_
_
_
_
_

A nova classe operária vai ao paraíso (e vence o Festival de Veneza)

‘Nomadland’ vence Leão de Ouro no Festival de Veneza com sua crítica à precarização do trabalho

Frances McDormand, em cena de ‘Nomadland’, de Chloe Zhao.
Frances McDormand, em cena de ‘Nomadland’, de Chloe Zhao.Courtesy of SEARCHLIGHT PICTURES (AP)
Álex Vicente
Mais informações
Diana Rigg., en juego de tronos
Morre aos 82 Diana Rigg, estrela de ‘Game of thrones’ e única esposa de James Bond
Christopher Nolan con el actor John David Washington en el rodaje de 'Tenet'.
Obra-prima ou “uma porcaria de direita”? O sucesso divisivo de ‘Tenet’, novo filme de Christopher Nolan
FILE PHOTO: 91st Academy Awards - Oscars Show - Hollywood, Los Angeles, California, U.S., February 24, 2019. Film director Spike Lee (L) embraces presenter Samuel L. Jackson as he wins his first Oscar, the "Best Adapted Screenplay" award for "BlacKkKlansman." REUTERS/Mike Blake/File Photo
Oscar adota critérios mínimos de inclusão em busca de premiação mais diversificada

Chegou precedida dos melhores rumores e não decepcionou. Nomadland, longa-metragem que encerrou nesta sexta-feira a seção competitiva do Festival de Veneza, foi o primeiro a ser aplaudido de pé nesta edição e venceu o Leão de Ouro na noite desta sábado, premiado por um júri presidido por Cate Blanchett. Lançado simultaneamente nos festivais de Veneza, Toronto e Telluride, o filme também sai catapultado para o próximo Oscar.

Inspirada no livro homônimo de não ficção de Jessica Bruder, o longa acompanha a trajetória de uma mulher que, afogada por sua situação econômica, vai morar num trailer. Interpreta-a, com sua habitual mistura de aspereza e dignidade, a atriz Frances McDormand, que se apaixonou pelo livro, comprou os direitos de adaptação e propôs a Chloé Zhao, jovem cineasta chinesa radicada nos EUA, que a dirigisse. Quando a crise de 2008 provoca o desmantelamento do povoado minerador onde ela trabalhava, essa protagonista se vê obrigada a sair pelo país fazendo bicos. Não demora a descobrir outros indivíduos marginalizados e transformados em mão de obra barata pelo ocaso da indústria e reciclados como empregados da Amazon, submetidos a contratos com duração de poucos dias ou semanas, apesar de já estarem perto da idade da aposentadoria.

Conhecida e aclamada desde um emotivo western contemporâneo que intitulou The Rider, Zhao observa, com acuidade e sensibilidade inigualáveis, a subcultura que emerge entre esse precariado, onde centenas de milhares de pessoas constituem suas próprias redes de solidariedade perante a escassez ou a ausência de ajudas públicas. Entre elas ressuscita o fantasma de Tom Joad e outros anti-heróis da Grande Depressão, num filme que brilha ao demonstrar que essa indigência não tem quase nada de romântico, por mais que assim digam os mitos sobre a fronteira. “Não está tão longe do que fizeram os pioneiros”, diz um personagem no seu agradável quintal. Igualmente interessante é outro assunto plenamente norte-americano: o conflito insolúvel entre indivíduo e comunidade. Zhao parece insinuar que a solidão dos nômades pode se tornar viciante, mas também que a autonomia nunca pode ser sinônimo de isolamento.

Nomadland confronta atores profissionais, como McDormand e David Strathairn, com viajantes reais que relatam suas vivências e aproximam a ficção do filme a um registro documental que parece dar conta da situação atual, embora Zhao tenha dito numa videoconferência com jornalistas, nesta sexta, que não quis fazer “um filme político”. “O livro é ambientado em 2011 e não tem a ver com a América de Donald Trump. Eu só conto histórias de pessoas”, afirmou. Essa resposta, atribuível à alergia que o cinema norte-americano sente pela palavra “política” —frequentemente confundida com o partidarismo ou militância—, soa ilógica. É dispensável dizer que a realidade descrita por Nomadland é política, e que a situação destas centenas de milhares de marginalizados desempenhou um papel decisivo na vitória de Trump.

Concessões

Nem tudo é perfeito neste filme, embora seja o mais sólido concorrente apresentado em Veneza. Zhao faz algumas concessões dramatúrgicas no trecho final para potencializar a identificação do espectador com sua protagonista e usa de maneira insistente (e muito contraproducente) o piano melodramático de Ludovico Einaudi, que salienta em excesso momentos de emoção que não precisavam de muleta alguma. É compreensível e até perdoável: no fundo, este é um filme de estúdio, e não custa vê-lo como o título de transição de Zhao em direção a seu glorioso futuro hollywoodiano.

Seu próximo filme será The Eternals, para o estúdio Marvel, ao qual faz uma aceno irônico num breve plano de um cinema da América profunda que exibe Os Vingadores. No papel, tem tudo para triunfar: é jovem, mulher, asiática e, sobretudo, uma cineasta brilhante. Não seria desatinado que, na edição mais feminina na história de Veneza, Zhao leve o prêmio principal com um filme que recorda a perda de raízes sociais provocada pelos descalabros econômicos, em vista do que agora se avizinha.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_