Crítica | ‘Um Príncipe em Nova York 2’
Crítica
Género de opinião que descreve, elogia ou censura, totalmente ou em parte, uma obra cultural ou de entretenimento. Deve sempre ser escrita por um expert na matéria

O regresso fracassado de Eddie Murphy, o rei que perdeu a coroa

‘Um Príncipe em Nova York 2’ é mais bobo que o original e repete em boa medida sua estrutura e cenários. Talvez só a parte musical interesse

El Rey de Zamunda
Arsenio Hall e Eddie Murphy em ‘Um Príncipe em Nova York 2’.
Javier Ocaña
Mais informações
RELEASE DATE: March 5, 2021 TITLE: Coming 2 America STUDIO: Amazon Studios DIRECTOR: Craig Brewer PLOT: The African monarch Akeem learns he has a long-lost son in the United States and must return to America to meet this unexpected heir and build a relationship with his son. STARRING: EDDIE MURPHY as Akeem. (Credit Image: © Amazon Studios/Entertainment Pictures/ZUMAPRESS.com)
Eddie Murphy: “Sou o único ator negro na história do cinema a conseguir uma audiência mundial”
‘I’m Dying Up Here’ é a primeira série produzida por Jim Carrey.
O paradoxo do palhaço triste ou a autodestruição dos comediantes dos anos 90
Golda Rosheuvel interpreta a rainha Charlotte em ‘Bridgerton’. Historiadores especulam há anos sobre a possibilidade de que a monarca fosse negra.
De ‘Bridgerton’ a ‘Small Axe’, estratégias para fazer séries de época menos brancas

Em meio à lista de filmes grandes (não confundir com grandes filmes) de presumível sucesso que foram tendo suas estreias comerciais adiadas – sempre citados nas reportagens dos últimos meses sobre a lamentável situação das salas de cinemas por causa da pandemia –, o mais surpreendente era sem dúvida Um Príncipe em Nova York 2: basicamente por ser uma sequência tardia de uma comédia banal, protagonizada por um astro do cinema que já deixou de sê-lo. Afinal foi parar na Amazon, sua plataforma de exibição a partir desta sexta-feira.

Um Príncipe em Nova York marcou o início do declínio como cineasta desse portento que era John Landis, a quem, àquela altura, já devíamos filmes fantásticos como Clube dos Cafajestes, Os Irmãos Cara de Pau, Um Lobisomem Americano em Londres, um magnífico segmento de No Limite da Realidade e Trocando as Bolas. Depois de Um Príncipe em Nova York, uma paródia sem graça dos regimes ditatoriais africanos, em contraste com o cotidiano dos afro-americanos nova-iorquinos (ou ao menos seu arquétipo), Landis nunca mais alcançou o mesmo nível em seus trabalhos para a telona, apesar da sua presença em magníficos produtos televisivos, como Dream On (1990).

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Em 1988, Eddie Murphy estava no topo da comédia e dos filmes policiais de grande bilheteria, depois dos sucessos de 48 Horas, Trocando as Bolas e os dois episódios de Um Tira da Pesada. Exceto pela parte 2 de 48 Horas, a qualidade de seus filmes posteriores foi despencando, e sua verve cômica foi se mostrando cada vez mais chata em produtos familiares insuportáveis, como O Professor Aloprado e Dr. Dolittle.

De modo que Um Príncipe em Nova York 2, agora sob a batuta de Craig Brewer, dificilmente o tirará do esquecimento. Mais bobo que o original, repete em boa medida sua estrutura e cenários, e talvez só a parte musical desperte algum interesse. De resto, há piadas que provêm do primeiro filme e aterrissam neste sem que nenhum espectador novo tenha como entendê-las (a noiva do então príncipe, latindo feito um cachorro e pulando numa perna só), um aceno pouco sutil a Trocando as Bolas (o neto dos Duke) e mais uma tentativa de ressurreição, a de Wesley Snipes. Muito histrionismo e pouco brilho.

UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK 2

Direção: Craig Brewer.

Elenco: Eddie Murphy, Jermaine Fowler, Wesley Snipes, Shari Headley.

Plataforma: Amazon.

Gênero: comédia. EUA, 2021.

Duração: 108 minutos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS