_
_
_
_
_

Arnold Schwarzenegger vive nova onda de popularidade, aos 73 anos

O ator e ex-governador da Califórnia lança um boletim mensal como voz sábia da política californiana e personagem moderado em um país dividido entre dois grandes partidos

Arnold Schwarzenegger em uma visita à Áustria, seu país de origem.
Arnold Schwarzenegger em uma visita à Áustria, seu país de origem.LEONHARD FOEGER (Reuters)
Mais informações
Johnny Rotten
O vocalista dos Sex Pistols que deixou o punk para cuidar da esposa com Alzheimer
El actor Arnold Schwarzenegger y su hijo Christopher en Santa Mónica (California), en una imagen de octubre de 2010.
Schwarzenegger e seu filho secreto: o final feliz de um grande escândalo
La actriz Viola Davis posa con su Oscar por 'Fences', en 2017.
Hollywood entrega Oscar, mas também viagens, tequila, cirurgia plástica e biscoito

Aos 73 anos, Arnold Schwarzenegger encontrou outro papel estelar. Para este, não precisa ficar na frente das câmeras. Nem mesmo sair de sua mansão de Los Angeles. O astro do cinema e do fisiculturismo se tornou uma voz sábia da política californiana e um personagem moderado em um país dividido entre dois grandes partidos políticos. O ex-governador lançou um boletim mensal no qual recomenda leituras e filmes e dá conselhos de vida. Definiu-o como “uma versão de Arnold sem filtro”, onde utiliza sua história de imigrante transformado em celebridade para inspirar os leitores. Também dá dicas de treinamento. A newsletter de abril foi dedicada a contar a dieta que faz para perder peso, de olho no verão boreal. “Dê duro. É o mais importante.” Essa é sua visão, como contou no programa de TV de Jimmy Kimmel.

Schwarzenegger está novamente na boca de todos na Califórnia. Os jornais locais publicaram seu nome inúmeras vezes nas últimas semanas porque a história voltou como um bumerangue. Sua entrada na política em 2003 respondeu a uma série de felizes coincidências. O ator desafiou o então governador, o impopular democrata Gray Davis, em uma eleição especial. Muitos antecessores de Davis já tinham enfrentado tentativas similares, mas Schwarzenegger se tornou o primeiro opositor bem-sucedido em um referendo revogatório de mandato graças a um discurso contra os políticos tradicionais. O ator ganhou essa eleição e depois outra, que estendeu seu mandato. No final do segundo mandato, em 2011, sua popularidade era tão baixa quanto a de Davis. Sua avaliação melhorou com os anos. Em 2021, é o republicano mais bem avaliado do país, segundo uma pesquisa do YouGov.

Hoje, na Califórnia, Caitlyn Jenner, ex-medalhista olímpica e ativista transgênero, busca repetir o feito do imigrante austríaco que chegou aos Estados Unidos em 1968. Jenner quer se tornar a primeira republicana a governar o Estado desde que Schwarzenegger deixou o poder, há 10 anos. O ocupante do cargo em jogo agora é Gavin Newsom. Schwarzenegger diz que recebeu recentemente em sua mansão de Los Angeles vários políticos dos dois partidos, o Democrata e Republicano, em busca de conselhos para a eleição de novembro. Arnold prevê que ela se transforme um circo, como ocorreu com a de 18 anos atrás, que teve mais de 130 candidatos. O ex-governador, que considera seus amigos tanto Jenner como Newsom, evitou dizer os nomes de quem tem batido à sua porta.

Mundialmente conhecido como O Exterminador, Schwarzenegger gosta de dar entrevistas usando a jaqueta de 38º governador da Califórnia. Sai quase todos os dias de bicicleta para dar uma volta de 20 quilômetros pelas ruas da Santa Monica, um exercício de baixo impacto que adotou como forma de recuperação depois das quatro cirurgias cardíacas pelas quais passou, a mais recente em outubro. Em sua casa, faz levantamento de peso em uma grande academia montada em uma sala. Lá ele mora com sua companheira há sete anos, a fisioterapeuta Heather Milligan, que tem uma presença muito discreta nos tabloides e nas redes sociais. Mais conhecidos são os animais de estimação em miniatura do casal, o cavalo Whiskey e o burro Lulu. Os animais viraram estrelas dos vídeos virais publicados pelo ex-governador no Instagram durante a pandemia.

Seu trabalho como ator diminuiu, mas ele continua produzindo e emprestando seu sobrenome para vários projetos. Um destes viu a luz recentemente: uma série animada que ele idealizou em uma conversa com Stan Lee, o visionário empresário que transformou os super-heróis da Marvel em uma marca global. Em uma conversa, o escritor de quadrinhos perguntou a Schwarzenegger de que filme ele gostaria de ter feito uma segunda parte. A resposta foi Um Tira no Jardim de Infância (1990), de Ivan Reitman. Com isso, Lee, que morreu em 2018, idealizou um projeto em que um personagem semelhante, um detetive aposentado, encarrega-se de cuidar de bebês com superpoderes. A estreia da série, no final de abril, teve mais de dois milhões de espectadores. Nela, Schwarzenegger dá voz a seu personagem, uma atuação vocal que preparou com John Landis, diretor de Clube dos Cafajestes e Os Irmãos Cara de Pau.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

No último ano, Schwarzenegger também se tornou avô. Sua primeira neta se chama Lyla Maria e é filha de sua primogênita, Katherine, casada com o ator Chris Pratt. “É fantástico, mas me faz sentir velho”, confessou sobre a experiência o atleta que ganhou sete vezes o título de Mr. Olympia. Dos quatro filhos que o ex-governador teve com a jornalista da NBC Maria Shriver, sobrinha de John F, Kennedy, o único que seguiu seus passos como ator foi Patrick, de 25 anos, que atuou recentemente em Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta, uma comédia adolescente dirigida por Amy Poehler. Christina e Christopher têm um perfil mais discreto. A primeira, de 29 anos, produziu um documentário para a Netflix e trabalha como editora para a Goop, marca de produtos de beleza e bem-estar de Gwyneth Paltrow.

O quinto filho é Joe Baena, quem tem uma relação especial com os demais. Baena, de 23 anos, é fruto de uma relação extraconjugal que Schwarzenegger teve com Mildred Baena, empregada doméstica na mansão do ator em Pacific Palisades (no oeste de Los Angeles) do início dos anos 1990 até 2003. Joe Baena cresceu na casa com as outras crianças devido ao trabalho de sua mãe. Com os anos, foi ficando cada vez mais parecido com seu pai. Quando Schwarzenegger reconheceu a paternidade, no início de 2011, o fato se transformou em uma bomba que acabou com seu casamento de 25 anos.

Baena tem hoje um ótimo relacionamento com o pai. Se Patrick escolheu o caminho da atuação, Joe seguiu o do fisiculturismo. Em suas redes sociais, publica várias imagens de seu progresso e das sessões de treinamento com seu pai. A revelação de uma década atrás foi um escândalo que afundou a popularidade de Schwarzenegger no ocaso de seu Governo. As porcentagens de aprovação que Arnold tem hoje indicam que a Califórnia virou a página.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_