_
_
_
_
_
VELOZES & FURIOSOS
Crítica
Género de opinião que descreve, elogia ou censura, totalmente ou em parte, uma obra cultural ou de entretenimento. Deve sempre ser escrita por um expert na matéria

‘Velozes & Furiosos 9’, ao infinito e além

O diretor Justin Lin, que retorna depois de dois filmes sem comandar a saga, demonstra em duas longas e poderosas sequências que poucos filmam cenas de ação como ele, e embarca em um “não vá embora ainda, tem mais”

Michelle Rodriguez e Vin Diesel, em ‘Velozes & Furiosos 9’. No vídeo, o trailer do filme.
Javier Ocaña
Mais informações
Emma Stone en 'Cruella'
Os vilões da Disney saem do armário
Madres paralelas Pedro Almodovar
Almodóvar anuncia para este ano ‘Madres paralelas’, o filme sobre “mães imperfeitas” gravado na pandemia
Dwayne Johnson em "The Fate of the Furious."
‘Velozes e Furiosos 8’, recorde de bilheteria em estreia mundial graças à China

Com exceção da longeva série de filmes de James Bond, que é diferente porque vem trocando de atores e diretores ao longo de sete décadas, não é possível lembrar de uma franquia de título único e protagonistas estáveis que tenha chegado a seu nono longa-metragem com a força popular e o sucesso de bilheteria de Velozes & Furiosos. Uma saga com um terço inicial titubeante, mas que acabou sendo beneficiada precisamente pela última guinada das produções de 007 para um tom mais sério e uma maior complexidade de personagens e história, já com Daniel Craig como protagonista, abrindo espaço para uma franquia de espionagem mais descontraída e básica, na qual só os fogos de artifício importam e vale tudo para deixar os fãs boquiabertos.

O sexto filme, dirigido por Justin Lin, talvez tenha marcado o auge de espetacularidade de uma série que, pontualmente, incorporou estrelas de filmes de ação (de Dwayne Johnson a John Cena, seu último elo, passando por Jason Statham), superou a morte de um de seus rostos emblemáticos, Paul Walker, e convenceu com uma mistura de alto orçamento, senso de humor autoparódico, suntuosidade na composição de suas sequências mais importantes e grandes nomes de Hollywood em princípio alheios a esse tipo de produtos, como Charlize Theron e Helen Mirren, que retornam neste Velozes & Furiosos 9, finalmente lançado depois de vários atrasos provocados pela pandemia.

Desde aquele sexto capítulo, a franquia não decaiu, apesar de teimar em ter durações exageradas (novamente, quase duas horas e meia), graças ao trabalho de diretores como James Wan e F. Gary Gray e à fusão entre direção e edição alucinantes, motores potentes, camaradagem do elenco e, como aqui, um roteiro em que a força do legado da saga em histórias próximas ao folhetim familiar serve de base para a tomada de decisões emocionais de seus personagens.

Lin, que retorna à direção depois de dois filmes, demonstra em duas longas e poderosas sequências — em uma estrada pedregosa de montanha e nas ruas de Edimburgo — que poucos filmam e montam cenas de ação como ele. E o “não vá embora ainda, tem mais” chega a um nível ainda mais delirante que o dos carros voadores, de edifício em edifício, do sétimo episódio. Aonde vamos levá-los desta vez, até o espaço? Segure meu drinque, que lá vamos nós. E não tem problema, o público vai engolir.

VELOZES & FURIOSOS 9

Direção: Justin Lin.

Atores: Vin Diesel, Michelle Rodriguez, John Cena, Charlize Theron.

Gênero: ação. EUA, 2021.

Duração: 145 minutos.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_