_
_
_
_
_
Pandemia de coronavírus
Opinião
Texto em que o autor defende ideias e chega a conclusões basadas na sua interpretação dos fatos e dados ao seu dispor

O ‘caso Manaus’, cidade que pode ter sido a primeira do mundo a atingir imunidade coletiva

Pesquisa mostra que, com a estratégia de não fazer nada contra a doença, capital amazonense paga um preço alto para conseguir a chamada ‘imunidade de rebanho’

Javier Sampedro
Túmulos no cemitério Parque Tarumã, em meio ao pico do surto de coronavírus em Manaus, em 11 de junho.
Túmulos no cemitério Parque Tarumã, em meio ao pico do surto de coronavírus em Manaus, em 11 de junho.BRUNO KELLY (Reuters)

No centro pontual da maior floresta tropical do mundo, onde confluem os rios Negro e Solimões, ergue-se a cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, polo financeiro do Norte do Brasil e, com seus dois milhões de habitantes, a maior concentração humana de toda a Amazônia. Também é provavelmente a primeira grande cidade do planeta a ter alcançado a imunidade coletiva contra a covid-19. Conseguiu isso através do mais simples dos procedimentos: não fazer nada. Depois de um pico montanhoso de mortes nos primeiros meses, a situação se estabilizou sozinha, embora a um preço elevado. O caso Manaus oferece lições importantes, e vale a pena examiná-lo.

A cidade detectou seu primeiro caso em março e, em sintonia com as desatinadas doutrinas do presidente Jair Bolsonaro, tomou poucas medidas relativas à distribuição de exames, confinamento e distanciamento social. O vírus se espalhou rapidamente em maio, e a imprensa local passou noticiar sobre hospitais saturados, cemitérios lotados e uma demanda quintuplicada por caixões. Foram meses de confusão e morte entre os rios Negro e Solimões, uma partida desigual entre o vírus e suas vítimas, abandonadas à própria sorte num tabuleiro urbano rodeado pela selva interminável. Desde junho, entretanto, as cifras do SARS-CoV-2 declinaram de maneira rápida e constante. Cada vez menos casos novos de contágio, cada vez menos mortos. Um grupo de cientistas brasileiros e britânicos se perguntou o motivo disso e encontrou uma resposta verossímil.

Mais informações
Un trabajador sanitario se dispone a entrar en la UCI de un hospital de Marsella.
Um em cada dez pacientes graves de covid-19 produz anticorpos que pioram a doença
El médico británico Jeremy Farrar, director del Wellcome Trust.
“Se vacinarmos 20% ou 30% da população de cada país poderemos voltar à normalidade”
FILE - In this Jan. 27, 2016, file photo, an Aedes aegypti mosquito known to carry the Zika virus, is photographed through a microscope at the Fiocruz institute in Recife, Pernambuco state, Brazil. Sometime next year, genetically modified mosquitoes will be released in the Florida Keys in an effort to combat persistent insect-borne diseases such as Dengue fever and the Zika virus. The plan approved Tuesday, Aug. 18, 2020, by the Florida Keys Mosquito Control District calls for a pilot project in 2021 involving the striped-legged Aedes aegypti mosquito, which is not native to Florida. (AP Photo/Felipe Dana, File)
Fazendo ciência na sala de estar em plena pandemia e encontrando o improvável

A pesquisadora Ester Sabino, da Universidade de São Paulo, e seus colegas analisaram os bancos de sangue da capital amazonense, um dos poucos lugares onde é obrigatório guardar amostras das doações, caso seja preciso examiná-las no futuro. Os cientistas procuraram anticorpos contra o SARS-CoV-2 em várias datas relevantes para a evolução da pandemia. Concluíram que a assombrosa redução de casos e mortes na cidade se deve a que até dois em cada três manauaras (entre 44% e 66% da população) se contagiaram e desenvolveram anticorpos contra a covid-19. Eis aí o primeiro caso da chamada imunidade de rebanho que conhecemos. A pesquisa foi publicada no repositório medRxiv. Vale lembrar que esse site abriga trabalhos que ainda não passaram pelo processo de revisão entre pares e, portanto, podem sofrer correções antes de sua publicação definitiva.

O índice de letalidade (a percentagem de contagiados que morrem pela doença) não chega a 0,3% em Manaus, mas o número de infectados é tão alto que isso significa que 4.000 pessoas morreram, ou um em cada 500 habitantes. Para efeito de comparação, a região espanhola de Madri, com o triplo de população, registrou 9.000 mortes, o que tampouco é para comemorar. A diferença é que a capital do Amazonas alcançou a imunidade de rebanho, e Madri não. É uma boa ocasião para que as autoridades sanitárias da capital espanhola passem o fim de semana fazendo contas.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_