PODCAST | A saga dos jangadeiros de Orson Welles

Quatro cearenses enfrentaram há 80 anos uma saga por direitos trabalhistas. Por 61 dias, viajaram em uma jangada do Ceará até o Rio em uma odisseia que virou uma novela e atraiu a atenção do cineasta norte-americano. Neste podcast contamos a história deles

Jangada podcast sem título
FERNANDA SIEBRA
Beatriz Jucá

Há 80 anos, os pescadores Manoel Jacaré, Tatá, Jerônimo e Manuel Preto começavam uma saga que entraria para a história. A bordo de uma jangada, construída com madeira achada na região, percorreram 2.700 quilômetros entre a praia do Mucuripe, em Fortaleza, e a baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, para pedir ao presidente Getúlio Vargas que fossem incluídos na reforma trabalhista do Estado Novo, que estava em discussão na época. Neste podcast, o EL PAÍS conta a história destes homens, que foi narrada diariamente, como uma novela, nos jornais e rádios da época, e acabou atraindo a atenção do cineasta norte-americano Orson Welles. Mas uma tragédia acontece.

A história destes homens é a de uma luta do passado, mas que segue até os dias de hoje, quando pescadores da mesma Mucuripe ainda lutam por direitos básicos, como moradia e um pedaço de praia para ancorar suas jangadas.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui


Arquivado Em