_
_
_
_
_

Acidentes durante filmagens além do caso Alec Baldwin: da morte de Brandon Lee ao coma do dublê de Vin Diesel

Disparo de armas, como o que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, é uma das causas dos infortúnios nos sets cinematográficos

Brandon Lee em uma cena de 'O corvo'.
Brandon Lee em uma cena de 'O corvo'.
El País

O acidente que envolveu o ator Alec Baldwin nesta quinta-feira durante a filmagem do western independente Rust não é um caso inédito. A morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, atingida por um disparo do ator com uma arma cenográfica, supostamente carregada com cartuchos de festim, volta a colocar em discussão a segurança dos profissionais na indústria do cinema.

O caso mais famoso é o de Brandon Lee, que morreu em 1993, com 28 anos, durante a rodagem de O corvo. Quando faltavam três dias de rodagem, o ator fazia a primeira cena do filme, em que seu personagem, Eric Draven, entrava no seu apartamento e se deparava com uma gangue estuprando sua namorada, até que um dos marginais atirava nele. Quando o diretor gritou “corta”, Lee não se levantou. O artista —filho do lendário Bruce Lee— morreu 12 horas depois, por causa de uma hemorragia interna. A investigação concluiu que tantas pessoas tinham cometido alguma negligência naquela filmagem que seria impossível apontar um culpado, e a produtora foi multada em 55.000 dólares.

O dublê John Bernecker morreu aos 33 anos, quando rodava a oitava temporada de The Walking Dead, no que pareceu ser uma queda de amador. Segundo o depoimento de um assistente de direção à polícia, Bernecker caiu de quase sete metros de altura fora do colchonete que o esperava. Tentou se agarrar ao balcão e acabou no chão, a poucos centímetros do colchonete, apesar de ser, segundo os especialistas, uma queda simples para um profissional como ele, cuja carreira incluía filmes como Jogos vorazes e Logan.

Em 2017, foi Tom Cruise quem se machucou em Missão impossível - Efeito fallout, durante a execução de uma cena de risco. O ator deveria saltar de um andaime para um edifício situado à frente dele, mas não conseguiu aterrissar no lugar adequado e bateu na parede. Apesar do duro golpe, conseguiu se levantar sozinho.

A rodagem de outro de seus filmes, Top gun – ases indomáveis, em 1985, também foi marcada por um acidente fatal. O piloto acrobático Art Scholl havia sido contratado para fazer o trabalho de câmera em voo para o filme. O roteiro previa um giro complexo, mas Scholl não conseguiu recuperar altitude e caiu com seu bimotor no Pacífico, na costa do sul da Califórnia.

Também em 2017, a dublê Joi Harris morreu ao cair de uma moto durante a filmagem de Deadpool 2 em Vancouver, numa cena do filme protagonizado pelo ator Ryan Reynolds. A vítima perdeu o controle da moto e bateu na vidraça de um prédio, embora anteriormente já tivesse feito a mesma cena com sucesso em quatro ocasiões, segundo a imprensa canadense.

Joe Watts, dublê do ator Vin Diesel, caiu de uma altura de nove metros e acabou em coma induzido durante a rodagem de Velozes & furiosos, em 2019. O dublê britânico, que trabalhou em produções como Kingsman, Spiderman, Game of thrones, Missão impossível e Jurassic world, sofreu uma forte pancada na cabeça.

O ator Vic Morrow e duas crianças morreram durante a rodagem do filme Nos limites da realidade, na qual um helicóptero caiu, em 1986. O cineasta John Landis, que então tinha 32 anos, foi acusado de homicídio culposo. O promotor alegou que, para tentar obter realismo a qualquer preço, o diretor teria ignorado o conselho de utilizar bonecos em vez de bebês em uma cena bélica ambientada no Vietnã.

Na Espanha, um ator especialista em cenas arriscadas morreu no ano 2000 durante a filmagem de uma simulação de suicídio para a comédia Canícula, ao se jogar de um viaduto, em Madri. O dublê estava preso por um arnês enganchado a uma corda amarrada à ponte, mas o sistema de segurança falhou, e o profissional caiu no asfalto.

Também em Madri, o ator Javier Albalá ficou gravemente ferido em 2001 ao cravar-se acidentalmente uma navalha durante a rodagem de um filme no centro da cidade. O artista, protagonista das séries Abogados e Raquel busca su sitio, participava da filmagem de uma cena violenta do longa-metragem Síndrome, sob a direção de Liberto Rabal. A Polícia Municipal disse que a rodagem estava sendo feita sem as permissões necessárias.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_