_
_
_
_
_

Alec Baldwin mata diretora de fotografia em acidente com arma durante filmagem

Halyna Hutchins, de 42 anos, foi atingida durante a produção de um ‘western’, e o diretor do filme também ficou ferido. “Não há palavras para transmitir meu choque e tristeza”, declarou o ator

Luis Pablo Beauregard
Alec Baldwin muerte rodaje
O ator Alec Baldwin, na cerimônia do Hammerstein de Nova York em 2019.ANGELA WEISS (AFP)

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, morreu nesta quinta-feira em um set de filmagem do Novo México (EUA) após levar um tiro disparado pelo ator Alec Baldwin com uma arma cenográfica, supostamente carregada com cartuchos de festim. O ator também feriu o diretor do filme, Joel Souza, de 48 anos, que foi levado a um hospital da Santa Fe. O acidente aconteceu por volta de 14h (17h em Brasília), durante a filmagem de Rust, um western independente protagonizado e produzido por Baldwin. A polícia foi chamada e chegou ao local minutos depois, registrando o caso como homicídio culposo (não intencional).

Autoridades policiais de Santa Fe confirmaram que Baldwin, de 68 anos, fez os disparos. O incidente foi confirmado por um representante do ator, quem não deu detalhes sobre a cena que estava sendo rodada. “Segundo os investigadores, parece que a cena filmada envolvia o uso de uma arma de objeto de cena quando esta foi disparada”, afirmou à imprensa o porta-voz policial Juan Rios. Os policiais ainda investigam que tipo de projétil causou as lesões. Hutchins foi levada de helicóptero a um hospital, mas morreu antes de pousar no centro sanitário da Universidade do Novo México, na cidade de Albuquerque.

Após um tempo de silêncio, o ator usou sua conta no Twitter para emitir uma breve declaração. “Não há palavras para transmitir meu choque e tristeza pelo trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, nossa esposa, mãe e colega profundamente admirada. Estou cooperando plenamente com a investigação policial para abordar como esta tragédia ocorreu”, escreveu ele em seu perfil. Em uma segunda postagem, ele disse que está em contato com o marido de Hutchins, oferecendo-lhe “apoio para ele e sua família”. “Meu coração está partido por seu marido, seu filho e todos que conheceram e amaram Halyna”, acrescentou.

O Sindicato Internacional de Fotógrafos de Cinema também lamentou a morte da diretora. “Recebemos as devastadoras notícias esta tarde”, afirmou na quinta-feira a seção local da entidade. “Os detalhes não estão claros no momento, mas estamos trabalhando para saber mais e apoiamos uma investigação aprofundada sobre este fato tão trágico. É uma perda imensa”, declarou em nota o presidente da seção, John Lindley. A fotógrafa se formou há seis anos no American Filme Institute e em 2019 foi eleita uma das profissionais a seguir na sua área de atuação.

A rodagem foi suspensa até novembro. Rust estava sendo filmada no Rancho Bonanza Creek, uma popular locação cinematográfica ao sul de Santa Fe. Ali foram feitas cenas de Os indomáveis e Cowboys & aliens. Não foram apresentadas acusações contra Baldwin. A imprensa local disse que o ator foi visto chorando em frente a uma delegacia onde prestou depoimento.

Alec Baldwin Halyna Hutchins
Halyna Hutchins, em um evento do festival de Sundance em 2018.Mat Hayward (Getty)

Baldwin produziu para Souza seu filme Crown Vic, de 2019. O diretor, que estreou em 2010, escreveu o argumento de Rust, uma história ambientada no Kansas do final do século XIX, na qual Baldwin encarna um foragido que busca livrar seu neto de 13 anos, acusado por um homicídio acidental, enquanto é perseguido por um oficial de justiça e um caçador de recompensas. O ator, conhecido por seu temperamento vulcânico, parodiou Donald Trump no popular programa semanal Saturday Night Live, da NBC, um papel que lhe valeu um prêmio Emmy em 2017.

Alec Baldwin conversa em seu telefone celular em frente ao Escritório do Xerife do Condado de Santa Fé (Novo México).
Alec Baldwin conversa em seu telefone celular em frente ao Escritório do Xerife do Condado de Santa Fé (Novo México).Jim Weber/The New Mexican (AP)

O acidente recorda a morte de Brandon Lee, filho do famoso ator especialista em artes marciais Bruce Lee. Brandon morreu aos 28 anos, em 1993, quando fazia o seu primeiro filme importante como protagonista, O corvo, dirigido por Alex Proyas. O ator, que também dominava as técnicas orientais de defesa pessoal, morreu nos últimos dias da produção, quando era rodada a cena de início do filme, na qual o herói morria por uma bala disparada pelo membro de uma gangue. A bala deveria ser de festim, mas não era.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.



Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_