_
_
_
_
_

Van Gogh pintou este autorretrato durante um grande surto de psicose

Museu dedicado ao artista em Amsterdã certifica a autoria de um autorretrato no acervo do Museu Nacional do Oslo sobre o qual pesavam dúvidas

O pesquisador Louis van Tilborgh ao lado do retrato de Vincent van Gogh em Amsterdã.
O pesquisador Louis van Tilborgh ao lado do retrato de Vincent van Gogh em Amsterdã.PIROSCHKA VAN DE WOUW (REUTERS)
Isabel Ferrer

Um quadro de Vincent van Gogh com certificado de autenticidade. O museu dedicado ao artista em Amsterdã confirmou nesta segunda-feira a autoria de um autorretrato datado de 1889, e que desde 1910 pertence Museu Nacional de Oslo (Noruega). A obra mostra os efeitos do primeiro grande ataque de psicose que o artista holandês sofreu enquanto estava internado no sanatório de Saint-Rémy, no sul da França. Durante anos, havia sido descartada pelos estudiosos porque não se parecia com o resto de sua produção. Agora, as conclusões da pesquisa feita pelos especialistas do museu de Amsterdã atribuem, sem dúvidas, o quadro a Van Gogh, somando a obra a cerca de outros 35 autorretratos pintados por ele entre 1886 e 1889, a maioria em Paris.

Mais informações
'El dormitorio en Arles', de 1888.
Em busca da cama de Van Gogh
Mural a partir do filme ‘Sede de viver’, de Vincent Minelli, em um bar de Auvers-sur-Oise (França).
Auvers-sur-Oise, o vilarejo francês onde Van Gogh passou seus últimos dias
Autorretrato de Vincent van Gogh   (izquierda) y retrato de su hermano Theo, ambos pintados en 1887.
Treze obras-primas da cultura que foram massacradas quando lançadas

Nesses quadros, Van Gogh se pintou com e sem chapéu, fumando cachimbo, com a cabeça raspada e na frente do cavalete. Na tela de Oslo o que chama a atenção é a sua expressão. Olha de esguelha para o espelho e devolve um olhar doentio, quase vazio. “Ele utiliza a espátula em abundância e sacrifica a expressão de seus olhos e a semelhança física para refletir seu estado, depois de um episódio psicótico grave sofrido entre julho e agosto de 1889. O ataque o leva a aceitar de certo modo seu internamento médico”, diz Louis van Tilborgh, pesquisador-chefe do Museu Van Gogh. Os tons pálidos que enchem a tela, em particular o verde-musgo, contribuíram para as dúvidas sobre a autoria. “Não parece a paleta de Van Gogh, e isso confunde, mas eles os usa para acentuar o ocorrido. Também sobe a gola do casaco e esmaga o cabelo, que tinha mais ondulado, para transmitir uma sensação de desconforto. Por outro lado, a tela é similar às utilizados por ele nessa época, assim como os pigmentos. O resto das análises técnicas efetuadas sobre as camadas de pigmentos com raios-x e microfotografia confirmaram a autoria”, acrescenta.

Além destas provas, há uma carta escrita a seu irmão, Theo. Ela foi enviada depois do surto, a partir de 22 de agosto de 1889, “e embora a tenhamos catalogada há um tempo, o elo definitivo com o quadro ainda não havia sido estabelecido”, prossegue Van Tilborgh. A equipe do museu concluiu ainda que o quadro foi pintado “em um intervalo do surto psicótico, porque, uma vez terminado, ele teve uma recaída por volta de setembro, de modo que tratou de refletir sua doença”.

Para o Museu Nacional de Oslo, dono da obra, é como se Van Gogh “tivesse voltado para casa”, admitiu nesta segunda-feira em Amsterdã a conservadora-chefe da instituição, May Britt Guleng. “As dúvidas sobre a assinatura remontam a 1970, e para nossa coleção era essencial eliminá-las de uma vez. Além disso, este autorretrato era um dos que mais intrigavam o pintor norueguês Edvard Munch, [autor da famosa obra O Grito, 1893], conhecido por sua evocação da angústia. Ele chegou a dizer que não se atrevia a se aproximar para vê-lo bem, mas acabou se aproximando. Então estamos contentes.”

Os efeitos do ataque refletidos neste autorretrato de Van Gogh são posteriores ao episódio da automutilação da sua orelha direita, sobre o qual há diversas teorias. A mais difundida diz que ele se enfureceu com Paul Gauguin, o artista francês a quem tinha convidado para criar com ele na Casa Amarela, com apoio econômico de seu irmão Theo. Situado na cidade de Arles, e imortalizada em 1888 em outro de seus quadros, seu dormitório nesse mesmo imóvel é hoje uma das imagens mais reproduzidas do artista. A dupla tentou montar uma utópica comunidade de artistas, mas, quando Van Gogh cortou a própria orelha, Gauguin foi embora para Paris. Eles mantiveram contato epistolar, mas nunca mais se viram. Sabe-se, no entanto, que nas nove semanas que passaram juntos pintaram um total de 57 quadros, segundo a documentação do Museu de Amsterdã.

A historiadora irlandesa Bernadette Murphy oferece outra versão em seu livro Van Gogh’s Ear: a True Story (“A orelha de Van Gogh: a verdadeira história”). Segundo ela, o artista deu o pedaço de cartilagem a uma jovem francesa de 18 anos que trabalhava como criada em um bordel. A publicação mensal The Art Newspaper fez suas próprias investigações no Instituto Pasteur, de Paris, e concluiu que se tratava de Gabrielle Berlatier.

OS NOVOS VAN GOGHS

É possível que continuem aparecendo quadros duvidosos, sobretudo de sua primeira época, mas em 2019 o Museu Van Gogh de Amsterdã confirmou a autoria da tela 'Vaso com Papoulas' (1886), guardado desde 1957 na galeria Wadsworth Atheneum (EUA). Em 1990, sua autenticidade foi posta em dúvida e inclusive chegou a ser retirada da exposição, até que especialistas confirmassem que o estilo e materiais correspondiam ao pintor. Em 2013, de novo o museu descobriu que 'Entardecer em Montmajour' (1888), pintado em Arles, era verdadeiro. Oficialmente, tratava-se de “um falso Van Gogh”, embora o rastreamento da correspondência do pintor tenha revelado menções dele àquele lugar , onde buscava inspiração. As novas técnicas de análise pictórica fizeram o resto. Em 2012, Natureza Morta com Flores Campestres e Rosas (1886) foi atribuído ao artista por especialistas da Bélgica, Alemanha e Países Baixos. Pintado em cima de uma outra obra, que retratava lutadores, o pintor a cobriu toda com um vaso transbordante, pertence à coleção do museu holandês Kröller-Muller. Em 2010, 'Le Blute Fin', que representa um moinho do bairro parisiense de Montmartre em 1886, foi atribuído a ele “fora de qualquer dúvida”. Uma vez mais, a instituição de Amsterdã constatou que, naquele caso, “havia uma linha vermelha traçada pelo pintor para se guiar na perspectiva, como em outras telas certificadas”.


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_