Música

Vídeo inédito com John Lennon e Yoko Ono interpretando ‘Give Peace a Chance’ vem à luz

Apresentação foi gravada em um hotel nas Bahamas dias antes da mítica apresentação em Montreal

Yoko Ono e John Lennon em uma imagem do vídeo da apresentação de 15 de maio de 1969.
Yoko Ono e John Lennon em uma imagem do vídeo da apresentação de 15 de maio de 1969.

Foi um ensaio. Em 25 de maio de 1969 no Hotel Sheraton Oceanus, nas Bahamas. John Lennon e Yoko Ono estavam sentados em um sofá. A câmera mostra da janela o belo dia e alguns casais passeando na praia. Lennon, de camisa rosa e calças brancas, começa a dedilhar o violão e canta Give Peace a Chance. Ao seu lado, Yoko Ono escuta, sorri e canta junto.

A companhia discográfica anuncia o vídeo de 2min47s como “a primeira apresentação da lendária canção”. Uma peça que estreou alguns dias depois, em 31 de maio, no Hotel Queen Elizabeth em Montreal, já como a canção que mais tarde foi lançada em disco.

É uma das canções pacifistas mais emblemáticas de Lennon, exatamente quando aumentava nas ruas dos Estados Unidos a temperatura das manifestações contra a Guerra do Vietnã. A gravação foi feita com um som caseiro, na qual se pode apreciar a cumplicidade do casal. Lennon improvisa a letra, confunde-se e mostra a língua diante das risadas de Ono.

Ambos tinham se casado em 20 de março de 1969 em Gibraltar e passaram a lua de mel no Hotel Hilton em Amsterdã, na cama, protestando contra a guerra e pedindo a paz. Aquilo durou uma semana. A ideia era ir a Nova York para gravar, também em um hotel e na cama, Give Peace a Chance. Mas tiveram a entrada negada, razão pela qual escolheram Montreal. Mas antes passaram pelas Bahamas.

O resgate desta gravação faz parte da comemoração dos 50 anos do disco John Lennon/Plastic Ono Band (1970) com o lançamento, em 23 de abril, de uma edição do álbum com som melhorado. A caixa se chama John Lennon/Plastic Ono Band –The Ultimate Collection e, além do disco original, inclui esta versão inicial de Give Peace a Chance e outros ensaios de canções. Tudo supervisionado por Yoko Ono.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui




Arquivado Em:

Mais informações

Pode te interessar

O mais visto em ...

Top 50