_
_
_
_
_

EUA pretendem aprovar sua vacina contra a covid-19 antes da conclusão dos ensaios clínicos

Anúncio do chefe da FDA causa alarme na comunidade científica ante a possível pressão do Governo para que a vacina esteja disponível antes das eleições de novembro

Stephen Hahn, da FDA, ao lado do presidente Trump.
Stephen Hahn, da FDA, ao lado do presidente Trump.Alex Brandon (AP)
Pablo Guimón
Mais informações
U.S. first lady Melania Trump is hugged and kissed by U.S. President Donald Trump after delivering her live address to the largely virtual 2020 Republican National Convention from the Rose Garden of the White House in Washington, U.S., August 25, 2020. REUTERS/Kevin Lamarque     TPX IMAGES OF THE DAY
Com discursos de Melania e Pompeo, convenção republicana enaltece figura de Trump na Casa Branca
Una paciente dona plasma en una clínica en Seattle.
EUA aprovam tratamento com transfusões de plasma para pacientes com coronavírus
Moscow (Russian Federation), 11/08/2020.- A handout photo released by Russian Healthcare ministry (Minzdrav) shows containers with a newly registered vaccine against coronavirus by Russian Scientific and Research Center of Epidemiology and Microbiology, named after Gamaleya, in Moscow, Russia, 11 August 2020. Certification of the vaccine opens the third massive stage of its testing. The first category of people who wil receive the vaccine will be teachers and doctors. (Abierto, Rusia, Moscú) EFE/EPA/MINZDRAV / HANDOUT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES
Rússia aprova vacina contra o coronavírus sob desconfiança de especialistas e de outros países

O diretor da FDA, a agência de medicamentos dos EUA, disse estar disposto a aprovar o uso de uma vacina produzida no país contra a covid-19 antes que o processo normal de ensaios clínicos seja concluído. As declarações de Stephen Hahn, em entrevista publicada neste domingo no Financial Times, causaram alarme em parte da comunidade científica, preocupada com o que veem como mais um indício de que a FDA está cedendo à pressão política do Governo e de um presidente ansioso para anunciar uma vacina antes das eleições de 3 de novembro.

Na entrevista, Hahn fala sobre uma eventual “autorização do uso emergencial da vacina, o que não é o mesmo que uma aprovação completa”. Tal autorização permitiria a administração da vacina a determinados grupos da população, antes do final da fase 3 dos ensaios clínicos, que é a etapa mais ampla e rigorosa do processo de teste de uma vacina, na qual ela é testada em milhares de pessoas, com grupo de controle. Além da desenvolvida pela empresa norte-americana Moderna, há dezenas de outras vacinas experimentais que já estão na fase 3. Tanto a Rússia como a China anunciaram recentemente, causando controvérsia na comunidade científica, a aprovação de vacinas sem terem concluído essa fase.

“O padrão legal, médico e científico [para a autorização de uso emergencial] é que o benefício supere o risco em uma emergência de saúde pública”, explicou Hahn ao Financial Times. “Esta vai ser uma decisão científica, médica e de dados. Não vai ser uma decisão política.”

Vários especialistas, porém, expressaram publicamente seu temor de que motivações políticas estejam por trás da vontade de abreviar o processo. “Não podemos tolerar nem aceitar de forma alguma uma autorização de emergência de uma vacina contra a covid-19 sem dados confiáveis sobre segurança e eficácia dos ensaios clínicos de fase 3”, disse no Twitter a virologista da Universidade Columbia (Nova York) Angela Rasmussen. “Apenas dois países aprovaram uma vacina antes de haver evidências claras de sua segurança e eficácia: Rússia e China. Agora, Stephen Hahn deixou claro que deseja que os EUA sejam os terceiros. O homem sem nenhuma credibilidade dizendo que não tem relação com a reeleição de Trump”, escreveu o prestigioso cardiologista Eric Topol na mesma rede social.

Trump tentou insistentemente minimizar a gravidade da pandemia, cujo impacto na economia lhe arrebatou o que considerava seu principal argumento para a reeleição; tentou marginalizar as vozes científicas e ignorou suas diretrizes, alimentou teorias não científicas e com frequência fez afirmações contundentes contrárias ao consenso médico. Na semana passada, durante a Convenção Nacional Republicana em que aceitou oficialmente a indicação como candidato à reeleição, ele praticamente falou da pandemia como coisa do passado. No entanto, os Estados Unidos, com quase seis milhões de casos e mais de 180.000 mortes, se tornaram epicentro e ainda estão longe de ficarem livres do vírus.

O anúncio solene de que existe uma vacina norte-americana em circulação proporcionaria ao presidente uma valiosa mudança de narrativa antes das eleições de 3 de novembro. Algo que Trump quase não oculta. A Casa Branca alocou recursos significativos para a Operação Velocidade Máxima, para financiar e ajudar a acelerar vacinas experimentais. Trump também ecoou uma teoria da conspiração que denuncia algo como um “Estado profundo”, um suposto Governo permanente na sombra, formado por burocratas liberais, que se teria infiltrado no FDA para impedir o desenvolvimento da vacina e, assim, prejudicar as chances de reeleição do presidente. “O Estado Profundo, ou quem quer que seja, na FDA está tornando muito difícil para as empresas farmacêuticas recrutar pessoas para testar as vacinas. Obviamente, esperam adiar a resposta para depois de 3 de novembro”, tuitou o presidente no sábado.

Em meio a essa pressão, Hahn foi criticado por enganar o público sobre a eficácia terapêutica do plasma sanguíneo de sobreviventes da covid-19. No dia 23, na Casa Branca, Trump anunciou “um avanço verdadeiramente histórico na luta contra o vírus da China”, que é como ele se refere ao coronavírus. Tratava-se da autorização de transfusões de plasma sanguíneo de sobreviventes como tratamento de emergência contra a covid-19. Ao lado do presidente, o dr. Hahn apresentou alguns dados sobre a suposta eficácia do tratamento, toscamente manipulados e, diante das críticas, se viu obrigado a recuar. “As críticas são completamente justificadas”, tuitou no dia seguinte.

OMS: CADA PAÍS DECIDE SUa VACinação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira para os riscos do uso de vacinas em emergências, mas deixou claro que cabe aos países tomarem as decisões a esse respeito. “O uso para emergências é algo que deve ser feito com muita cautela”, disse Soumya Swaminathan, cientista-chefa da organização, na entrevista coletiva de acompanhamento da pandemia. Ela frisou que “é a autoridade nacional encarregada do assunto quem tem o poder de tomar a decisão”.

Swaminathan enfatizou a importância da eficácia de uma hipotética vacina contra o vírus, como também da segurança. A aprovação para uso em emergências tem que se basear nos dados de eficácia e segurança, observou. “Cada país tem direito soberano de decidir a sua vacinação”, também insistiu Michael Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, que acrescentou que quando se decide o uso em emergências “é preciso haver um monitoramento muito próximo”. Ryan recordou o sucesso da vacina em uso experimental na crise do Ebola. “É importante que os países sigam as diretrizes de seus órgãos reguladores nacionais”, afirmou.

Informações sobre o coronavírus:

Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da covid-19;

O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_