_
_
_
_
_

Brasileiro ‘Democracia em vertigem’, de Petra Costa, disputa o Oscar 2020

Filme que reconta o processo que levou ao impeachment de Dilma Rousseff concorre a uma estatueta de melhor documentário

Cena de 'Democracia em vertigem', de Petra Costa, indicado ao Oscar 2020 de melhor documentário.
Cena de 'Democracia em vertigem', de Petra Costa, indicado ao Oscar 2020 de melhor documentário.

A crise democrática do Brasil e o turbilhão político dos últimos anos desfilarão no tapete vermelho do Oscar 2020, no dia 9 de fevereiro. Democracia em vertigem, de Petra Costa, concorre à estatueta dourada na categoria de melhor documentário, conforme anunciado pela Academy Awards na manhã desta segunda-feira. A produção brasileira concorrerá com American factory, The cave, For Sama e Honeyland.

Mais informações
Veja a lista completa dos indicados ao Oscar 2020, cuja premiação acontece em 9 de fevereiro.
Todos os indicados ao Oscar 2020
Dilma Rousseff, el 20 de febrero, cuando fue proclamada candidata del PT a la presidencia de Brasil.
‘Democracia em vertigem’: o Brasil alicerçado sobre um passado mal resolvido
Luiz Inácio Lula da Silva y Dilma Rousseff, ayer en Brasilia.
Ascensão e queda do petismo: da “década da inclusão” ao impeachment
El presidente de Estados Unidos, Donald Trump, el pasado lunes.
Análise | Mas quem é essa nova direita que ganha espaço pelo mundo?

O longa, que estreou na Netflix em 19 de junho, mostra o agitado mar dos últimos anos da pós-redemocratização brasileira, cujo ato central é o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016 —e a despedida do Partido dos Trabalhadores (PT) do poder, lugar que a sigla de Luiz Inácio Lula da Silva ocupava havia 13 anos— e que culminou na eleição do ultradireitista Jair Bolsonaro em 2018.

A diretora usou o Twitter para dizer que ela e sua equipe estão “extasiados” com a indicação. “Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia esperamos que esse filme possa ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias”, escreveu.

Em Democracia em vertigem, Costa constrói uma narrativa com uma sequência de fatos organizados para além dos fragmentos dos jornais, como contou Talita Bedinelli, e cujos elementos se aproximam até dos gêneros da ficção: há vilões, mocinhos, traidores e muitas reviravoltas. Além de capturar o retrato do Brasil do impeachment, a cineasta mergulha em fatos políticos do passado para entender como o país chegou até seu momento atual. Essa análise começa nos anos 1970, com a transformação de um país que ainda lutava para desvencilhar-se de uma ditadura militar sangrenta, enquanto alçava à liderança política um metalúrgico sindicalista, Lula, que 30 anos mais tarde se tornaria presidente.

Com sua já característica maneira de dirigir, Costa torna-se também protagonista do documentário —como já havia feito em Elenaao contar as mudanças advindas das políticas sociais do PT, os erros do partido em sua relação com o Congresso e com as bases nas ruas e a eleição de Rousseff, uma “candidata por acaso”, passando pelos protestos que tomaram as principais cidades brasileiras entre 2013 e 2016 e pela Operação Lava Jato. Em meio à vertigem de acontecimentos, aparecem também personagens coadjuvantes, como Eduardo Cunha, o presidente da Câmara que autorizou o processo de impeachment e, meses depois, acabou preso por corrupção, e Michel Temer.

Antes de chegar ao Oscar, Democracia em vertigem já havia sido aclamado em Sundance, em janeiro de 2019, quando abriu o festival e foi ovacionado pelo público. Para a audiência estrangeira, o documentário tornou-se uma espécie de espelho do contexto político contemporâneo global, com a extrema direita ganhando terreno mesmo em democracias consolidadas, na era das fake news e do Brexit. Em dezembro, o documentário foi incluído na lista de melhores filmes do ano do The New York Times. “Ánálise cuidadosa dos eventos que levaram à eleição de Jair Bolsonaro, o presidente populista do Brasil, este documentário angustiante é o filme mais assustador do ano”, definiu o jornal norte-americano.



Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_