_
_
_
_
_

Editora Hachette volta atrás e decide não publicar as memórias de Woody Allen

Protestos dos funcionários do grupo editorial nos Estados Unidos e as declarações de Ronan Farrow fizeram com que a empresa anulasse o lançamento do livro do cineasta

Woody Allen em julho de 2019 em San Sebastián (Espanha).
Woody Allen em julho de 2019 em San Sebastián (Espanha).ANDER GILLENEA (AFP)
Antonia Laborde
Mais informações
Susan Sarandon, durante o ato em Cannes 'Women In Motion'.
Susan Sarandon: ‘Não tenho nada de bom a dizer sobre Woody Allen’
Ronan Farrow, o jornalista que destapou o escândalo de abusos de Weinstein.
A vingança de Ronan Farrow ao expor Harvey Weinstein
Woody Allen charla con Timothée Chalamet y Selena Gomez en el rodaje de 'Día de lluvia en Nueva York', en septiembre de 2017.
“Dylan Farrow, eu acredito em você”: Hollywood renega Woody Allen

Woody Allen não tem quem publique suas memórias nos Estados Unidos. A editora Hachette anunciou na tarde de sexta-feira que por fim não imprimirá Apropos of Nothing (a propósito de nada, em tradução livre), a autobiografia do cineasta, após a enxurrada de protestos que recebeu e depois que Ronan Farrow, jornalista e filho de Allen, rompeu com a Hachette pelo lançamento. Dezenas de funcionários da editora se manifestaram na quinta-feira contra a publicação em sua sede em Nova York. “A decisão de anular o livro do senhor Allen foi difícil de tomar. Levamos muito seriamente a relação com nossos autores e não cancelamos livros por qualquer motivo. Publicamos e continuaremos publicando muitos livros desafiadores”, afirmou em um comunicado o grupo Hachette Book Group. A editora devolverá a Allen os direitos do livro.

A Hachette anunciou na segunda-feira que, após ser recusada por quatro marcas, as memórias do cineasta apareceriam em sua editora Grand Central em 7 de abril. Desde então explodiram as críticas centradas nas acusações de que Allen abusou sexualmente de sua filha Dylan Farrow quando ela era criança. O diretor nega os fatos e não foi acusado formalmente. Um dos primeiros a tornar público seu descontentamento foi Ronan Farrow, que afirmou se sentir “decepcionado” com a empresa francesa, a mesma que no ano passado publicou seu livro Catch and Kill.

“Esconderam a decisão de mim e de seus próprios funcionários enquanto estávamos trabalhando em Catch and Kill, um livro sobre como os homens poderosos, incluindo Woody Allen, escapam da responsabilidade por abuso sexual”, escreveu o jornalista, de 31 anos, na noite de terça-feira em seu perfil do Twitter. No dia seguinte, o vencedor do Pulitzer em 2018 por sua reportagem de investigação sobre os abusos do produtor Harvey Weinstein, rompeu com a editora.

“Somos solidários a Ronan Farrow, Dylan Farrow e outras vítimas de abusos sexuais”, disseram na quinta-feira em um comunicado os funcionários que protestaram diante da sede da editora Grand Central Publishing. Dylan tuitou sobre as manifestações: “Estou surpresa e muito agradecida pela solidariedade” dos funcionários. Os dois irmãos Farrow criticaram publicamente que a editora não tenha checado a informação das memórias com eles. “Como editores nos asseguramos todos os dias de que diferentes vozes e pontos de vista possam ser expostos e ouvidos. Também, como empresa, estamos comprometidos a oferecer um ambiente estimulante, aberto e de apoio aos nossos trabalhadores”, afirmou a empresa francesa ao comunicar a recusa a publicar as memórias do cineasta. “Nos últimos dias, a direção da Hachette manteve longas conversas com nossos trabalhadores e outros. Após escutá-los, chegamos à conclusão de que levar adiante a publicação não era factível para a Hachette”, diz o comunicado publicado na sexta-feira.

Na Espanha a editora Alianza pretendia publicar as memórias de Allen em 21 de maio. Após tornarem-se públicas as notícias da mudança de planos da Hachette e ser contatados pelo EL PAÍS, fontes da Alianza afirmaram que ainda não tomaram uma decisão sobre se continuarão com o livro. Um porta-voz da editora afirmou que antes de segunda-feira não haverá uma decisão.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_