_
_
_
_
_

Gruta desmorona no interior de São Paulo e deixa nove mortos e um ferido

Grupo de 28 bombeiros participava de um treinamento na madrugada deste domingo em uma caverna de Altinópolis quando o teto desmoronou. Equipes que trabalham no resgate confirmam que 10 pessoas ficaram soterradas

Equipe resgata pessoas soterradas por desmoronamento de gruta em São Paulo.
Equipe resgata pessoas soterradas por desmoronamento de gruta em São Paulo.

Um grupo de 28 bombeiros participava de um treinamento na madrugada deste domingo em um gruta localizada na cidade de Altinópolis, no interior paulista, quando o teto desabou. Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar na noite deste domingo, o desmoronamento deixou nove mortos e um ferido. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia dito que 12 pessoas estavam soterradas, mas o número foi corrigido para 10 durante nesta tarde. Outras seis pessoas ficaram feridas, mas não chegaram a ficar soterradas. O Governo de São Paulo montou uma força-tarefa para ajudar no salvamento, com especialistas em resgate e helicópteros.

O governador João Doria disse que não mediria esforços para ajudar no salvamento das vítimas. “Acompanho com muita atenção o resgate de bombeiros civis que ficaram presos no desabamento de gruta em Altinópolis, interior de São Paulo. Determinei todo apoio e recursos necessários para o salvamento. Há pouco, avião da PM de SP decolou com geólogos e Defesa Civil para ajudar no resgate”, afirmou por meio de suas redes sociais.

Um grupo de especialistas em resgate, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), decolou em um avião King Air da PM às 11h30 do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, rumo ao município para reforçar o trabalho. Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros também estão a caminho do local para auxiliar nas buscas. Dois helicópteros Águia estão disponíveis para apoiar as ações das equipes, que contam com o reforço do policiamento territorial.

O acidente ocorreu em uma propriedade particular na zona rural de Altinópolis, num local conhecido como Gruta Duas Bocas. Desde sábado, a cidade apresenta fortes chuvas. A princípio, o Corpo de Bombeiros informou que 15 pessoas tinham sido soterradas, mas depois corrigiu a informação para 12 e, em seguida, para 10.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_