_
_
_
_
_

Misturar duas vacinas vira estratégia para destravar luta contra o coronavírus

Vários ensaios em andamento estudam os efeitos da combinação de dois imunizantes diferentes em cada vacinado

Miguel Ángel Criado
Pesquisadores de Oxford querem misturar sua vacina, a da AstraZeneca, com todas as demais, inclusive a Novavax.
Pesquisadores de Oxford querem misturar sua vacina, a da AstraZeneca, com todas as demais, inclusive a Novavax.Dado Ruvic (Reuters)

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise.

Mais informações
Varias personas esperan sentadas en caso de posibles efectos secundarios tras recibirla vacuna de AstraZeneca, este miércoles en Ourense.
Por que os “efeitos adversos muito raros” associados à vacina da AstraZeneca são esperados, mas imprevisíveis
Vacunas covid
Qual é a melhor vacina contra a covid-19? Qual protege mais? A porcentagem de eficácia não é a única variável
BUFFALO, WV - MARCH 26: Kenny McCloy Jr., 38, of Ripley, West Virginia receives the Covid-19 Johnson & Johnson Janssen vaccine as part of a collaborative effort from the West Virginia National Guard, FamilyCare Health Centers and Toyota to vaccinate Toyota employees on March 26, 2021 on the grounds of the Toyota plant in Buffalo, West Virginia. McCloy said, I just wanna be protected. Do the right thing. I think our pathway out of this is for everyone to do the right thing and get vaccinated.   Stephen Zenner/Getty Images/AFP
== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Autoridades dos EUA recomendam interrupção da aplicação da vacina Janssen contra a covid-19 após casos de trombose

A França fez isso na semana passada, e Alemanha acaba de anunciar: pessoas vacinadas com uma primeira dose do imunizante da AstraZeneca, agora suspenso, receberão outro composto na segunda aplicação, que poderá ser da Pfizer ou da Moderna. A ideia de criar um coquetel de vacinas não é aleatória, pois já foi testada contra o HIV, a tuberculose e o ebola, com resultados muito promissores. Também há doenças, como a meningite, para as quais as imunizações previstas na pauta costumam ser de diferentes tipos. Mas, contra o coronavírus, os ensaios clínicos estão começando agora e só terão resultados no segundo semestre. Os especialistas defendem que combinar duas fórmulas dará mais elasticidade às estratégias de vacinação, e não esperam maiores contratempos.

A Universidade de Oxford, criadora da vacina da AstraZeneca, é a que mais aposta na mistura de vacinas diferentes. Nesta quarta-feira, ela anunciou seus ensaios para experimentar a combinação de seu fármaco com o da Moderna e da Novavax. Este último, de origem norte-americana, deveria chegar nas próximas semanas. Em fevereiro, os cientistas britânicos já tinham começado a recrutar voluntários para a mistura AstraZeneca/Pfizer.

Matthew Snape, professor de pediatria e imunologia de Oxford, é o principal responsável por este ensaio e explica seus motivos em uma nota: “Se pudermos demonstrar que estes planos de combinação geram uma reação imunológica que seja tão boa como a das estratégias normais, e sem um aumento significativo das reações à vacina, isto poderia permitir que mais pessoas completassem a imunização contra a covid em menos tempo”. Snape cita outro argumento a favor do coquetel: “Poderia criar flexibilidade dentro do sistema no caso de indisponibilidade de qualquer das vacinas em uso”.

A falta não de uma, mas de duas vacinas (da AstraZeneca e da Janssen), é o que tem tornado esses estudos tão atrativos. A ideia de Snape e sua equipe é recrutar 1.050 pessoas maiores de 50 anos (mais vulneráveis à covid-19) e que ainda não foram vacinadas, ou receberam só a primeira dose. Eles vão testar todas as combinações possíveis da vacina de Oxford com as demais. Periodicamente, analisarão suas defesas, especificamente a produção de anticorpos neutralizantes. Quanto à cronologia da pauta, alguns receberão a segunda dose após oito semanas, e outros após 12. A universidade britânica espera ter os primeiros resultados no terceiro trimestre do ano.

Também a AstraZeneca iniciou há alguns dias seu próprio ensaio com o Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, o órgão estatal russo criador da vacina Sputnik V. Seu plano é combinar ambas as vacinas em voluntários da Rússia, Belarus e Azerbaijão. Diferentemente dos ensaios de Oxford, a ideia é recrutar maiores de 18 anos. Os resultados só saem no último trimestre.

O problema é que alguns não querem ou não podem esperar até lá. Mesmo sem conhecer os possíveis efeitos da mistura, seja em termos de eficácia ou segurança, alguns governos europeus decidiram levar esses ensaios diretamente para a vida real. Primeiro foi a França, que anunciou que injetará vacinas da Pfizer ou da Moderna em menores de 55 anos que tiverem recebido uma dose da AstraZeneca. E não são poucos: meio milhão de franceses, a maioria profissionais da saúde, permanece à espera da dose complementar. A Alemanha acabou de tomar uma decisão semelhante: seus 2,2 milhões de cidadãos menores de 60 anos que receberam a primeira dose da AstraZeneca completarão a pauta com a fórmula da Pfizer ou da Moderna. A decisão de trocar de vacina para a segunda dose não está isenta de dúvidas. A Organização Mundial da Saúde não recomendou essa medida por causa da ausência de dados sobre seus possíveis riscos e sua eficácia contra o coronavírus.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Essa falta de dados é destacada por Jaime Jesús Pérez, membro da Associação Espanhola de Vacinologia (AEV). “Para determinar a possibilidade de troca entre vacinas diferentes, o antígeno deve ser o mesmo ou muito similar, e a tecnologia precisa ser parecida”. Quanto ao primeiro requisito não há problema: todas as vacinas apontam para o mesmo alvo, as espículas que o coronavírus usa para grudar nas células humanas. O segundo é mais complicado: a vacina de Oxford usa um vetor viral como meio para chegar à célula, as de Moderna e Pfizer são de RNA mensageiro, e a da Novavax é a primeira a se basear em proteínas modificadas. “Não há dados sobre ser intercambiável”, recorda Pérez.

Aqui poderia ser útil a vacina russa Sputnik V. Essa é uma fórmula especial, pois não há outra entre as já aprovadas que adote o mesmo enfoque. Como na de Oxford, um vetor viral, um adenovírus, transporta informação genética do SARS-CoV-2 para que a própria célula humana saiba produzir a espícula, ativando a produção de anticorpos. Mas a diferença em relação à vacina britânica é que recorre a um adenovírus diferente em cada dose. Com isto, os seus criadores queriam evitar que o sistema imunológico se fixasse no transporte e não na carga. A Sputnik usa dois vetores virais diferentes, mas vetores afinal de contas. E, como diz o membro da AEV, “trata-se agora de plataformas muito diferentes, que não combinamos até agora porque não existiam”.

Ainda sem dados, não se pode saber como a mistura de duas vacinas diferentes afetará os indivíduos. Há trabalhos de laboratório com outros agentes patogênicos mostrando que a produção de anticorpos é maior quando se combinam imunizantes, em vez de usar o mesmo nas duas doses. Tampouco se sabe se esse coquetel poderia causar alguma reação ou efeito adverso. Entretanto, o virologista Ian Jones, da Universidade de Reading (Reino Unido), acredita que não deveria haver problemas: “Desde que se tenha determinado que cada vacina é segura em um ensaio independente, não existe nenhum risco ao combiná-las. Teoricamente, como o único componente comum é a proteína S [a espícula], só deveria reforçar a imunidade contra ela”.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_