_
_
_
_
_

O mapa mais detalhado para explorar a Lua

Geólogos do Governo norte-americano divulgam a cartografia mais completa já feita para o planejamento de alunissagens, assentamentos e exploração do satélite

Mapa Geológico Unificado da Lua. No vídeo, imagens do mapa.Vídeo: USGS|EPV
Raúl Limón
Mais informações
Imagen del 'Yutu-2' tomada desde el módulo de aterrizaje de la misión Chang'E-4.
China revela do que é feito o lado oculto da Lua
Ilustración de la nave `New Horizons´ sobrevolando Plutón y su luna Caronte.
Sonda revela o mundo mais distante e antigo do Sistema Solar
Imagen del centro galáctico tomada por el Telescopio VLT en Atacama (Chile).
Astrônomos detectam uma das explosões mais violentas na história da Via Láctea

Técnicos da agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), em colaboração com a NASA e o Instituto Planetário Lunar, completaram uma ferramenta fundamental para a exploração lunar: o mapa mais completo do satélite natural da Terra. Depois do tratamento de toda a informação disponível e mais de duas décadas de trabalho, o Mapa Geológico Unificado da Lua, como foi chamada a nova cartografia, permite planejar missões, selecionar os melhores lugares para alunissagens e assentamentos, identificar futuras jazidas de recursos e dispor de um guia único para um corpo celeste que é testemunha natural da origem da Terra. “É uma ferramenta única para a ciência”, observa Jesús Martínez Frías, chefe do Grupo de Pesquisa de Meteoritos e Geociências Planetárias do CSIC (órgão nacional de pesquisa da Espanha) e diretor do Laboratório do Geociências de Lanzarote.

O mapa detalha na escala 1:5.000.000 as principais formações lunares, as crateras de impacto causadas pela colisão de meteoritos e os mares, formados por antigos fluxos de lava vulcânica.

Há na Lua quatro grandes tipos de rochas: as gabroicas e basaltos ricos em óxido de alumínio das zonas elevadas; as basálticas KREEP, assim chamadas por causa dos seus principais componentes: potássio (K), terras raras (“rare-earth elements”, em inglês) e fósforo (P); basaltos ricos em ferro e titânio; e o denominado regolito lunar, formado por rochas e pós não consolidados e especialmente rico em ilmenita (óxido rico em ferro e titânio).

Essa composição é fundamental para a exploração da Lua, principalmente por sua potencial utilização sobre a superfície do satélite para a construção de elementos que evitem o custoso transporte de materiais da Terra. Martínez Frías já ensaia em Lanzarote [uma das ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias] o uso de regolitos para a fabricação de escudos contra a radiação gerada por prótons de emissões solares e íons pesados da radiação cósmica galáctica, para a construção de estradas ou para desenvolver cultivos (Green Moon Project).

Além disso, o mapa detalha as zonas da Lua que podem ser uma fonte de terras raras (15 elementos lantanídeos da tabela periódica, mais escândio e ítrio), consideradas o ouro do século XXI por serem fundamentais na fabricação de computadores, telefones celulares, cerâmicas avançadas, carros elétricos, micro-ondas, fibra óptica, sistemas de iluminação, lasers, mísseis e satélites, entre outras aplicações. Encontrá-las na concentração adequada para que sua extração seja rentável é um problema mundial hoje em dia.

O mapa é fundamental também para determinar e planejar os lugares mais apropriados para a exploração, alunissagens e assentamentos, ao detalhar com precisão a configuração geológica da superfície. “É maravilhoso ver o USGS criar um recurso que possa ajudar a NASA com seu planejamento para futuras missões”, disse o ex-astronauta Jim Reilly, diretor da agência geológica, na apresentação do mapa.

“O fundamental do novo mapa é que souberam combinar toda a informação existente sobrepondo camadas de dados de forma coerente. Quando você vai procurar, é necessário levar um mapa geológico. É uma folha de rota fundamental”, destaca Martínez Frías.

O pesquisador ressalta que, pela informação oferecida pela cartografia, o polo sul da Lua é a zona mais apta para futuros assentamentos, não só pela presença de gelo procedente de cometas como também por sua composição mineral, rica em ferro e titânio, e pela luminosidade.

Para a obtenção de oxigênio, seria possível contar também com materiais ígneos (como ilmenita, anortita e olivino) que contêm entre 40% e 50% desse elemento em forma de óxidos.

Polo sul da lua.
Polo sul da lua.USGC

Assentar-se, explorar e utilizar a Lua como base intermediária para outras explorações espaciais são os principais objetivos que este mapa oferecerá em um futuro próximo. Sem esquecer a oportunidade de observar no satélite como era a Terra em sua origem.

Para a elaboração do Mapa Geológico Unificado da Lua foram usados seis mapas regionais elaborados durante as missões Apollo, além da informação atualizada fornecida pelas mais recentes observações da Lua, como a recolhida pelo SELENE (o explorador da JAXA, Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) e pelo altímetro a laser do orbitador da NASA.

A unificação dos dados iniciais e recentes foi acompanhada do trabalho dos pesquisadores do USGS para determinar a estratigrafia (camadas de rocha) da Lua e a resolução de incongruências detectadas em tipologias, idades e descrições. “Este mapa é a culminação de um projeto de décadas e proporciona informação vital para novos estudos científicos conectando a exploração de locais específicos com o resto da superfície”, afirma Corey Fortezzo, geólogo e autor principal do USGS.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_