avaliação de Carneiro, as operações na Bolsa crescem porque as alternativas estão ruins. “Ela está subindo exatamente pelo mesmo motivo que o presidente Jair Bolsonaro foi eleito, ou seja, falta de opção”, diz. O professor da Fipecafi destaca que o mercado já esta resignado de que não haverá um boom de crescimento, mas a expectativa volta a crescer diante de alguns dados positivos, como o consumo das famílias que está aumentando e deve seguir essa trajetória no ano que vem com os juros mais baixos.

Juros do cartão e cheque especial nas alturas

Ainda que, na prática, a queda da taxa Selic não chegue rapidamente ao consumidor final, ela influencia a longo prazo na queda dos juros de empréstimos e do cartão de crédito, por exemplo. Mas no curto prazo, fatores como a inadimplência e a concentração de bancos mantêm as taxas nas alturas. A taxa média do rotativo do cartão de crédito, por exemplo, subiu 9,4% entre setembro e outubro, chegando a 317,2% ao ano. Já o patamar dos juros do cheque especial caiu 1,7% em outubro, comparado a agosto, mas é altíssimo, de 305,9% ao ano.

Carneiro ressalta ainda que o cenário externo de guerra comercial cria uma instabilidade grande para muitos mercados fortes no mundo todo. E que, por enquanto, o Brasil ainda não se vê afetado pelas ondas de protestos na própria América Latina. “Começamos o ano achando que teríamos uma série de medidas encaminhadas rapidamente, mas após três meses já veio a decepção. Se o Governo tivesse um discurso mais coeso, com um alinhamento no Legislativo, a Bolsa poderia estar com um humor ainda melhor. A gente perde potencial", conclui.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_