_
_
_
_
_

Morre Martha Rocha, a primeira Miss Brasil

A ex-modelo baiana chegou a ficar em segundo lugar no concurso Miss Universo em 1954

A então Miss Brasil Martha Rocha desfila na Festa do Algodão, no Ibirapuera, em 1954.
A então Miss Brasil Martha Rocha desfila na Festa do Algodão, no Ibirapuera, em 1954.Folhapress

A primeira Miss Brasil, Maria Martha Hacker Rocha, morreu neste sábado aos 83 anos em Niterói, no Rio de Janeiro. Segundo informações prestadas por familiares, a ex-modelo baiana teve um infarto do miocárdio e problemas respiratórios e não resistiu. Ela havia sido eleita Miss em 1954, no primeiro concurso oficial do tipo realizado no país, com apenas 18 anos. Ela deixa três filhos.

No mesmo ano em que venceu a disputa nacional, Martha alcançou a segunda colocação no Miss Universo, atrás apenas da americana Miriam Stevenson.

A derrota para a rival norte-americana foi atribuída, à época, ao fato de a modelo baiana ter duas polegadas a mais de quadril —algo que Rocha sempre negou. No entanto, esta lenda contribuiu para o que se convencionou chamar posteriormente de “padrão de beleza brasileiro”, que vigorou no país por quase três décadas, até a ascensão das modelos ultra-magras.

A fama de Rocha após vencer o concurso brasileiro fez com que seu nome batizasse um bolo com cobertura de fios de ovos, remetendo aos seus cabelos ondulados.

Em entrevista à Globo, seu filho Álvaro Pino afirmou que “a vida dela foi muito sofrida nos últimos anos, ela estava acamada há muito tempo e não conseguia andar. Morreu sem muito sofrimento”.




Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_