_
_
_
_
_

Diarreia, dor de cabeça e perda do olfato, os sintomas ocultos do coronavírus

Além da febre e tosse, outros sinais da covid-19 devem ser considerados na detecção dos casos

Pele com problemas de urticária.
Pele com problemas de urticária.

Quando se adverte à população que fique atenta aos sintomas do coronavírus, três deles são apontados de forma unânime: tosse, febre e problemas respiratórios. Mas não são os únicos. Profissionais da atenção primária afirmam que também devemos prestar atenção a outros sinais. Do contrário, quando chegar o momento de controlar como a pandemia evolui, faltarão dados fundamentais para decidir o ritmo e o alcance da redução do confinamento.

Mais informações
People walk in a shopping street in Gelsenkirchen, Germany, as many smaller stores are allowed to open on Monday, April 20, 2020. Europe's biggest economy, starts reopening some of its stores and factories after weeks of lockdown due to the new coronavirus outbreak. (AP Photo/Martin Meissner)
AO VIVO | Últimas notícias sobre o coronavírus no Brasil e no mundo
A man, wearing a protective face mask, passes by a closed cafe in Paris as a lockdown is imposed to slow the rate of the coronavirus disease (COVID-19) in France, April 20, 2020.  REUTERS/Charles Platiau
Anatomia de uma (difícil) recuperação econômica
Workers of Bogota's Mayor's office wear protective suits to avoid getting infected with COVID-19 as they conduct a census at Egipto (Egypt) neighbourhood in Bogota on April 19, 2020 to know how many families need to be provided with food to prevent them from go shopping during the new coronavirus pandemic. - The number of coronavirus infections across Latin America surpassed 100,000 on Sunday with nearly 5,000 deaths, according to an AFP tally based on official figures reported by individual countries. (Photo by Diana SANCHEZ / AFP)
Faltam testes para mensurar o coronavírus na América Latina

“Desde o início, começamos suspeitar que havia outros sintomas”, diz Ricardo González, diretor do Centro de Saúde de San Fermín (Madri). Ele cita a urticária e a diarreia como dois possíveis indicadores da doença vistos com grande frequência. “Quando chega alguém assim, mandamos para a zona dos respiratórios [área criada nos hospitais da Espanha para casos suspeitos da covid-19]”, afirma, admitindo que os profissionais de saúde trabalham sem protocolos sobre esses sinais, agindo com base no que leem e contam uns aos outros.

Na última sexta-feira, um editorial da revista The British Medical Journal apontou na mesma direção. E, além da perda de paladar e olfato (anosmia), detectada há apenas um mês, a publicação agregou transtornos neurológicos, AVC, desorientação, dor de cabeça, miocardite, trombose e problemas de visão a essas manifestações.

A lista de sinais suspeitos de infecção por coronavírus cresce segundo a experiência de cada profissional. A presidenta da Associação Espanhola de Enfermaria Pediátrica, Isabel Morales, por exemplo, diz que suas colegas de ambulatório comentam sobre a incidência de diarreia, comichão e frieira nas crianças.

“Ainda estamos aprendendo como o vírus se comporta” diz o pediatra Aser García Rada. “Há um mês, a anosmia foi relacionada com o vírus; há 15 dias, alguns colegas advertiram sobre a urticária. O problema é que a extensão e a intensidade dos sintomas são muito amplas. Agora dizemos às pessoas que fiquem em casa se tiverem tosse, febre ou dispneia [dificuldade de respiração], mas há uma semana deixamos que voltassem ao trabalho pessoas que não sabem identificar se sua dor de cabeça se deve ao coronavírus, e isso é um perigo”, afirma. A revista concorda: ignorar essas manifestações pode reativar a o ciclo de transmissões. “Agora podemos ver, em uma mesma casa, que o pai tem a gripe mais forte de sua vida; a mãe, dor de cabeça e de garganta; o filho pequeno, bronquiolite; e o mais velho, uma gastroenterite de uma semana”, diz o pediatra.

Por isso, Rada propõe tratar qualquer infecção aguda como possível Covid-19 até que ela seja descartada pelo teste. “O problema é que não temos os testes”, queixa-se o médico, que é diretor de um ambulatório. Enquanto isso, a detecção desses casos dependerá do olho clínico dos profissionais.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_